Inteligência artificial na gestão de pessoas

Inteligência artificial na gestão de pessoas

A inteligência artificial está transformando todos os setores, e não é diferente com o RH. Atualmente, existem diversos softwares de RH com inteligência artificial, mas muitos ainda não compreendem a diferenciação e impacto da Inteligência Artificial na gestão de pessoas. 

Solicite uma demonstração GRATUITA do software de recrutamento e seleção com inteligência artificial da JobConvo e otimize os processos do RH. Clique aqui!

As mudanças não são apenas digitais, elas saem das telas e impactam diretamente o material humano da organização. Não que ela possa influenciar comportamentos, mas os recursos oferecidos pela IA têm o poder de transformar processos, prazos e entregas, o que acaba impactando diretamente nas pessoas.

A Inteligência Artificial na gestão de pessoas proporciona o aproveitamento de diversos benefícios e recursos que essa tecnologia oferece para a área de recursos humanos da empresa. Por isso, é importante que você continue lendo esse artigo, e descubra como utilizá-la na sua empresa!

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A Inteligência Artificial nada mais é do que a capacidade que as máquinas têm de realizar operações inteligentes de forma autônoma. Ou seja, é um mecanismo que permite que o usuário reduza o trabalho operacional e agilize as tarefas por meio de computadores e softwares.

IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PESSOAS

Desde os primeiros tempos, filósofos e cientistas têm investigado os mistérios da inteligência humana e do raciocínio. Tal como a nossa exploração do oceano e do espaço, os nossos enormes avanços no conhecimento foram seguidos por uma questão persistente: como podemos aplicar o que aprendemos sobre nós para nos ajudar a viver e a trabalhar melhor?

Foram os técnicos que forneceram a peça final do quebra-cabeça com inteligência artificial (IA), que foi modelada de acordo com a nossa. Afastando-se das telas de prata e em nossas vidas diárias, esta tecnologia promete revolucionar todas as esferas da vida humana, com os empresários atuando como seus primeiros promotores e adotantes em todas as indústrias. 

Não há melhor ponto de encontro entre a inteligência humana e a baseada em máquina do que os departamentos de recursos humanos (RH). Eles serão completamente transformados através desta sinergia e do seu impacto nas práticas diárias de recrutamento, avaliação, integração e gestão.

COMO USAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PESSOAS?

O uso da Inteligência Artificial na gestão está em uma crescente. As empresas podem usar os recursos da ferramenta para os processos de recrutamento e seleção, contratação e gestão de pessoas. Além de contribuir para aumentar o índice de acertos, ela oferece um melhor aproveitamento dos recursos.

Existem diversas formas de aplicar a inteligência artificial na gestão de pessoas. Ela pode ser usada para otimizar todos os processos de RH e auxiliar o departamento pessoal em processos que demandam grande investimento de tempo. Por isso, entender como e onde utilizá-la é de grande valia. 

 

CORREÇÃO DOS PROCESSOS DE RH

A Inteligência Artificial é muito valiosa para o setor de RH, por isso, não é algo que deve ser utilizado apenas em questões pontuais. O software não deve ficar inoperante, pelo contrário, o setor precisa depositar todas as fichas, evitando deixá-lo inoperante no restante das atividades da empresa. 

Para isso, é necessário acompanhar constantemente o desempenho dos colaboradores e os resultados obtidos; e com ele, é possível identificar com mais clareza o que precisa ser corrigido ao realizar a verificação de riscos. A Inteligência Artificial na gestão de pessoas facilita, mas não anula a importância do contato e transparência com os colaboradores.

AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS

São inúmeros os processos que podem ser automatizados por meio da inteligência artificial. O contato com candidatos e colaboradores, organização da agenda e tarefas relativas ao RH, são alguns deles. A inteligência artificial pode fazer tudo de forma automática, permitindo uma economia no tempo e dinheiro que seriam investidos caso fosse necessário realizá-los pessoalmente.

 

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO

A aquisição de talentos é uma das principais responsabilidades dos departamentos de RH, mas como podemos garantir que na verdade é um “talento” que eventualmente é adquirido? Como os departamentos de RH são povoados por seres humanos, eles não estão imunes ao preconceito humano nesses procedimentos. 

A tecnologia IA promete agilizar esse processo, confiando mais no processamento analítico de enormes quantidades de dados, em vez de em observações individuais.

 

1. REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Para começar, a tecnologia da IA ​​é imune a estereótipos e o impacto que a raça, o gênero ou a etnia do candidato podem ter no resultado da triagem de funcionários. O software de inteligência artificial pode projetar questões de entrevista relevantes que desconsideram completamente o histórico de alguém, em detrimento de se concentrar em sua competência profissional para um determinado trabalho. 

Essas questões de avaliação serão baseadas nos registros de trabalho anteriores do candidato e, ainda mais importante, nos requisitos do trabalho para o qual se candidatam. Nas palavras do ex-chefe de RH do Google, o uso de inteligência artificial para esse tipo de automação permite filtrar mais rapidamente “excelentes candidatos dos meramente excelentes”.

 

2. ANÁLISE DE DADOS DOS CURRÍCULOS DE CANDIDATOS

Além de se livrar de questões de preconceitos humanos durante a seleção de candidatos, a IA traz muito aos departamentos de RH em termos de aliviar o enorme fardo de peneirar terabytes de dados que compõem currículos de candidatos, contas de mídias sociais, cartas de referência e outras fontes. 

Este procedimento está entre as tarefas mais demoradas enfrentadas pelos profissionais de RH que, na maioria das vezes, enfrentam a necessidade de cortar alguns cantos a fim de fazer seu trabalho a tempo. Isso, inadvertidamente, cria rachaduras nos procedimentos de recrutamento da empresa e pode colocar as pessoas erradas no lugar errado da empresa. Por fim, isso também exige procedimentos repetidos, demorados e caros de re-contratação.

A IA pode tornar essas práticas parte dos livros de história sobre práticas de RH corporativas. Isso é possível graças à sua capacidade analítica robusta que permite que ela passe por enormes quantidades de dados sobre vários candidatos ao mesmo tempo. Se disponível, essas informações não precisam parar em currículos ou referências, mas também podem incluir avaliações de desempenho pós-contratação que oferecem informações valiosas sobre o potencial do candidato. 

O tempo economizado por ter uma IA lidando com essas tarefas pode ser medido em dias ou até meses, e os profissionais de RH podem usá-lo para entrevistas ao vivo, shortlisting e análise de desempenho.

 

3. AUXÍLIO NOS PROCEDIMENTOS DE INTEGRAÇÃO

A IA promete liberar mais uma vez os recursos dos departamentos de RH, auxiliando o pessoal nos procedimentos de integração de novos funcionários. Esses talentos recém-adquiridos, muitas vezes inundam os departamentos de RH com inúmeras questões relacionadas à pagamento, férias, benefícios sociais e seus direitos gerais. 

Responder às perguntas sobre a política da empresa quanto a ausência durante feriados religiosos ou gratificações não pagas pode ser tanto repetitivo quanto demorado para profissionais de RH, a IA vem ao resgate com o uso de chatbots cada vez mais inteligentes. 

Eles podem ser facilmente programados para fornecer respostas a perguntas cotidianas em tempo real, sejam feitas por funcionários novos ou veteranos. Esses bots podem atuar como plataformas de autoatendimento que permitem que o pessoal de RH se concentre em responder às perguntas mais complexas e urgentes que merecem sua atenção.

 

4. FACILITAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Finalmente, a assistência da IA ​​à gestão de RH completa o ciclo ajudando o pessoal encarregado da avaliação de desempenho dos funcionários atuais. O monitoramento do desempenho gera grandes quantidades de dados e métricas, que a IA pode resolver para fornecer aos gerentes de RH acesso rápido a insights valiosos e sistematizados. 

Esses indicadores podem ser medidos em relação aos objetivos de desempenho criados para cada funcionário e podem incluir também uma avaliação comportamental. A IA pode ajudar o pessoal de RH a definir sistemas de classificação para cada funcionário e realizar revisões automatizadas periódicas em relação às metas de desempenho definidas.

 

5. OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE RH

No mundo corporativo, um dos melhores campos para colocar IA em bom uso são os departamentos de RH, como a primeira linha das empresas a lidar com o componente “humano” de seus negócios. Na IA, eles podem encontrar um grande aliado em todas as etapas de seu trabalho profissional, desde a pré-seleção de talentos e seleção de candidatos até procedimentos posteriores de integração e avaliação de desempenho. 

Além de remover a carga desnecessária do pessoal de RH, a IA pode ajudar a simplificar todas essas tarefas e obter insights sem precedentes sobre o real potencial de desempenho de cada candidato e funcionário. Tudo isso é feito sem as limitações de preconceito humano e capacidade de erro, tornando a IA uma ferramenta de gestão de RH do futuro, com benefícios já maduros para a separação.

O software de recrutamento e seleção com inteligência artificial se tornou grande aliado do RH. Para conhecer mais sobre essa tecnologia, clique aqui!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais