Inbound Recruiting: veja o que é e como aplicá-lo para atrair talentos

O que é Inbound Recruiting?

O Inbound Recruiting é uma técnica de atração de candidatos qualificados que se identificam com a sua empresa. É um método de criar conteúdo segmentado para o tipo de profissional o qual você está tentando alcançar com o grande propósito de reconhecimento de Employer Branding e engajamento com futuros funcionários da organização.

O Inbound Recruiting se assemelha a estratégia do Inbound Marketing, por isso muitos falam que é o encontro do RH com o Marketing. Essa técnica faz com que as empresas atraem consumidores através de marketing de conteúdo, redes sociais e resultados de pesquisa do Google. O objetivo do Inbound Recruiting é atrair e engajar com candidatos qualificados e converter em candidaturas para vagas e aumentar seu banco de talentos com mais qualidade.

Inbound Marketing: origem do marketing de atração

Para compreender o conceito de Inbound Recruiting, é necessário entender de onde veio o Inbound Marketing, traduzido como Marketing de Atração.

Com a transformação digital, as empresas tiveram que inovar e achar novos métodos de atrair e manter seus clientes. Foi assim que o Inbound Marketing foi criado.

Como já foi mencionado anteriormente, o Inbound Marketing é uma estratégia de atrair potenciais clientes utilizando conteúdos relevantes para seu público.

As pessoas que consumirem seu conteúdo tem grande chance de se interessar no seu produto ou serviço e permite que a empresa se aproxime para dar a chance de criar um relacionamento com chances de resultar em uma venda.

Resumidamente, o Inbound Marketing é a estratégia onde a empresa atrai o cliente até ela atraído pela sua mensagem.

Marketing e RH: vantagens dessa conexão

Diversos setores de uma empresa possuem objetivos comuns e podem trazer maiores resultados ao se cruzarem. Uma das junções que tem sido cada vez mais comum é a do Marketing e RH.

Esses dois setores possuem objetivos comuns, mesmo que sua execução seja feita de maneiras diferentes. Um grande exemplo é o fato que ambas querem engajar pessoas.

No RH, o foco é o público interno da organização. Como objetivo, procuram meios de trazer uma melhoria de satisfação dos colaboradores, qualidade de trabalho, diminuição da taxa de turnover, maior produtividade e motivação. Isso tudo de uma maneira que os funcionários se sintam valorizados e busquem sempre as melhores maneiras de alcançar e superar os resultados.

No Marketing, o público externo é o foco. Uma maneira de atrair novos clientes, criar relacionamentos mais fortalecidos com os atuais clientes, melhoria de reputação e imagem, para, assim, tornar-se referência e estar no top of mind do seu público.

Já percebeu como é possível os dois se cruzarem, não é?

O Marketing e RH podem juntar suas forças e criarem diferentes tipos de ações para aumentar a retenção de seus talentos, investir em Employer Branding, endomarketing e usar as peças fundamentais das empresas em campanhas para o público externo.

Inbound recruiting: Como implementar

  • Crie o perfil ideal de colaborador

Trace o perfil ideal ao avaliar os valores, pilares, missão e visão de sua organização. Os diferentes cargos possuem diferentes perfis de pessoas, mas o essencial é estabelecer os valores e a cultura organizacional para encontrar o que há de comum e o que é o colaborador precisa possuir para se encaixar na empresa além das competências técnicas.

  • Saiba aonde estão seus talentos

Ao traçar o perfil ideal, você vai compreender melhor onde achar esse tipo de colaborador. Crie estratégias para alcançar esse tipo de profissional onde eles estão. Elabore uma página de carreiras atraente e divulgue suas vagas na redes sociais que são mais utilizadas pelo tipo de profissional que você quer na sua organização.

  • Entre em contato

Ao ter informações dessas pessoas, entre em contato de modo personalizado com informações interessantes para atrair e despertar a vontade de se juntar ao seu quadro de funcionários.

  • Mantenha um relacionamento

Mesmo que não tenha sido selecionado para um processo seletivo, mantenha um relacionamento com os possíveis candidatos. Mande vagas que encaixem no perfil dele, conteúdos interessantes sobre a empresa para ele manter a sua organização como opção.

Inbound recruitment: Etapas do recrutamento de atração

São 4 etapas do recrutamento de atração: atração, candidatura, contratação e engajamento.

Atração

Como já é dito no nome, é o momento de atrair os candidatos. Para isso, é necessário criar conteúdo atraente para os possíveis candidatos.

  • O ideal é começar investindo na página de carreiras. Muitas vezes, os links de vagas de emprego redirecionam diretamente a essa página. Então, é importante ter esse portal atraente e elaborado para incentivar a vontade de se candidatar à uma vaga na organização. Otimize a página com a missão, visão e valores da empresa, testimonial de atuais colaboradores e os benefícios que são oferecidos.
  • As Redes Sociais são uma ótima fonte de atração. É importante compartilhar conteúdos interessantes além das vagas. Procure divulgar informações interessantes que despertem a vontade das pessoas quererem se juntar à organização.
  • Sites de vagas de empregos, portais de vagas de faculdades e outros meios devem ser utilizados para aumentar sua visibilidade.

Candidatura

  • Você já conseguiu atrair os candidatos, agora é o momento de garantir que eles vão enviar a candidatura. Forneça páginas e formulários mobile friendly de fácil uso para não haver nenhum atalho para o envio da inscrição e perder o interesse.

Contratação

  • Os seus candidatos já fazem parte do processo de seleção. Agora é o momento de manter um bom relacionamento e comunicação durante todo o processo.
  • Tenha um banco de talento e mantenha o hábito de feedbacks pessoais para melhoria de experiência de processo seletivo.

Engajamento

  • Mantenha os profissionais motivados durante o processo seletivo.
  • Se os profissionais passarem por uma boa experiência durante o processo seletivo, certamente vão falar isso para colegas que têm potencial de tornarem possíveis colaboradores da sua organização no futuro.

Benefícios do recrutamento inbound para a organização

Com o recrutamento inbound, você tem a capacidade de alcançar um grande número de candidatos ao mesmo tempo. O que pode gerar a candidatura de profissonais qualificados, contratações assertivas e diminuição da taxa de turnover.

Além disso, o tempo do processo seletivo será otimizado através da divulgação certeira e inscrições qualificadas para as vagas. Assim, o recrutamento e seleção será de maior qualidade e eficácia.

A reputação da sua organização se tornará mais positiva. A organização terá maior visibilidade no mercado, será procurada pelos profissionais e entenderá as necessidades do mercado e alinhar com os benefícios que propõe aos futuros colaboradores.

O Inbound Recruiting trará inúmeras vantagens para o seu processo de Recrutamento e seleção, atrair candidatos qualificados e otimizar o seu tempo com essa estratégia!