Propaganda

Importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas

Importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas
Propaganda

Evolução, essa deve ser a palavra-chave guia para toda organização. É comum, mesmo diante das evoluções do mercado, que empresas segurem informações e prendam funcionários pela necessidade e não por motivação e entrega. Muitos negócios ficam travados em um faturamento mensal estável, sem grandes variações e ápices, pois acreditam que da forma como estão operando o dinheiro está entrando e se acomodam na mesmice.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é a forma mais simples, rápida e prática das empresas conseguirem êxito na execução de atividades, crescimento interno e expansão dos negócios. Constituída por pessoas, a organização precisa priorizar o seu capital humano, de forma que possa aproveitar cada particularidade do indivíduo, desenvolvendo os pontos certos para levá-lo ao crescimento.

Treinar um indivíduo faz com que ele desenvolva aptidões e obtenha conhecimento sobre áreas das quais tem alguma dificuldade. O desenvolvimento é consequência do treinamento. Desenvolvimento pessoal é o combustível que os colaboradores precisam para alcançar sonhos profissionais e ajudar a empresa a conseguir atingir os seus objetivos.

Muitas empresas ainda têm grande dificuldade em aplicar políticas internas de treinamento e desenvolvimento pessoal. Mas, neste artigo vamos mostrar que essas medidas são mais eficazes e simples do que parecem e, além disso, podem ser implementadas de forma fácil e rápida, com organização e planejamento. Acompanhe!

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

A grande dúvida nas organizações é o que se pode considerar treinamento e desenvolvimento pessoal. O que precisamos entender é que o treinamento nada mais é do que a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes mediante a organização, tarefa e ambiente, além do desenvolvimento de habilidades.

O treinamento pode abranger 4 vertentes:

  1. Transmissão de informações: compartilhar informações entre os treinandos como um conjunto de conhecimentos;
  2. Desenvolvimento de habilidades: principalmente das habilidades, competências e conhecimentos diretamente relacionados com o cargo atual ou de ocupações futuras;
  3. Desenvolvimento ou modificação de atitudes: mudança de atitudes negativas em mais favoráveis e aumento da motivação;
  4. Desenvolvimento de conceitos: elevar o nível de ideias.

O treinamento é o meio pelo qual a empresa se utiliza para desenvolver os colaboradores. Ou seja, o desenvolvimento de pessoas está atrelado a ele, mas, ao mesmo tempo, não se limita ao treinamento. O desenvolvimento visa melhorar a qualidade de vida do colaborador, levando-o a desenvolver habilidades pessoais, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações.

O desenvolvimento de pessoas pode levar o indivíduo a adquirir:

  • Autoconsciência;
  • Autoconhecimento;
  • Melhorar ou desenvolver novas habilidades;
  • Construir ou renovar a identidade ou autoestima;
  • Desenvolver os pontos fortes;
  • Melhorar o estilo ou qualidade de vida;
  • Definir e executar planos de desenvolvimento pessoal;
  • Melhor as habilidades sociais.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser voltado para os mais diversos objetivos. Com isso, o seu formato e resultado obtido são moldados de acordo com as necessidades da organização e dos colaboradores. Por meio deles é possível obter transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos.

Graphic designers in a meeting at the office

Treinamento e desenvolvimento: conceito

Para que possamos ter uma melhor compreensão do conceito de treinamento e desenvolvimento, é preciso entender os objetivos de tal. Treinar e desenvolver um indivíduo nada mais é do que prepará-lo para a execução imediata das diversas tarefas do cargo atual ou futuro. Além disso, podemos destacar que essas técnicas acabam por proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas proporciona para a empresa, e seus colaboradores, que um indivíduo não fique estagnado, ou seja, que ele se desenvolva não apenas para o cargo atual, mas também para outras funções para as quais ele possa ser considerado.

Por meio das técnicas corretas de treinamento e desenvolvimento, é possível mudar as atitudes das pessoas. Possibilitando criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentando a motivação e tornando o indivíduo, e o local, mais receptivo.

Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Os tipos de treinamento estão ligados ao objetivo dos mesmos. Cada empresa precisa analisar o seu quadro de colaboradores, identificando quais são os seus déficits e a área que precisam atingir primeiro.

A organização e planejamento são essenciais para que a empresa obtenha êxito em sua performance. Para isso, é necessário estudar os tipos e áreas nas quais é possível treinar e desenvolver o pessoal, para posteriormente aplicar as medidas cabíveis.

Continue lendo e saiba em quais áreas a empresa pode operar!

Desenvolvimento da Comunicação

Um dos principais gaps, a comunicação dentro das organizações se tornou um dos maiores empecilhos para um bom andamento dos processos organizacionais. Desse modo, a empresa que realiza esse tipo de treinamento está à frente das demais. Importante, ele tem o poder de transformar positivamente a realidade dos negócios.

Objetivo: desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação dos colaboradores. Melhorando a oratória, realizando ações para desenvolvimento de uma comunicação clara e objetiva em reuniões, apresentações, mensagens instantâneas, e-mails, entre outros meios.

Desenvolvimento da Liderança

Esse treinamento visa explorar ainda mais as habilidades de liderança dos colaboradores, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão. Por meio de formações como essas, a empresa tem a oportunidade de oferecer uma maior capacitação para que os líderes possam gerir e administrar pessoas e processos.

Objetivo: obter a melhor performance dos gestores, impactando direto no clima e cultura organizacional, motivando e incentivando cada colaborador, em prol de objetivos comuns.

Manter a Motivação

Esse tipo de treinamento objetiva manter os colaboradores devidamente motivados para trabalharem em prol da organização.

Objetivo: realizar um investimento em treinamentos voltados para motivar constantemente os colaboradores.

Desenvolvimento de competências e habilidades

Esse tipo de treinamento é voltado para as empresas que buscam ajudar seus colaboradores a aprimorarem suas principais competências e habilidades.  

Objetivo: aumento da produtividade e proatividade. Além de melhoria na organização da rotina, entre outros.

Metodologia de treinamento e desenvolvimento de pessoas

Após a escolha da área de treinamento, a empresa precisa definir a metodologia a ser utilizada. Aqui cabe aos gestores a estruturação e organização das informações. Além disso, é necessário um bom planejamento, definição do palestrante e divisão dos grupos.

Etapas de treinamento e desenvolvimento

Para o treinamento e desenvolvimento é necessário que a empresa realize uma:

  • Análise organizacional: com um estudo da empresa como um todo, sua missão, seus objetivos e seus recursos. A partir disso, estabelecer uma filosofia de treinamento para toda a empresa;
  • Análise dos recursos humanos:verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização;
  • Análise das operações e tarefas: determinar quais tipos de comportamento os empregados devem apresentar para desempenhar de forma eficaz as funções de seus cargos.

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais