Propaganda

Inteligência artificial no recrutamento e seleção: como aplicar?

Inteligência artificial no recrutamento e seleção: como aplicar?
Propaganda

Imagine um sistema que ajuda o profissional de recursos humanos a encontrar com facilidade o candidato certo, com as habilidades e fit cultural desejados pela empresa. Isso já é possível graças ao sistema operacional que utiliza a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção.

Solicite uma demonstração GRATUITA do software de recrutamento e seleção com inteligência artificial da JobConvo e otimize os processos do RH. Clique aqui!

Esse tipo de tecnologia é capaz de analisar e classificar candidatos, seus currículos e testes a partir do que a organização precisa, criando, dessa forma, inteligência para o negócio ao ter a mesma visão que um ser humano teria.

E você não precisa se preocupar se acredita que a Inteligência Artificial pode substituir um profissional de RH qualificado hoje. Esta é uma tecnologia que existe para substituir um trabalho maçante e permitir que os profissionais da área foquem na parte estratégica das atividades.

Se interessou? Continue lendo para entender tudo sobre inteligência artificial no RH.

 

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PARA QUE SERVE?

Por definição, Inteligência Artificial é uma área da tecnologia que cria soluções que imitam a capacidade humana para realizar coisas como decidir, resolver problemas, analisar e perceber.

A capacidade para ser artificialmente inteligente precisa da ação de pessoas para calibrar um sistema baseado em Inteligência Artificial. É um ser humano que vai acompanhando as entregas iniciais para dizer a uma máquina ou a um software se algo faz sentido ou não. Depois de bem configurada, a IA age de modo automático, conforme ditado, para entregar resultados.

Antes reservada ao campo dos filmes de ficção científica, cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) estará presente em nosso dia a dia. Seja na automatização de serviços que você já até se habituou, como alguns atendimentos preliminares de call center, seja na publicidade cada vez mais certeira que andam chegando até você por diversas redes.

 

COMO O RH PODE UTILIZAR A IA?

Entrevista de emprego e boa parte do processo seletivo já pode ser feito por meio de plataformas on-line. E tudo isso porque cada vez mais os empresários estão de olho nas possibilidades que a Inteligência Artificial oferece. A promessa é que essa ferramenta gere importantes dados para o planejamento, aumentando a eficiência em diversos setores, à medida que reduz custos e impulsiona a produtividade.

Prova desse crescimento, é que atualmente mais de 35% dos empresários norte-americanos já usam IA, o que nos leva a estudos internacionais que indicam que o uso desta solução no meio corporativo aumenta em 40% a produtividade das empresas que a adotam.

No campo das contratações, por exemplo, a IA está sendo visada para melhorar o fluxo de trabalho de recrutamento, além de também ajudar o candidato, que não precisará mais preencher tantos campos, pois o sistema faz toda a leitura do seu currículo separadamente, basta fazer o upload do arquivo.

 

FUNCIONALIDADES OFERECIDAS 

Inteligência Artificial na gestão de pessoas e nos processos seletivos pode ser usada para:

 

  • Analisar currículos e listá-los de acordo com quem tem mais afinidade com a vaga;
  • Apontar quais candidatos inscritos em um processo seletivo têm mais chance de serem contratados comparando-os com o perfil de funcionários atuais;
  • Avisar quando a data de férias de alguém se aproxima;
  • Notificar os funcionários automaticamente sobre limite de horas extras, pagamentos realizados e demais necessidades específicas;
  • Identificar a necessidade de treinamento para um grupo de pessoas;
  • Análise de desempenho e motivação dos funcionários.

 

A inteligência artificial no Recursos Humanos e no Recrutamento e Seleção está em largo desenvolvimento para empoderar ainda mais essa área dentro das organizações.

 

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?

O uso de Inteligência Artificial no recrutamento é cada vez mais forte. Uma das vantagens da IA no recrutamento e seleção é a eliminação da “opinião pessoal do recrutador” na contratação, além da facilidade de lidar com uma grande quantidade de currículos de forma mais objetiva.

Falando especificamente da Inteligência Artificial, ela consegue deixar profissionais livres para conhecer candidatos, ao invés de gastar muito tempo lendo currículos. Pois quem atua nessa área sabe: muitos currículos são enviados sem que o candidato tenha a menor afinidade com a vaga. Por isso, muitas empresas já aplicam Inteligência Artificial no recrutamento e seleção. A seguir, te explicamos como.

