Entenda o efeito e a influência das cores no ambiente de trabalho

5 (100%) 2 votes

Muitos não acreditam no significado das cores. Mas há realmente influência das cores em todos os ambientes. Saber em que espaço de trabalho deve ser aplicada a cor laranja nas paredes, as cores que refrescam o ambiente ou então quais são as melhores cores para ambiente de trabalho Feng Shui, é importante para ter um local harmônico sem perder a essência da empresa.

A influência das cores no ambiente vai muito além das pinturas nas paredes. Elas têm poder de dominar sentimentos, agem no despertamento da criatividade e podem deixar as pessoas mais seguras. A influência das cores na arquitetura do ambiente de trabalho ajudam a manter a felicidade e melhoram a desenvoltura dos colaboradores na execução das atividades.

Qual a melhor cor para ambiente de trabalho?

As cores também possuem influência no espaço e em como as pessoas o percebem, sejam elas quentes ou frias, cada tipo e tonalidade influi um impacto diferente. A influência das cores está presente inclusive na percepção do tempo. Por isso, é extremamente importante escolher as cores certas para o ambiente de trabalho.

Para saber qual é a melhor cor, é importante definir qual é a mensagem que a empresa deseja passar para os seus colaboradores. Na hora da escolha é preciso considerar que as cores quentes acabam aproximando os objetos e dando a impressão de que o espaço é menor, enquanto as cores frias ampliam, aparentemente, o espaço. Além disso, é comprovado que em ambientes com tons mais quentes a sensação é de que o tempo passa mais rápido. O que acontece diferente quando são usados tons frios, onde a sensação é de que o tempo passa mais devagar.

Veja o significado das cores

Para conseguir definir a melhor com para o ambiente de trabalho é preciso compreender o significado de cada uma delas. Confira:

1- Verde

A cor remete natureza e a vida. Por isso, ela tem poder de fazer maravilhas no escritório. Pois, essa tonalidade é bastante relaxante e agradável. Além disso, olhar para uma parede na cor verde não cansa os olhos. O verde faz com que os colaboradores e clientes se sintam bem-vindos.

A cor verde em tons mais claros tem o poder empregar certa calma e tranquilidade para o ambiente. Por isso, essa tonalidade é muito usada em hospitais e consultórios médico. Já o verde em tons escuros pode causar uma sensação de depressão. Com isso, seu uso não é recomendado para ambientes corporativos.

2- Amarelo

Uma das cores mais brilhantes da palheta. O amarelo tem o poder de proporcionar bastante energia e estímulo da produtividade. Mas é preciso usá-lo com cautela. Pois sua aplicação em excesso, pode causar irritação. Por ser uma cor que reflete muita luz, acaba sendo difícil de olhar.

Por ser uma cor quente e alegre, o amarelo traz vida e luminosidade ao ambiente. É aconselhada para escritórios que precisam de muita concentração. Porém, deve ser usada com moderação, apenas em alguns pontos do ambiente, pois o excesso pode tornar o ambiente angustiante e cansativo.

3- Azul

A cor azul no ambiente tem um efeito calmante. As paredes azuis ajudam a baixar o estresse e reduzir a frequência cardíaca. Em escritórios onde os colaboradores passam por situações de estresse, pintar as paredes de azul pode ajudar a tornar o ambiente mais tranquilo.

O azul tem o poder de levar energia, mas ainda assim sugerir calma e seriedade para o ambiente. Dessa forma, essa cor é indicada para salas de reunião. Mas é importante que o tom do azul não seja muito escuro e que ele seja utilizado em pontos específicos.

4- Branco

A cor branca passa uma sensação de limpeza, mas também influi certa inércia, calma extrema e desmotivação. Por isso, deixar o escritório todo branco não é a melhor escolha.

Apesar de multiplicar a luz do espaço, passando a ideia de que o ambiente é mais amplo, transmitindo a sensação de luxo e estimulando a criatividade, o ambiente totalmente branco pode se tornar monótono. Por isso, em um ambiente de trabalho com todas as paredes brancas é preciso inserir alguns móveis coloridos para dar equilíbrio.

5- Vermelho

O vermelho é o símbolo do paixão, do amor e da raiva, sendo uma cor que emprega poder. Em um ambiente de trabalho, paredes vermelhas podem ajudar a aumentar a frequência cardíaca e a atividade cerebral dos funcionários. Além de transmitir alegria e proximidade, deixando-o  dinâmico e animado. Mas, em contrapartida, a cor pode deixá-los irritados.

Para prevenir grandes transtornos, o ideal é evitar essa cor em um escritório ou usá-la apenas em alguns detalhes da decoração. Mas, evite utilizá-lo na sala de reunião.

6- Roxo ou Violeta

O roxo é capaz de atuar diretamente sobre o pulmão, coração e auxiliar com problemas na coluna. Pois estimula a criatividade e faz com que as pessoas fiquem mais calmas. Porém, quando utilizada em excesso pode causar um efeito contrário. Por isso, o mais indicado é pintar apenas uma parede do escritório com esse tom ou utilizá-lo em alguns objetos.

7- Laranja

O laranja é uma cor de vitalidade e está relacionada com ações estimulantes e força. Por sua grande visibilidade, tem o poder de chamar a atenção para pontos que merecem destaque. Mas deve ser utilizado com cautela em ambientes corporativos, pois sua vibração pode causar estresse.

8- Rosa

O rosa tem vibração sedutora e confortável. Sua variação de tonalidade emprega sensações diferentes. Os tons mais claros são mais delicados e agradáveis, enquanto as versões mais vivas podem ser um pouco cansativas. Por ser uma cor mais informal, deve ser usada com cautela em ambientes corporativos.

9- Cores Neutras

As cores neutras, como o bege, o marrom, o cinza e o preto, são boas escolhas para utilizar em combinação com outras cores. Com elas é possível amenizar o efeito de tons vivos demais. Se usados sozinhos, tons claros de cinza e bege não tem poder de estimular os funcionários, mas a junção com cores mais vivas pode ter um efeito positivo.

O marrom tem o poder de causar uma sensação de conforto e aconchego, mas pode deixar o ambiente escuro demais. Preto e cinza escuro são boas cores para alguns detalhes no escritório e proporcionam uma profundidade interessante para uma sala. Porém, o excesso dessas cores pode causar sentimentos de tristeza ou depressão.

Principais dúvidas em relação a influência das cores no ambiente de trabalho

O psiquiatra Carl Jung foi o pioneiro nas pesquisas sobre a psicologia das cores. Ele utilizou o estudo como ferramenta a psicoterapia. A partir desse estudo ele definiu os seguintes princípios básicos:

Cada cor tem um significado específico;

  • O significado da cor é biológico ou aprendido;
  • Uma pessoa que percebe uma irá avaliá-la automaticamente;
  • A avaliação de uma cor provoca um comportamento induzido por ela;
  • A influência da cor é automática;
  • O significado de uma cor é afetado pelo contexto em que ela está inserida.

Isso ajuda a entender o quão importante as cores são para o ambiente de trabalho. Mas, além disso, buscamos responder a algumas dúvidas frequentes. São elas:

O que as cores quentes transmitem?

São consideradas cores quentes: amarelo, vermelho e laranja. Essas cores transmitem sensações de calor e conforto. Mas quando usadas em excesso podem causar raiva e estresse.

O que as cores frias transmitem?

São consideradas cores frias: azul, roxo e verde. Essas cores são conhecidas por induzir sentimentos de calma, serenidade ou tristeza.

Qual é a cor da segurança?

As cores neutras como o marrom são responsáveis por transmitir segurança. Além disso ela transmite seriedade, natureza e sofisticação ao ambiente.

Qual é a cor que estimula a criatividade?

Estudo comprovam que a cor azul é o ideal para ambientes de trabalho. Isto porque, a cor pode incentivar a comunicação, a confiança e a eficiência. Além disso, o azul também é conhecido como relaxante, o que ajuda a abrir a mente para novas ideias, estimulando a criatividade. Outra cor que tem o poder criativo é o verde, sendo capaz de produzir harmonia, equilíbrio e inovação.

Qual a cor que estimula o estudo?

Para ambientes de estudo é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Para estimular as atividades intelectuais e deixar os indivíduos ativos, podem ser utilizadas as cores amarelo, laranja e marrom.

é importante evitar o branco, amarelo forte, vermelho e violeta. Já o cinza é aconselhado em superfícies de trabalho, por ser uma cor neutra e de baixo índice de reflexão.

Quais cores que refrescam o ambiente?

Para refrescar o ambiente o branco é mais indicado. Pois tem o poder de  deixar os ambientes maiores e mais iluminados. Além disso, o branco reflete a luz do sol deixando o local mais claro. Como a luz se expande no ambiente, a concentração de calor na parede diminui e deixa tudo mais fresquinho.

Porém não é indicado para paredes com espelhos, ou objetos que reflitam a  luz solar solar, pois o calor vai aumentar e sua parede branca não vai ajudar na hora de conseguir refrescar o ambiente.

Não apenas as cores, mas qual a influência da iluminação no ambiente de trabalho?

Para proporcionar um ambiente de trabalho agradável até o final do dia é preciso escolher a iluminação adequada. Para isso, é necessário compreender as necessidades e tarefas exercidas pelos usuários para obter a perfeita intensidade de luz e cor. Investir na adequação da iluminação é essencial para aumentar a qualidade de vida dos profissionais. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

  • Compreenda o espaço;
  • Utilize iluminação natural em união à artificial;
  • Mescle as cores;
  • Procure ajuda de profissionais capacitados.

Agora é só escolher as cores e iluminação que melhor se adequar a sua empresa!