Liderança organizacional: o que é, sua importância e características

5 (100%) 3 vote[s]

A base de uma empresa são seus colaboradores. Eles são os componentes essenciais que a sustentam. Hoje em dia o mercado vem se atualizando e modificando muito rapidamente e, para garantir o sucesso organizacional, é essencial que as empresas tenham uma boa infraestrutura e possuem excelentes líderes no seu quadro de funcionários.

Na hora do recrutamento, as empresas devem estar atentas em talentos que tenham características de boa administração e gestão tanto para processos como pessoas, já que os profissionais de recursos humanos devem contratar novos profissionais pensando em um plano de carreira que envolverá  trabalho em equipe. A empresa é beneficiada através do impacto de bons líderes, que são capazes de estimular a performance através de engajamento entre os funcionários, envolvendo em objetivos e gerando diversos resultados.

Nesse momento, é apresentado o conceito de liderança organizacional. Você já tinha ouvido falar dessa definição?

O que é Liderança organizacional?

Liderança organizacional é a definição da importância do papel do líder dentro da empresa.  São os líderes que normalmente fornecem inspirações, objetivos, supervisão operacional e outros serviços administrativos para uma empresa. Uma liderança organizacional eficaz pode ajudar a priorizar objetivos da equipe e pode fornecer orientação para alcançar a visão corporativa global.

A liderança organizacional é feita através de um processo de comunicação com a capacidade de motivar as pessoas a alcançar seus objetivos em direção à suas metas para uma entrega de resultado de qualidade.

Quais são as características de um bom líder?

Encontrar um bom líder não é fácil. A equipe de recursos humanos deve focar nas seguintes características que indica se a pessoa é um ótimo líder:

  • dinâmico;
  • criativo;
  • carismático;
  • pró ativo;
  • ético;
  • comunicativo;
  • inspirador;
  • inovador;
  • abraçar desafios;
  • bom relacionamento;
  • intuitivo;
  • empático;
  • motivador

Para encontrar os seus líderes que já estão em sua empresa é necessário conversar com seus colaboradores. Ver a rotina deles e você poderá os  identificá-los quando as características citadas anteriormente se destacarem, assim você verá na prática quem possui a aptidão para ser o líder e possui um bom relacionamento com a equipe.

Gestão Comportamental

Uma gestão organizacional é uma opção para encontrar novos líderes já existentes em seu quadro de funcionários. É uma maneira de avaliar os pontos já mencionados acima, observando e compreendendo o perfil de seus colaboradores. É uma maneira de ver de um modo amplo o desempenho e desenvolvimento de quem faz parte da sua empresa.

Com essas informações, as equipe de recursos humanos conseguem identificar traços de liderança dos indivíduos para criar planos de carreira e desenvolvimento para cada

 

Como desenvolver a liderança organizacional dentro da sua empresa?

Os líderes organizacionais devem possuir diferentes posturas na hora de se desenvolver como um bom líder e trabalhar com sua equipe. Quando praticadas, incentivam a produtividade e motivação dos colaboradores. Dentre algumas ações destacamos:

  • Ter uma boa comunicação e transparência com as equipes
    • Os colaboradores devem estar cientes das estratégias adotadas pela empresa e os verdadeiros direcionamentos que a empresa procura em seu cenário. Isso é muito importante para o líder se identificar melhor com a sua organização e engajar com suas equipes da maneira alinhada com as expectativas da empresa.
  • Haja com Igualdade: Evite diferenciar os profissionais por nível hierárquico
    • Um líder ouve sua equipe da mesma maneira, sem dar preferências aos níveis hierárquicos mais altos. Um bom líder se coloca no mesmo patamar dos outros colaboradores e valoriza as diversas visões e opiniões e dá abertura à todos de participarem dos processos. Isso gerá um melhor relacionamento entre as equipes, com maior confiança e menos medo.
  • Busque ouvir a equipe: Tome nota a respeito dos problemas e pontos de melhorias
    • O líder deve observar sua equipe e ver as possíveis dificuldades e as que já estão acontecendo para garantir que as falhas sejam corrigidas e consiga motivar os profissionais envolvidos.
    • Além de reparar atentamente em sua equipe para possíveis problemas, você pode reconhecer os pontos fortes e de melhoria de cada profissional e auxiliar quando necessário para garantir uma melhor performance de cada um.

Como uma boa a liderança pode influenciar a empresa

A liderança é inevitável dentro das equipes. Mas a diferença acontece mesmo quando há líderes qualificados nos times pois são eles que ajudam fazer com que o cotidiano dos colaboradores seja mais leve e benéfico tanto para os profissionais, quanto para a organização.

Retenção de talentos

Durante a retenção de talentos, o papel da liderança é vital. Manter os colaboradores no quadro dos funcionários da empresa é um desafio constante para as equipes. O ideal é garantir que cada indivíduo de uma organização se sinta engajado, valorizado e motivado, o que resulta em uma menor chance de um possível desligamento da empresa.

Um bom líder, como já dito acima, garante uma rotina mais harmoniosa, um bom relacionamento entre os funcionários de confiança e crescimento. Assim, é mais fácil garantir que o colaborador está satisfeito com sua equipe e função e tem a abertura de dialogar com seu líder quando estiver com dificuldades. É claro que a rotatividade do quadro de funcionários envolve diversos fatores, mas um bom líder com um bom relacionamento dentro da sua equipe pode favorecer a diminuir a sua taxa de turnover.

Produtividade

O líder tem um papel fundamental na produtividade dos processos internos e age como um grande encorajador dos colaboradores para a realização das atividades propostas à eles.

Quando a liderança é bem aplicada, garantindo uma rotina clara e um bom relacionamento de times, a produtividade aumenta. Assim, as equipes trabalham melhor e mantém uma alta qualidade de entrega de resultados.  Sem uma boa liderança, as consequências podem ser bem negativas para o desempenho da empresa.

Podemos até nos referirmos aos líderes como os que garantem o sucesso, eles têm essa força e poder de influenciar suas equipes e motivá-los em prol de suas metas.

Tomada de decisão

Ao ser líder, a pessoa deve tomar decisões. Quanto melhor treino, preparo e conhecimento do planejamento organizacional, melhor serão as decisões que ele tomará que influenciarão as estratégias e rotinas de suas equipes.

O líder deve ter um conhecimento profundo das estratégias e objetivos da empresa, para tomar suas decisões alinhadas com as metas e sua equipe.

Liderança organizacional fundamental para o foco

Com um excelente líder a chance de ter uma equipe focada é muito maior.

O foco é necessário para a performance da empresa. As tarefas organizadas e alinhadas fazem a diferença na hora dos resultados. Atrasos de entrega, mal feito e sem supervisão podem ser consequência de uma liderança precária.

Cada equipe possui metas em comum. Assim, a equipe deve possuir o mesmo foco já que são um grupo com as mesmas metas. Sem isso, são indivíduos trabalhando sem um propósito ou envolvimento no resultado.

Por isso, repetimos várias vezes como é importante incluir no seu quadro de funcionários, profissionais com as características de líderes. São eles que farão a diferença na performance, produtividade, relacionamento e satisfação dos colaboradores.

Agora que você já entendeu a importância da liderança organizacional em um  empresa, que tal reavaliar como está sendo aplicada na sua rotina? Mapeie seus líderes e veja a excelência de cada na função e como pode ser desenvolvido para garantir o sucesso da sua empresa!