Como utilizar o LinkedIn no recrutamento e seleção?

Como utilizar o LinkedIn no recrutamento e seleção?

O relacionamento entre os clientes e a empresa nunca mais foi o mesmo. Desde que as redes sociais passaram a conectá-los, a internet passou a ser um meio de contato entre profissionais e organizações. Por isso, companhias no mundo todo começaram a utilizar o LinkedIn no recrutamento e seleção.

O LinkedIn Business possibilita ter um melhor desempenho nos processos de recrutamento e seleção. Continue acompanhando a leitura e veja as melhores formas de utilizar essa ferramenta!

Qual é a vantagem para o recrutador em ter um LinkedIn da empresa para recrutar candidatos?

Dentre as diversas vantagens de utilizar o LinkedIn, é possível destacar a otimização, redução de gastos e o maior engajamento na divulgação das vagas.

O Software JobConvo possibilita a divulgação de vagas em diversos canais de contato, incluindo o LinkedIn. Saiba mais!

Outra vantagem é a ação mais assertiva do processo de recrutamento, que é feito de maneira mais direcionada. Afinal, utilizando a ferramenta, o candidato pode conhecer a organização e o recrutador consegue avaliar o perfil de cada profissional, possibilitando encontrar perfis compatíveis ao da empresa.

Com o LinkedIn, o processo de seleção também é otimizado, podendo ser iniciado no próprio ambiente virtual, que permite a flexibilidade de horário, proporciona uma redução significativa de gastos com espaço e locomoção, além de otimizar o tempo e as demandas da equipe.

Com essas ações, a seleção final será mais assertiva, com candidatos melhor alinhados ao perfil da empresa, facilitando a decisão dos recrutadores.

Ou seja, não há dúvidas de que o LinkedIn é uma ótima alternativa para a organização que busca otimizar seu tempo, reduzir custos e atrair profissionais de alto nível. É uma ferramenta que alavanca resultados e torna a empresa mais competitiva no mercado atual.

Como configurar a página da empresa no LinkedIn?

Para configurar o perfil da empresa no LinkedIn Business, é necessário adicioná-la à rede social. O próximo passo é escolher uma capa com uma imagem ou logotipo da organização. Dessa forma, ela será reconhecida mais facilmente por outros profissionais e instituições.

Em seguida, crie uma descrição atraente sobre a sua empresa. Cuide para que seja clara, objetiva e formal, mantendo a coerência nas informações.

Para finalizar, adicione administradores para otimizar a página e mantê-la organizada. Além disso, crie posts, divulgue as novidades e atualize a disponibilidade de vagas para manter a atração dos candidatos e clientes.

Como usar o LinkedIn para recrutamento e seleção?

O LinkedIn Business possibilita um melhor desempenho nos processos de recrutamento e seleção. Para isso, siga essas estratégias assertivas:

1. Crie descrições de trabalho atraentes

Para encontrar os talentos mais capacitados para a sua empresa, é preciso elaborar uma descrição atraente, que estimule o interesse dos seus candidatos.

Alcance isso utilizando esses 4 tópicos:

  • Vantagens: ao buscar uma vaga, o candidato analisa quais são os benefícios de cada oferta. Os pontos mais esperados são o salário, bônus, plano de saúde, desenvolvimento de carreira, folga remunerada, alimentação etc.;
  • Cultura: um ponto importante é falar sobre a cultura da empresa e do ambiente de trabalho. Descreva como é trabalhar para a sua organização e como isso pode ser benéfico;
  • Missão: Compartilhe a história e a missão de sua marca de forma profunda. Pessoas talentosas querem trabalhar com marcas com uma missão clara e que compartilhe dos mesmos valores que elas;
  • Curiosidade: Não diga aos candidatos tudo o que eles querem saber. Gere curiosidade em seus possíveis candidatos. Isso despertará neles um maior interesse em sua oferta.

2. Se envolva com a plataforma

Crie uma página sua no LinkedIn e estimule os seus recrutadores a terem perfis pessoais por lá. Dessa forma, você pode encorajá-los a adicionar a página da sua empresa em seus perfis.

Isso fará deles colaboradores das suas campanhas e anúncios de vaga, compartilhando os posts da empresa como forma de divulgação, aumentando a visibilidade dos seus anúncios e a chance de serem encontrados.

3. Tenha um perfil sólido da empresa

Conquistar os melhores talentos não significa apenas examinar os candidatos em potencial. Afinal, eles também desejam conhecer seu possível empregador, seu posicionamento no mercado e seriedade.

O primeiro contato para mais informações sobre a sua empresa é a página do LinkedIn. Esse é basicamente o seu cartão de visitas. Quanto maior o nível do candidato, maior será sua exigência sobre para quem irá trabalhar.

Para obter uma página que chame atenção e seja eficaz, é fundamental conter:

  • Uma imagem de capa atraente e que mostre a identidade da empresa;
  • Uma descrição chamativa, que resuma de forma objetiva e coerente o seu negócio;
  • Um link para o seu site que direcione os usuários a terem mais informações sobre a sua marca;
  • Alguns depoimentos de colaboradores para demonstrar a cultura da empresa;
  • Vídeos atraentes e cativantes;
  • Um fluxo constante de novos conteúdos que impulsione o engajamento.

4. Aproveite os recursos do LinkedIn Recruiter

O LinkedIn Recruiter possui um recurso de pesquisa avançada que auxilia na busca por candidatos certos de forma eficiente.

Você pode usar os recursos da ferramenta para encontrar talentos de alto nível para a sua empresa. Por meio do LinkedIn Recruiter, é possível:

  • Avaliar perfis de possíveis candidatos.
  • Acompanhar o perfil desses candidatos em potencial;
  • Obter uma busca otimizada de candidatos, usando mais de 20 filtros de pesquisa avançados;
  • Enviar até 25 inMails ao mesmo tempo, o que possibilita alcançar mais clientes em potencial com eficiência;
  • Interagir com outros usuários;
  • Receber recomendações sobre quem atende às suas necessidades e exigências;
  • Acessar modelos de divulgação customizáveis;
  • Compartilhar perfis de candidatos com recrutadores.

5. Explore comunidades

Uma forma eficaz de utilizar o LinkedIn é participando de comunidades de profissionais, criando interação com os participantes.

É importante para a empresa participar de discussões e fazer publicações por meio do LinkedIn Sales Navigator. Dessa forma, você desperta a curiosidade dos outros profissionais.

Além disso, as comunidades do LinkedIn são uma forma de encontrar profissionais qualificados que atendam suas exigências e possam preencher suas vagas de trabalho.

Estabeleça uma base sólida de contribuições constantes. Ao fazer isso, você se estabelece como uma marca visível, bem informada e com autoridade no mercado.

Além disso, aqui estão mais três maneiras de identificar candidatos de alto nível nas comunidades do LinkedIn:

  • Faça uma análise das pessoas que contribuem com bons conteúdos e possuem mais engajamento;
  • Encontre usuários que buscam ajudar os outros membros do grupo;
  • Avalie as notas e recomendações dos usuários e seus históricos de carreira.

Depois de definir o seu objetivo, aproxime-se deles.

6. Aposte em anúncios

É possível postar anúncios e vagas de emprego no LinkedIn. Assim como nas demais redes sociais, também é possível construir relacionamento com outras pessoas e empresas. Por isso, faça seus anúncios por lá e lembre das outras dicas aqui citadas.

7. Aproveite as conexões pessoais

Como citamos rapidamente nos tópicos anteriores, ter seus colaboradores conectados ao LinkedIn é algo que pode servir de apoio quando houver uma vaga de emprego aberta. Eles podem auxiliar na divulgação, compartilhando a oportunidade em suas redes sociais, podendo ser feito diretamente no LinkedIn. Mas a dica aqui é que você pode oferecer uma bonificação para as recomendações de talentos que sejam contratados.

8. Solicite indicações

Outra ótima função disponível é a de receber e solicitar indicações. Você consegue visualizar quando um profissional de seu interesse está conectado a algum dos seus colaboradores e demais contatos.

Outra forma de receber indicações e ser indicado é com o engajamento dos seus posts. É importante manter o compartilhamento frequente, que consequentemente irá atrair mais comentários de usuários nas suas publicações. 

Dessa forma, seus conteúdos terão maior alcance e atrairão mais membros e seguidores para a página. Também é válido convidar pessoas de outras redes sociais para o LinkedIn e aumentar ainda mais a interação na página da empresa.

9. Use o LinkedIn Talent Finder

Essa ferramenta é oferecida no plano Premium do LinkedIn. Através dela, é possível encontrar candidatos que se encaixam em suas exigências de forma mais assertiva.

Além disso, ela oferece rapidez e qualidade, o que auxilia na otimização das suas seleções. É possível encontrar profissionais preparados e atraí-los, mesmo aqueles que no momento não estejam procurando por emprego.

10. Aproveite o InMail

Cerca de 87% dos profissionais que estão no LinkedIn estão abertos a novas oportunidades de emprego. Essa é a oportunidade de enviar um InMail para aqueles que se encaixam bem na vaga oferecida e nas necessidades da empresa.

Essa é a oportunidade que muitos estão esperando para progredir em suas carreiras. Faça convites que deixem claro os pontos que chamaram a sua atenção no perfil deles e a oportunidade de trabalho para a qual eles se encaixam.

Assim que receber uma resposta, você pode enviar uma proposta completa com os demais detalhes.

A Marketer Hire obteve sucesso ao mesclar InMail e e-mail. Se um candidato em potencial tiver um endereço de e-mail em seu perfil, ele também enviará para ele, aumentando as chances de sucesso na conexão.

Essa estratégia também garante que a pessoa veja a mensagem rapidamente. Algumas pessoas verificam as mensagens do InMail com pouca frequência. Além disso, ao adicionar um segundo canal de comunicação, você garante que sua mensagem chegue ao candidato em potencial.

Gostou deste artigo? Clique aqui e acesse outros conteúdos do blog da JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais