Indústria 4.0 e o futuro do RH

5 (100%) 2 votes

Em tempos e tempos, uma nova tecnologia surge e muda as coisas como conhecemos. Já passamos por diversas revoluções industriais e agora estamos à beira da Indústria 4.0 e é quase inescapável pensar em como isso afetará o mundo profissional.

Esta tendência de automação envolve diversos processos e produtos como a realidade virtual, inteligência artificial, análise de big data, computação em nuvem, robôs inteligentes (mais conhecidos como bots). É a nova face da robotização e vai mudar todos os aspectos dos negócios. Como será o futuro do departamento de Recursos Humanos?

De acordo com a Mckinsey & Company, metade das atividades no trabalho já podem ser automatizadas por tecnologias já existentes. A PWC divulgou um relatório sobre a Indústria 4.0 que sugere que as principais indústrias verão um desenvolvimento rápido em digitalização até 2020. Além disso, 65% das crianças que estão na escola ainda vão ter empregos que ainda não foram criados

O que é certo é que o seu trabalho como um profissional de RH vai  mudar drasticamente. Preparamos alguns exemplos de mudanças que você deve estar preparado.

Recrutamento e Seleção

Essa tendência afeta todos os aspectos do RH, incluindo os processos de recrutamento e seleção. Se as equipes de RH não conseguirem se adaptar, elas perderão sua vantagem competitiva. Assim, para continuar conseguir continuar atraindo os melhores talentos com os empregos disponíveis, você precisará dar valor à essa evolução.
Por exemplo, a disponibilidade de novos dados ajudará as agências a entender o que torna uma empresa atraente para candidatos a emprego. Consequentemente, o RH terá a capacidade de assumir um papel primordial na formação da cultura e dos valores corporativos. Da mesma forma, os profissionais de RH possivelmente aprenderão mais sobre onde e como se conectar com possíveis clientes qualificados para qualquer abertura de trabalho específica.

A tecnologias de inteligência artificial (IA) ajudará na hora de fazer a triagem da enorme quantidade de currículos que você receberá ao abrir uma vaga. Da mesma forma, você terá a como analisar e compreender o desempenho e as competências e habilidades que os colaboradores de empregos anteriores possuíam para refinar os parâmetros de recrutamento. Além disso, essa tecnologia afetará também durante os processos seletivos serão as vídeo entrevistas que será possível avaliar as expressões faciais, escolha de palavras, qualidade de respostas serão analisadas por essas novas tecnologias que ajudarão os recrutadores a decidir os melhores candidatos.

Você ser o profissional que está focar em estabelecer o departamento de RH atualizado e apropriado à sua organização, você será valorizado por focar em reduzir os custos de recrutamento. O RH 4.0 pode te ajudar a criar vantagens competitivas para você e sua empresa.

As pessoas

Sem dúvida, a Indústria 4.0 terá um grande impacto sobre as pessoas. Um número de profissionais está descobrindo que seus conhecimentos, habilidades e outras capacidades não são mais necessários como antigamente. Ao mesmo tempo, as pessoas que permanecem com suas competências importantes e insubstituíveis têm aumentado suas expectativas em termos de condição de trabalho e emprego.

As organizações que estão se adaptando às novas tecnologias tem que redefinir suas estruturar e ver quais são as tarefas que ainda vão precisar de esforço humano.

A indústria 4.0 também afeta as pessoas que trabalham em departamentos de RH. esses profissionais devem ter uma visão específica e próxima das empresas para ajudá-los a identificar suas necessidades  e encontrar e contratar as pessoas necessárias que se enquadram na organização.

Em suma, ao gerenciar essa evolução na indústria de recursos humanos, você deve gerenciar empregadores, funcionários e colegas que também passam por revoluções em suas vidas profissionais. Mas, ao priorizar consistentemente as necessidades das pessoas acima de processos e outras considerações, você pode prosperar com a revolução atual.

O Ambiente de Trabalho

No passado, todas as tarefas de RH dentro de uma organização eram realizadas por equipes internas ou externas. Agora,  a Indústria 4.0 está disponibilizando tecnologias que incluem praticamente todas as áreas de uma empresa no processo de contratação. Isso ajuda a garantir uma melhor qualidade de contratação.

O trabalho do profissional de recursos humanos inclui mais além do que encontrar e contratar os talentos certos. Envolve também diversas outras tarefas, como a integração e o treinamento. Para ajudar a otimizar seu tempo, você pode automatizar e personalizar a experiência inicial de novos funcionários, através da admissão pessoal digital, onde os funcionários vão fazer a entrega de documentação toda online. Isso influencia na experiência do candidato ao iniciar seu trabalho em uma empresa.

Os programas de treinamento e desenvolvimento em andamento também podem se beneficiar das tecnologias digitais. Por exemplo, táticas como gamificação podem motivar os trabalhadores a manter um alto nível de competência. Além disso, existem muitas tecnologias de aprendizado on-line que permitem que os funcionários estudem para aprender novas habilidades em sua própria agenda usando seu dispositivo móvel.

A indústria 4.0 já trouxe muitas mudanças para o mundo dos negócios e muitas mudanças ainda estão por vir. Como um profissional de RH, você precisa pesquisar, estudar e adotar as novas tecnologias disruptivas que o ajudarão a trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente. Estar antenado nas tendências trará à você uma vantagem no mundo profissional.

Grande parte do seu trabalho envolverá descobrir e satisfazer as necessidades e expectativas de mudança de seus clientes e recrutas durante essa revolução digital. Além disso, você pode esperar que a nova revolução industrial trará novas oportunidades para você fornecer uma alta performance e esses novos conhecimentos  ajudará a permanecer relevante para os empregadores e funcionários que você atende todos os dias.