Há muito o que aprender e dominar ao gerenciar uma equipe: como dar feedback de forma eficaz, como delegar, como desenvolver sua equipe, e muito mais.
Um dos segredos que encontrei no gerenciamento eficaz também é uma das etapas que os gerentes pulam com mais frequência: ter a certeza de que você sempre fala sobre o porquê.
Compartilhando uma decisão com sua equipe? Diga-lhes o porquê da decisão.
Optando por não seguir as recomendações deles nos próximos passos? Diga-lhes porque você está indo em outra direção.
Priorizando um projeto em detrimento de outro? Diga-lhes porque isso faz sentido para o negócio.
É fácil pular essa etapa e focar apenas em comunicar uma decisão. Então, por que você deveria perder este tempo?
- Sua equipe aprenderá mais sobre suas prioridades
Uma das coisas mais frequentes que acontecerá quando você começar a explicar porque tomou decisões é que você passará a contextualizar mais os fatos a sua equipe. A razão pela qual você decidiu A ao invés B é que, muitas vezes, havia algo a mais que eles não tinham visibilidade e que era relevante para as suas prioridades.
Ao compartilhar isso, você os ajuda a conectar os pontos, aprender mais sobre como o negócio funciona e entender o que é mais ou menos importante para você, seu chefe e a empresa.
- Sua equipe aprenderá como tomar decisões melhores
Quando sua equipe tiver mais contexto, entender suas prioridades e porque você toma decisões, você cria um ciclo de feedback!
Por exemplo, se eles trazem duas opções de lanches e você escolhe frutas em vez de cookies, eles poderiam trazer várias opções de frutas na próxima vez. No entanto, se você explicou que a decisão está ligada a um número de pessoas no grupo intolerantes ao glúten, elas oferecerão opções que se encaixam nesse critério e passarão a pensar nas necessidades da equipe como parte da decisão. Agora se você tomou a decisão com base no orçamento, bem, você pode obter um número de opções de cookies mais baratas na próxima vez.
Você entendeu a ideia. Você está capacitando sua equipe para aprender e fazer o melhor da próxima vez. E é disso que trata o gerenciamento.
- Sua equipe estará mais envolvida
Quando você compartilha o que está acontecendo, sua equipe é informada. Quando você também compartilha o motivo, eles estão envolvidos. Quando feito da melhor maneira, falar sobre o porquê vincula seu trabalho e o traz de volta a um objetivo, propósito ou missão maior, não apenas uma tarefa em mãos.
Isso é o que cria a motivação interna e o desejo de fazer o trabalho, trazendo mais criatividade, consideração e propriedade.
Dessa maneira a equipe aprende constantemente, toma decisões melhores e se sente mais envolvida. Por isso, gerentes, eu os desafio a tomarem alguns minutos extras para explicar o porquê das decisões ao seu time.