 

1. RECRUTAMENTO DE PESSOAS

A inteligência artificial no recrutamento pode ser usada de 3 formas:

 

TRIAGEM DE CURRÍCULOS

Buscando economizar tempo e agilizar o processo de seleção de currículos, a IA tem o poder de ajudar na triagem de currículos. Evitando falhas no processo, ela não deixa passar detalhes importantes na hora de avaliar as atribuições de um candidato. Ou seja, ela analisa de maneira objetiva os dados apresentados, tendo como parâmetro o perfil definido pela equipe que abriu a vaga.

 

USO DE CHATBOT

O uso de chatbot permite que os candidatos usem os serviços de assistente virtual durante a inscrição da vaga, tirando dúvidas e agilizando o processo. Com isso, é possível evitar ligações telefônicas e e-mails com perguntas dos interessados em trabalhar na empresa.

 

CONSTRUÇÃO DE MODELO DE CANDIDATO

Com a Inteligência Artificial é possível cruzar dados e criar o modelo de profissional ideal. Ela permite a comparação dos resultados dos testes e avaliações durante o processo seletivo, facilitando para a empresa localizar o candidato que atenderá às necessidades técnicas e comportamentais da vaga.

 

2. SELEÇÃO DE PESSOAS

A inteligência artificial na seleção de pessoas pode ser usada de 3 formas:

 

GESTÃO DE PROCESSO SELETIVO

Aqui, esta tecnologia se aplica provendo uma triagem de currículos de acordo com as especificações da organização e da vaga em questão. Cruzando as informações fornecidas pela empresa com o que está nos currículos recebidos, o software é capaz de ranquear os candidatos com mais potencial de serem os melhores para a posição anunciada. Assim, a IA economiza o tempo do recrutador e aumenta a assertividade na seleção de talentos.

 

ELENCAR OS MELHORES CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO

A Inteligência Artificial no recrutamento e seleção é muito útil para classificar um candidato no processo seletivo, analisando o seu currículo, suas respostas na entrevista e os resultados de seus testes (técnico, de personalidade e de fit cultural).

Um sistema que faz isso é capaz de entregar ao profissional de RH uma lista de candidatos por ordem de maior compatibilidade com o que a empresa procura e representa.

Depois disso, entra a inteligência humana para definir entre as melhores opções quem deve ser o escolhido.

 

ADMISSÃO DIGITAL

Com essa função, além de permitir a gestão de contratos de colaboradores temporários, o RH também pode fazer o onboarding de novos funcionários de modo digital.

 

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A IA oferece diversos benefícios para a empresa, entre eles estão:

 

  • Aumento da automação: colabora para o aumento da automação de diversas tarefas;
  • Redução de custos operacionais: com a redução de erros e o aumento da produtividade, é possível eliminar custos operacionais;
  • Melhora a experiência do candidato: permite comodidade ao candidato;
  • Personalização: a personalização dos serviços é um dos grandes benefícios da Inteligência Artificial.

 

SOFTWARE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência artificial é a palavra do momento. Tem sido comentada por todas as indústrias, setores e negócios através do mundo. O departamento de Recursos Humanos também está se adaptando à essa tecnologia.

 

A Inteligência Artificial pode fazer com que o processo de recrutamento da sua empresa seja mais rápido e mais fácil. O processo seletivo pode ser melhorado e aquelas tarefas burocráticas que as pessoas não sentem prazer em fazer são feitas mais rapidamente. 

Com a Inteligência Artificial ajudando em seus procedimentos de recrutamento, a sua rotina é otimizada e você tem mais tempo de focar em contratar a pessoa certa para a vaga e menos tempo em se preocupar com todas as tarefas e burocracias necessárias para que isso aconteça.

Há diversos softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial no mercado. Com esses softwares, é possível fazer sua gestão de processos seletivos online, passando por várias etapas até a admissão pessoal feita digitalmente.

Um sistema de inteligência artificial no recrutamento e seleção que faz diferença no seu trabalho é aquele que é completo, fácil de usar e pensado por quem entende a área de recursos humanos. Nossa recomendação é que você conheça o nosso software de RH da JobConvo.

 

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É O FUTURO DO RH

A Inteligência Artificial está mudando o papel do recrutador através da tecnologia envolvida. Os recrutadores se tornarão mais proativos na hora de contratar, melhorando o relacionamento entre os gestores ao utilizar dados para medir os KPIs (Key Performance Indicator) de qualidade de contratação.

Não há nenhuma dúvida que a Inteligência Artificial chegou para ficar. Os recrutadores que entenderem a importância dela e adaptarem em seus processos vão ver as várias vantagens e utilidades que essa tecnologia pode trazer para a sua rotina e trabalho.

Entre de vez no mundo da tecnologia e otimize todo o seu processo de recrutamento e seleção. Solicite uma demonstração GRATUITA do software da JobConvo e veja o RH da sua empresa funcionar melhor do que nunca.

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais