Inteligência artificial no RH: benefícios do uso do software

Inteligência artificial no RH: benefícios do uso do software

O uso de inteligência artificial no RH facilita o desempenho da área. Não apenas o recrutamento e seleção, a IA pode ajudar em diversos processos. Facilitando a leitura e análise de dados, esse mecanismo consegue extrair uma grande quantidade de informação, que podem ser analisadas de forma que facilite a avaliação dos novos candidatos e do banco de talentos.

Não apenas recrutamento e seleção, a Inteligência Artificial age na divulgação de vagas, vídeo entrevistas, formulação de relatórios e gestão de pessoas. Aqui, vamos falar um pouco mais sobre essa tecnologia, e como a Inteligência Artificial no RH pode ser uma aliada em um futuro próximo. Continue a leitura para entender!

 

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A inteligência artificial é uma área da tecnologia que cria soluções que imitam a capacidade humana para realizar: decisão, resolução, análise e percepção. Ou seja, ela pode ser usada na área de recursos humanos para facilitar e agilizar a análise de dados e a tomada de decisões importantes para o setor e a empresa.

 

COMO FUNCIONA A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RH?

A inteligência artificial no RH atua como um facilitador na execução de tarefas comuns como: solicitação de férias, preenchimento de dados, análise de desempenho, envio e resposta a e-mails de funcionários, entre outros. O machine learning, que é a capacidade da máquina de aprender sozinha por meio dos processos que realiza diariamente, é extremamente valioso e útil, permitindo que o RH fique cada vez mais ágil.

 

IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RH

Vamos esclarecer uma coisa desde o início: a IA não colocará os gerentes de RH e a equipe fora do trabalho. Assim como máquinas a vapor e computadores não nos enviaram para distopias prematuras, a IA promete transformar os departamentos de RH, não para torná-los redundantes. 

Afinal, será apenas uma extensão da tecnologia que muitos profissionais de RH já usam em suas casas, seja Cortana, Alexa ou qualquer outro dispositivo baseado em IA. Não é de se admirar, então, que a maioria deles veja a IA como um potencial para revolucionar as principais responsabilidades de RH, como recrutamento, avaliação de desempenho e educação.

 

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO RH

A inteligência artificial no RH é empregada por meio de um software que oferece recursos para facilitar e agilizar processos importantes como: recrutamento e seleção, admissão digital e demissão de colaboradores. Além disso a inteligência artificial pode ser utilizada na gestão de pessoas para facilitar a liderança das equipes. 

 

Para o RH, de forma geral, ela oferece vantagens como:

 

1. DIVULGAÇÃO DE VAGAS

Com a possibilidade de divulgar de uma só vez as vagas em sua página de carreiras, sites de vagas de emprego e redes sociais, a divulgação da vaga fica mais fácil e o recrutador pode otimizar muito o seu tempo. Ao invés de ir atrás de candidatos, pode reservá-lo para a pré-qualificação e triagem de candidatos.

Além disso, nos softwares você consegue ver e entender quais são as maiores fontes do candidato, e pode incluir se for indicação também, assim você consegue entender melhor onde se encontra o maior público de interessados para trabalhar em sua empresa e como chegaram até as vagas.

 

2. SELEÇÃO MAIS RÁPIDA E EFICIENTE DE CANDIDATOS

A inteligência de ranqueamento garante que os candidatos com maior nível potencial estarão sempre em destaque no processo seletivo, já que possui a capacidade de extrair informações e cruzar os dados entre empresas, palavras-chaves, vagas e currículos recebidos para ajudar a priorizar os currículos já recebidos e acelerar o processo de triagem.

Geralmente, essa é a parte que toma mais tempo de um recrutador, a hora de avaliar as centenas de candidatos e ver quais que se encaixam e valem a pena passar para a próxima fase. Então, com as ferramentas de inteligência artificial, esse tempo é otimizado e é mostrado ao recrutador os melhores candidatos a uma vaga para começar logo as outras etapas do processo seletivo.

 

3. CONTRATAÇÃO PELA QUALIDADE DE PERFIL

Cada vez mais as empresas estão investindo na diversidade de seus funcionários. Para que isso aconteça, estão aplicando meios de inteligência artificial na contratação sem julgamento, focando na qualidade do perfil em si e o quanto o candidato se encaixa nos valores da companhia.

A qualidade de ranqueamento ajuda a cruzar as informações dos currículos e mostrar quais os perfis que mais combinam com a vaga de acordo com os critérios da empresa. Assim, a plataforma mostra quais são os candidatos com mais afinidade com a vaga assim que completam as etapas do processo sem ter a interferência de estereótipos e decisões feitas inconscientemente pelo recrutador.

 

4. VÍDEO ENTREVISTAS

A tecnologia de vídeo entrevistas com IA pode ajudar os profissionais de recrutamento a avaliar os candidatos usando dados que analisam o tom de voz, escolhas de palavras, expressões faciais e linguagem corporal. Essa tecnologia chega a examinar o nível de conforto do candidato, identificar os níveis de honestidade e avaliar a qualidade das respostas.

As análises dessa tecnologia em vídeos entrevistas não devem ser um dos maiores critérios na hora de decidir qual candidato vai passar para a próxima fase, mas pode ajudar a eliminar candidatos que não se encaixam no perfil de uma vaga.

 

5. RELATÓRIOS

Com a inteligência artificial, já entendemos que os dados são cada vez mais fundamentais para os processos de recrutamento e seleção. Com o avanço da automatização e dados cada vez mais relevantes, os funcionários e candidatos conseguem usar esses dados para encontrar o candidato ideal.

Com um processo seletivo online e automatizado, fica mais fácil de analisar e entender melhor seus candidatos e a qualidade dos processos seletivos.

Utilize os relatórios e análises para refinar seu processo de recrutamento. Você pode ver qual é a fonte, de onde vem os seus candidatos mais qualificados. Assim, pode ver o progresso das suas vagas abertas e encerradas. Com essa análise, você e sua equipe podem estar sempre otimizando seus processos.

 

6. MAIS TEMPO PARA FOCAR NO LADO HUMANO DA CONTRATAÇÃO

Por mais que a Inteligência Artificial esteja cada vez mais presente e crescente na rotina dos profissionais de recursos humanos, nada consegue substituir o papel humano dos recrutadores. É uma tarefa que nenhuma tecnologia consegue substituir completamente.

Essa questão é justamente um grande fator de receio de incluir tal ferramenta à rotina de recrutamento de uma empresa. O que a IA traz para a área de recrutamento e seleção, é transformar os processos seletivos para que sejam mais eficientes, rápidos e menos burocráticos.

Com os procedimentos automatizados, a rotina das equipes de RH se volta para ser mais focada em construir um relacionamento com os candidatos, dar uma atenção especial e mais personalizada, e achar o candidato perfeito. Além disso, terão mais tempo para construir e estabelecer um relacionamento de qualidade com os atuais funcionários da empresa, visando uma melhor qualidade de trabalho.

 

Como o software da JobConvo usa a Inteligência Artificial

O Software da JobConvo conta com diversos recursos que utilizam a inteligência artificial para ajudar o setor de RH. A plataforma oferece recursos para recrutamento e seleção, admissão digital e desligamento automatizado. Além de testes, relatórios e vídeo entrevistas. A inteligência artificial da JobConvo ajuda nos seguintes pontos: 

 

PARSING DE CURRÍCULOS

O Parsing é a conversão de um documento de currículo de forma livre em um conjunto estruturado de informações (experiências, formação acadêmica, cursos, dados de contato etc) adequadas para armazenamento, triagem e geração de relatórios. Essa ferramenta de análise de currículo ajuda os recrutadores a gerenciar com eficiência todos os documentos enviados pelos candidatos.

 

PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

O Processamento de Linguagem Natural (ou NPL, em inglês) é um ramo da inteligência artificial que ajuda os computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. A NPL busca preencher a lacuna entre a comunicação humana e o entendimento da computação.

 

OCR

O OCR facilita a digitalização de um currículo ou contrato impresso. Com ele você pode converter todos os materiais necessários em formato digital em segundos usando um software de reconhecimento óptico de caracteres.

 

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção, a JobConvo oferece uma demonstração Gratuita de 14 dias. Quer saber mais? Clique aqui!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais