O perfil comportamental dos heróis da Marvel

O perfil comportamental dos heróis da Marvel

A análise de perfil comportamental, comumente chamada de teste, tem se tornado cada vez mais popular no processo de recrutamento e seleção das empresas, auxiliando na gestão de pessoas. Além disso, esse tipo de avaliação garante maior assertividade nas contratações. Para isso, é importante levar em conta diversos fatores como a compatibilidade com a missão e a cultura da organização, até as necessidades de cada área.

Neste artigo, você verá não só o que é análise comportamental, mas também irá descobrir de forma divertida o perfil comportamental dos heróis da Marvel. Continue acompanhando a leitura!

O que é análise de perfil comportamental?

A análise de perfil comportamental é responsável por identificar e agrupar pessoas com pontos de personalidade e comportamentos específicos, o que possibilita determinar as tendências de atitudes em relação a diferentes situações que os indivíduos podem enfrentar no dia a dia. 

Isso porque ele ajuda a entender a forma como cada pessoa reage diante de diversas situações, seja no trabalho em equipe no dia a dia ou em conflitos e adversidades. O teste é essencial para que a organização contrate o profissional ideal para determinada função, sempre alinhado com a cultura organizacional

Assim, é possível manter uma cultura organizacional harmoniosa e um ambiente de trabalho saudável, pois é possível identificar quais perfis existem e se estão alinhados na mesma visão, buscando entender se é necessário mudar os perfis ou mantê-los.

Além disso, existem diversos testes de perfil (alguns com mais embasamento científico que outros) e formas diferentes de apresentar e agrupar as informações coletadas. Os mais utilizados pelas empresas são o DISC e o MBTI.

Características da ferramenta DISC

O DISC é um dos métodos mais populares, famoso por sua rapidez e a forma simplificada de executar uma avaliação de perfil. O profissional precisa apenas escolher dentre os 4 adjetivos apresentados aquele que o define melhor.

A sigla é formada pelas iniciais dos 4 resultados de perfil comportamental. São elas:

  • Dominância(D): perfil de pessoas competitivas, agressivas e que possuem foco nos resultados, podendo exercer uma liderança intimidadora;
  • Influência (I): composto por pessoas que gostam de estar sempre em destaque, que valorizam a admiração e o reconhecimento. Esse perfil é composto de grande poder de análise e racionalidade;
  • Estabilidade (S): está presente em profissionais voltados para as pessoas, que priorizam os relacionamentos interpessoais e um ambiente de trabalho saudável;
  • Conformidade (C): pessoas exigentes, detalhistas, disciplinadas e extremamente organizadas, costumam cobrar de sua equipe desempenho elevado e perfeição nas ações.

O resultado indica se o profissional possui um perfil alto ou baixo para cada uma das 4 características apontadas no DISC. A partir desses dados, são traçadas suas características.

Características da ferramenta MBTI

O MBTI é mais abrangente do que o DISC e a sua aplicação é mais longa.

Além disso, tanto o DISC quanto o MBTI podem ser aplicados por meio de plataformas que fornecem o resultado de forma automática, porém com a diferença de ser uma marca registrada, onde é necessário adquirir o direito de uso.

O MBTI avalia as pessoas através de 16 tipos de personalidades opostas, divididos em quatro blocos de letras, a partir das seguintes características:

  • Extroversão(E) e Introversão(I): os extrovertidos aprendem melhor através da interação com outras pessoas e da construção de relacionamento. Já os introvertidos preferem a reflexão e a privacidade, podendo tornar o trabalho mais individual;
  • Sensoriais(S) e Intuitivos(I): os sensoriais valorizam o sentir, optando por trabalhar em um ambiente que segue a um padrão, com ações ordenadas. Contudo, os intuitivos possuem preferência por um ambiente onde possam exercer a imaginação e criatividade, com ações mais espontâneas;
  • Thinking(T) e Feeling (F): os que seguem o pensamento (thinking), são mais objetivos e tem suas tomadas de decisão baseadas mais na razão do que na emoção, enquanto as pessoas com características puxadas para o sentimento (feeling), seguem mais suas emoções;
  • Julgadores(J) e Perceptivos(P): os julgadores se baseiam apenas em fatos e ficam motivados ao realizar ações e cumprir tarefas. Já os perceptivos têm sua motivação em apresentar novas ideias.

O perfil comportamental dos heróis da Marvel: exemplos

Os Vingadores foram convocados para a missão de te ajudar a entender como esses testes funcionam na prática e a importância deles para o autoconhecimento do profissional.

1. Viúva Negra – Dominância

Não é uma pessoa tão sociável e com muitos relacionamentos. É mais fechada, séria e sóbria, não demonstrando ser alguém com a característica de influenciar outras pessoas. Porém, a dominância é o forte dela, pois é uma personagem pragmática, prática e tem facilidade em falar “não” e ser mais incisiva, o que não significa que ela é uma tirana, nem que não pode construir boas amizades.

Por isso, ter o índice de Dominância alto não impossibilita que o profissional construa bons relacionamentos no trabalho e em sua vida pessoal.

2. Capitão América – Introversão

Personagem mais introvertido, apesar de ter um bom relacionamento com aqueles que são mais próximos em sua vida. Além disso, ele utiliza muito a razão, sendo analista e utilizando a tática para suas tomadas de decisão.

É importante frisar que a introversão não impossibilita que o profissional tenha amizades, nem que ele participe ativamente das decisões da equipe.

3. Homem de Ferro – Influência

Um homem de negócios, extremamente influente, que vai muito pela relação com as pessoas. Está sempre em evidência e administrando o conflito, tendo a comunicação como um ponto forte em suas tomadas de decisão, buscando contornar as situações. 

4. Thor – Dominância (SFP)

Personagem mais temperamental e impulsivo, que tem como base de suas tomadas de decisão muito mais a emoção do que a razão. É aquele que tem uma ideia e busca colocá-la em prática, sem muito planejamento.

5. Pantera Negra – Conformidade

Um líder apaziguador, com uma forma de liderar tranquila. Sua característica mais forte é a conformidade, mas apresenta alguns pontos em seu perfil que puxa para o lado da estabilidade, se posicionando sempre de forma resiliente, dando voz aos que estão à sua volta. Além disso, seu perfil é de alguém que segue regras e dá valor às tradições.

6. Hulk – Dominância (INFP)

O Hulk é introvertido, não é apegado a fatos e dados, age mais pela emoção do que pela razão e não tem o costume de planejar as coisas, tendo a dominância alta.

7. Bruce Benner – Conformidade (PJ)

Porém, quando está em sua forma humana, o doutor Bruce Benner é oposto do Hulk, tendo como principal característica a conformidade, sendo alguém que segue as regras à risca e possui nível alto de diplomacia. Além disso, o personagem é mais racional e planeja tudo antes de tomar suas decisões, apesar de também ser introvertido.

É importante destacar que não existem características melhores ou piores. A diversidade tem ganhado espaço nas empresas, provando que perfis diferentes podem gerar melhores resultados quando bem gerenciados. A ideia é que na cultura da empresa esteja inserida a visão de complemento, onde as diferenças dos profissionais se tornam complementos que somam dentro do time.

Desenvolver essa visão dentro da organização é extremamente importante e ajuda o time de recrutadores a extrair o melhor de cada profissional para um processo de seleção mais assertivo.

Confira agora um guia prático com 7 dicas “mão na massa” para iniciar a diversidade na sua empresa.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais