Propaganda

Análise Comportamental: o que é e como aplicar na sua empresa?

Análise Comportamental: o que é e como aplicar na sua empresa?
Propaganda

A análise comportamental é essencial para encontrar os melhores talentos para uma empresa. Afinal, ela permite conhecer as diferentes personalidades dos candidatos. 

Dessa forma, essa ferramenta estratégica de análise de personalidade é ideal para aplicar no processo de gestão de pessoas, ajudando na recolocação de funcionários internos e na contratação de novos colaboradores. A análise comportamental também beneficia a equipe, que através do autoconhecimento pode gerir seu comportamento e tentar melhorar seus pontos fracos, enaltecendo assim os pontos fortes.  

Atualmente, com a pandemia, as empresas de RH começaram a utilizar mais as ferramentas online de análise comportamental e até mesmo de recrutamento para agilizar processos, cortar custos e ao mesmo tempo seguir os protocolos de segurança trazidos com a Covid-19. 

Continue a leitura e saiba mais sobre como aplicar essa ferramenta na sua empresa!

O que é análise comportamental? 

Análise comportamental é um tipo de ferramenta utilizada pelo profissional de RH para identificar tipos diferentes de comportamentos de uma pessoa. Essa análise é bem diversificada e não precisa se referir apenas ao quesito recursos humanos. 

A análise comportamental segue as teorias do Behaviorismo, segmento relacionado à psicologia, que acredita que o comportamento (palavras, sentimentos e ações)  pode ser alterado através do aprendizado. 

Essa teoria é uma das correntes da história da psicologia mais conhecidas ao lado da psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (Psicanálise).  

Assim, de acordo com o Behaviorismo, o comportamento pode ser influenciado em três níveis:

  • Filogenético: influência hereditária;
  • Ontogenético: pessoal, fruto das experiências de cada indivíduo;
  • Cultural: normas e costumes sociais, relacionadas apenas à espécie humana.

Seguindo essa linha de pensamento, os especialistas desenvolveram ferramentas para analisar as características de cada indivíduo tendo como base um padrão para comparação. 

Dessa forma, surgiram os testes para analisar o comportamento dos candidatos, além de encontrar determinados perfis dentro da empresa. 

A partir dos resultados, as empresas podem investir na capacitação de seus funcionários através de técnicas para desenvolver as soft skills, que são competências comportamentais. 

Tipos de análise comportamental

Conheça agora os principais testes que podem ser aplicados pelo setor de RH na hora de fazer uma análise comportamental:

  • Metodologia DISC: identifica os traços e comportamentos previsíveis dos profissionais. Os 4 tipos de personalidades comportamentais utilizados são Dominância (como respondem a desafios e dificuldades), Influência (capacidade de influência e relacionamentos interpessoais), Estabilidade (como respondem às mudanças) e Conformidade (capacidade de se adequar e seguir regras);
  • Teste MBTI: é uma ferramenta muito utilizada para identificar a personalidade dos candidatos. É um teste clássico, em que o indivíduo escolhe as frases que melhor  se adaptam às suas preferências. Por exemplo, questões como “Você se considera mais prático do que criativo” costumam aparecer nos questionários MBTI, resultando em 16 tipos de personalidade possíveis;
  • Metodologia STAR: auxilia na identificação das experiências passadas de um profissional. A sigla STAR é de Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Geralmente, uma situação de trabalho é colocada e o profissional deve responder algumas questões para análise. (ex.: conte-me sobre um momento em que…);
  • Teste dos Bichos: chamado também de Teste de Dominância Cerebral. Analisa o cérebro humano em 4 partes: analítico, organizador, relacional e experimental. Os animais são representações para cada perfil: Tubarão (O proativo), Gato (O comunicador), Águia (O idealizador) e Lobo (O organizador);
  • Teste Fit Cultural: procura fazer o alinhamento entre os valores dos profissionais com os da empresa. Ou seja, é o teste que mede se um candidato/colaborador realmente se encaixa no ambiente de trabalho. Os valores analisados são: Competitividade, Responsabilidade social, Motivação, Inovação, Remuneração, Resultados e Estabilidade.

Para descobrir mais sobre os testes utilizados para realizar análises comportamentais, você pode acessar nosso outro conteúdo!

Como aplicar análise comportamental na sua empresa? 

A análise comportamental é feita de diferentes maneiras. O RH pode analisar o comportamento do trabalhador em seu cotidiano, fazer entrevistas pessoais, aplicar questionários nos colaboradores ou também aplicar alguma ferramenta online de recrutamento e seleção. 

Com a pandemia, muitas contratações, entrevistas e treinamentos estão sendo feitos de forma online. Nesse cenário, a tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço dentro desse setor, tanto para quem recruta, como para quem está pleiteando uma vaga. 

Vale destacar que todas essas tecnologias garantem o sigilo dos dados do colaborador e permitem que o setor crie um banco de dados com diferentes tipos de perfis e currículos de colaboradores e suas habilidades.

O importante é que, independente da metodologia escolhida, as avaliações  sejam registradas pelo recrutador para que ele e outros profissionais utilizem os dados para ações e tomadas de decisões. 

As vantagens de fazer a análise comportamental online 

O setor de RH deve sempre verificar o perfil dos candidatos e encaixá-los nas vagas certas, para que a empresa tenha um bom crescimento e produtividade. Se as pessoas (que são o capital humano) não trabalharem motivadas, elas não farão um bom trabalho. 

Além disso, estamos vivendo um momento em que as pessoas trocam de emprego toda hora e com facilidade. Para a empresa, escolher um candidato que realmente goste da sua profissão e queira ficar no trabalho por mais tempo, ajuda a reduzir as taxas de turnover.

Assim, cabe aos gestores e ao setor de RH escolher o profissional adequado ao cargo e entender cada vez mais os seus colaboradores através de um trabalho contínuo de análise comportamental. 

A análise comportamental ajuda a reduzir o absenteísmo e a rotatividade. Outra vantagem para a empresa é criar um ambiente colaborativo e mais agradável, visto que as equipes serão formadas por profissionais competentes, motivados e que se complementam entre si. 

A análise comportamental proporciona benefícios também ao colaborador, um senso de responsabilidade e comprometimento com o seu desempenho pessoal. Pois, na busca para gerir o seu próprio desempenho, ele torna-se mais focado nos pontos fortes e disposto a melhorar os fracos. 

Finalizando, uma empresa que faz análise comportamental tem maior chance de compreender melhor os seus colaboradores e dessa forma reter os melhores talentos.

Em que situações os testes podem ser aplicados?

Os testes comportamentais, principalmente feitos de modo online, podem ser extremamente úteis para as empresas. Especialmente nesse momento em que as pessoas precisam se expor menos devido à pandemia.

A seguir, separamos diferentes situações as quais os testes de análise comportamental podem ser aplicados: 

1. Recrutamento e seleção

Aplicar testes como o de análise comportamental nos processos seletivos está se tornando um requisito essencial para encontrar o melhor candidato. 

Ao fazer isso, o recrutador consegue analisar as habilidades do candidato para avaliar se encaixa na vaga em aberto, como características de relacionamento interpessoal e fit cultural

É importante que o candidato além de ter a qualificação necessária para exercer a função, possa se relacionar bem com gestores, colegas de trabalho, fornecedores e clientes. 

2. Realocação e promoção de funcionários

Antes de promover ou realocar um colaborador, é recomendável fazer uma análise detalhada do seu perfil profissional para ver se ele se adequa à nova função. 

O mesmo vale para quando o RH precisa fazer uma seleção interna para recolocação de um colaborador. O teste comportamental ajuda a verificar se seu perfil é o realmente indicado para o novo cargo.  

3. Orientação vocacional

A  análise comportamental também é indicada para os profissionais que ainda estão descobrindo seu perfil profissional ou para os experientes que desejam uma recolocação no mercado de trabalho. O questionário é baseado nas preferências e hábitos da pessoa, o que aumenta as chances de descobrir uma atividade profissional que se adeque a seu perfil.  

4. Planejamento estratégico

Conhecer o perfil dos funcionários é indispensável para que o RH atue de forma mais estratégica dentro da empresa, traçando ações mais direcionadas para o desenvolvimento de seus funcionários. 

Esse planejamento pode ser aprimorado devido à análise das habilidades dos colaboradores da equipe. 

Análise comportamental: saiba como a JobConvo pode te ajudar!

Selecionar um candidato ideal para uma vaga não é uma tarefa fácil para os profissionais de RH. Estes precisam usar todo o seu conhecimento profissional aliado à tecnologia. Com o software da JobConvo, é possível realizar testes como o de análise comportamental, que avaliam a tendência de comportamento dos candidatos, além da análise de Fit Cultural, que permite identificar os perfis que mais se identificam com a cultura da empresa. 

O teste de análise comportamental da JobConvo tem o objetivo de descobrir a tendência de 16 tipos de perfis diferentes de  pessoas,  ajudando os recrutadores a decidirem pelos melhores candidatos. O ideal é que o gestor escolha perfis diferentes de pessoas que se completam para que o trabalho flua da melhor maneira possível. 

E o mais importante: por ser uma ferramenta online, a análise comportamental da JobConvo segue as normas de segurança da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) relativas à privacidade e segurança de dados pessoais dos colaboradores e candidatos que são coletados pelas empresas. 

O software JobConvo oferece diversas vantagens para o setor, que vão além da análise comportamental: 

  • Automatização dos processos;
  • Divulgação das vagas em diversos canais;
  • Aplicação de testes técnicos;
  • Aplicação do Fit Cultural;
  • Produção de relatórios junto a gestores, etc.

Agora que você sabe da importância das análises comportamentais dentro da sua empresa, é hora de colocar em prática essa ferramenta. Clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA do software JobConvo!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais