HR Tech: Conheça as tendências digitais para recursos humanos

5 (100%) 5 vote[s]

A HR Tech é uma terminologia que se caracteriza como uma tendência de Recursos Humanos. Essa estratégia busca eliminar a burocracia dos processos pertinentes a esta área.

Confira todas as informações sobre a HR Tech e as principais tendências digitais para os recursos humanos!

O que são HR Techs?

O HR Tech é um conceito que visa desburocratizar o RH, através de software que faz a permissão para que os colaboradores tenham várias estratégias.

Portanto, esta conceituação de HR Tech não pode ser resumida somente aos softwares e a tecnologia, mas também à modificação de “mindset” e a própria cultura da empresa que, atualmente, é capaz de atingir aos setores de maior variação do mercado, de maneira a revolucionar o modelo atuante das empresas.

A HR Tech é uma abreviação para Human Resources Technology, ou seja, “tecnologia para Recursos Humanos”. Ou seja, tem o intuito de aumentar a eficiência e a inteligência da área. O software faz a automatização dos processos e a digitalização de atividades do setor de RH.

O acesso a softwares que dispõe dessa tecnologia proporciona uma maior agilidade em solução digital, atuando nos relacionamentos internos.

A HR tech pode se utilizada em todos os processos do setor de RH. Com o aprimoramento dos processos, essa tecnologia proporciona aumento da eficiência e inteligência do setor, conectando o profissional com os melhores candidatos. Além disso, age na gestão dos processos, ferramenta de apoio para recrutamento e seleção, Employer branding, entre outras funcionalidades. Com isso, é possível aumentar a eficácia dos processos, eliminando os erros e desperdícios do setor de recursos humanos.

Quais são as HR techs do Brasil?

Existem algumas HR Techs, capazes de auxiliar e muito no processo de seleção e de recrutamento, bem como as diversas funções presentes na área de RH. Confira, a seguir.

JobConvo: empresa especializada em tecnologia para Recursos Humanos

Essa ferramenta é totalmente completa e de uso fácil. Ela cria requisições, faz a personalização e automatização das fases dos processos, compartilhando oportunidades e vagas em vários canais, além de aplicar testes técnicos e fazer o Fit Cultural junto das tendências de comportamento de candidaturas.

Além disso, o HR Tech da Jobconvo permite que o gestor de RH realize a análises de vídeo entrevistas, relatórios e admissões digitais. Dentre as vantagens dessa tecnologia de RH, estão:

  • Análise de Fit Cultural;
  • Testes Técnicos Customizáveis;
  • Páginas de Carreiras Incríveis;
  • Uso de inteligência artificial
  • OCR para ajudar na inconsistência do e-social;
  • Vídeo Entrevistas Estruturadas.

Soluções que as HR Techs Brasileiras Oferecem

As soluções e principais ferramentas que as HR Techs brasileiras oferecem são as seguintes:

Fonte de candidaturas

São aquelas plataformas em que os candidatos criam os seus perfis e podem ter o contato de empresas ou, ainda, candidatar-se a oportunidades disponíveis.

Dessa forma, tornam mais fácil o trabalho de contratar talentos, porque as companhias conseguem acessar muitos currículos, filtrando-os conforme a exigência da vaga.

Gestão de Processos

São aqueles softwares que promovem a otimização dos processos administrativos que se referem ao recrutamento e a seleção de colaboradores.

Eles realizam a automatização dos processos como triagem, melhorando a comunicação interna e em relação a candidaturas, possibilitando a construção de um banco de talentos de excelência.

Ferramenta de apoio para recrutar e selecionar

Trata-se de funções que tornam mais fáceis a tarefa de recrutar e selecionar talentos. A ferramenta auxilia por meio de chatbots, gamificação, fit cultural, vídeo currículos e afins.

Marca Empregadora

Essa é uma estratégia que observa a promoção da imagem da companhia como uma empregadora. Isso auxilia a empresa a ter o reconhecimento como um excelente lugar para se poder trabalhar e tem capacidade de atração de grandes talentos.

Operação e gestão

Faz parte das HR Techs e costumam automatizar ou tornar mais fácil algumas atividades diárias de gestão. Essa ferramenta auxilia a manter o foco no trabalho de RH de maior produtividade e menor custos. Outras opções têm direcionamento a melhorias de bem estar dos colaboradores.

Produção e cultura

São ferramentas da segmentação de cultura, engajamento e clima; desenvolvimentos e treinamento; performance e feedback. Elas auxiliam a companhia no desenvolvimento de colaboradores mais engajados e capacitados.

O que as HR techs trazem de melhoria para o RH de empresas?

Desse modo, há o auxílio na inovação, redução dos custos, aumento da eficiência, inteligência de processos no setor de RH. Por essa questão, nessa situação, a transformação tecnológica promove o auxílio e facilita que a área se inove.

Isto acontece em razão de melhorias na gestão do tempo, possibilitando o desenvolvimento de maior quantidade de estratégias. Sendo assim, o resultado disso pode ser analisado em dois dos maiores empreendimentos globais: Facebook e Google.

A partir da ajuda das HR Tech, posicionando os times de recursos humanos juntamente da área de empreendimentos, de maneira a permitir que não apenas consigam a antecipação dos problemas como também possibilite o pensamento inovador, para todas as áreas da empresa.

Cada companhia tem caráter único em várias características. Os seus valores, missão, cultura, visão são somente algumas delas. A unicidade de determinados itens, bem como cultura, pode seguir além do empreendimento, considerando a área específica.

Contudo, determinadas qualidades das HR Tech promovem um impacto na empresa toda de uma maneira muito positiva. A exemplo disso, podemos mencionar a integração dos processos, possíveis reuniões e análises métricas.

Além disso, é capaz de aprimorar as experiências dos funcionários como um todo, permitindo que o RH tenha maior estratégia e assertividade em seus atividades.

Se a intenção é fazer com que a sua companhia tenha sucesso e se destaque, com o mínimo de burocracia, o ideal é fazer uso da HR Tech da JobConvo, a fim de propor melhorias para o setor!