A Maior Característica de um Líder Inspirador

Há muito o que aprender e dominar ao gerenciar uma equipe: como dar feedback de forma eficaz, como delegar, como desenvolver sua equipe, e muito mais.

Um dos segredos que encontrei no gerenciamento eficaz também é uma das etapas que os gerentes pulam com mais frequência: ter a certeza de que você sempre fala sobre o porquê.

Compartilhando uma decisão com sua equipe? Diga-lhes o porquê da decisão.

Optando por não seguir as recomendações deles nos próximos passos? Diga-lhes porque você está indo em outra direção.

Priorizando um projeto em detrimento de outro? Diga-lhes porque isso faz sentido para o negócio.

É fácil pular essa etapa e focar apenas em comunicar uma decisão. Então, por que você deveria perder este tempo?

  1. Sua equipe aprenderá mais sobre suas prioridades

Uma das coisas mais frequentes que acontecerá quando você começar a explicar porque tomou decisões é que você passará a contextualizar mais os fatos a sua equipe. A razão pela qual você decidiu A ao invés B é que, muitas vezes, havia algo a mais que eles não tinham visibilidade e que era relevante para as suas prioridades.

Ao compartilhar isso, você os ajuda a conectar os pontos, aprender mais sobre como o negócio funciona e entender o que é mais ou menos importante para você, seu chefe e a empresa.

  1. Sua equipe aprenderá como tomar decisões melhores

Quando sua equipe tiver mais contexto, entender suas prioridades e porque você toma decisões, você cria um ciclo de feedback!

Por exemplo, se eles trazem duas opções de lanches e você escolhe frutas em vez de cookies, eles poderiam trazer várias opções de frutas na próxima vez. No entanto, se você explicou que a decisão está ligada a um número de pessoas no grupo intolerantes ao glúten, elas oferecerão opções que se encaixam nesse critério e passarão a pensar nas necessidades da equipe como parte da decisão. Agora se você tomou a decisão com base no orçamento, bem, você pode obter um número de opções de cookies mais baratas na próxima vez.

Você entendeu a ideia. Você está capacitando sua equipe para aprender e fazer o melhor da próxima vez. E é disso que trata o gerenciamento.

  1. Sua equipe estará mais envolvida

Quando você compartilha o que está acontecendo, sua equipe é informada. Quando você também compartilha o motivo, eles estão envolvidos. Quando feito da melhor maneira, falar sobre o porquê vincula seu trabalho e o traz de volta a um objetivo, propósito ou missão maior, não apenas uma tarefa em mãos.

Isso é o que cria a motivação interna e o desejo de fazer o trabalho, trazendo mais criatividade, consideração e propriedade.

 

Dessa maneira a equipe aprende constantemente, toma decisões melhores e se sente mais envolvida. Por isso, gerentes, eu os desafio a tomarem alguns minutos extras para explicar o porquê das decisões ao seu time.