Propaganda

Tipos de liderança: Conheça os 5 tipos e suas características!

Tipos de liderança: Conheça os 5 tipos e suas características!
Propaganda

Muito se fala em liderança, espírito de líder e realmente aptidão para liderar. As empresas buscam cada vez mais por pessoas que saibam liderar. Não é possível aprender liderança em artigos ou simplesmente pegar uma apresentação de PPT ou  PDF de liderança e desenvolver a dominar as técnicas de um bom líder.

Muitos falam sobre o que é liderança coach e o que é liderança política, mas, o que você entende por liderança? A liderança na administração causa algum impacto nas técnicas que busca utilizar? O que é liderança na empresa onde trabalha? Quais os tipos de liderança que consegue identificar?

São inúmeras perguntas e questionamentos, mas saber a resposta para cada uma delas nos ajuda a desenvolver as melhores metodologias  para liderar. Ser o espelho de um bom líder é importante para quem deseja crescer e se desenvolver. Por isso, vamos te mostrar quais são os diferentes tipos de lideranças, assim como suas características. 

O que é liderança 

Para ser um bom líder, antes de tudo, é necessário que haja compreensão do conceito: liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Ou seja, um líder possui as habilidades necessárias para motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que assim, possam contribuir voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Porém, liderar é uma tarefa complexa, uma vez que, para ser um bom líder é preciso ter habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, mas, além disso, é necessário ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhadas com os interesses das organizações.

A importância da liderança 

Empresas que possuem ou desenvolvem líderes dentro de seus núcleos, tendem a alcançar o sucesso.

O líder possui grande importância nos processos de qualquer organização. Ele é alguém que, literalmente, veste a camisa da empresa e se torna a própria empresa em pessoa.

Líderes estão sempre  ligados a gestão de pessoas e por serem responsáveis por repassar a cultura da empresa e engajar a equipe, para que  missão, visão e valores da organização estejam alinhados à forma de trabalhar da equipe.

Por ser um representante da organização, o líder deve compreender  a empresa de modo completo, sabendo como funcionam os seus setores e processos. além disso, é válido ressaltar que a presença de liderança em diferentes núcleos proporciona à empresa constantes feedbacks de como estão os desenvolvimentos dos objetivos e uma melhor qualidade no contato com seus funcionários.

Características de um bom líder

Quando falamos de liderança, não basta apenas querer liderar. Para essa tarefa, são necessárias características um tanto quanto peculiares que precisam ser desenvolvidas. Geralmente, um bom líder possui as seguintes atributos:

  • dinâmico;
  • criativo;
  • carismático;
  • pró ativo;
  • ético;
  • comunicativo;
  • inspirador;
  • inovador;
  • abraçar desafios;
  • bom relacionamento;
  • intuitivo;
  • empático;
  • motivador.

Para encontrar os seus líderes que já estão em sua empresa é necessário conversar com seus colaboradores, analisar a rotina deles para enfim identificar as características citadas.

Como encontrar novos líderes?

Uma opção para encontrar novos líderes se dá através de uma gestão organizacional. Trata-se de uma maneira de avaliar os pontos mencionados acima, observando e compreendendo o perfil de seus colaboradores.

A gestão organizacional permite uma visão ampla de desempenho e desenvolvimento de quem faz parte da sua empresa. Com essas informações, as equipe de recursos humanos conseguem identificar traços de liderança dos indivíduos para criar planos de carreira e desenvolvimento para cada

Como desenvolver a liderança organizacional?

Líderes organizacionais devem possuir diferentes posturas na hora de se desenvolver e trabalhar com sua equipe. Por isso, uma liderança organizacional é desenvolvida quase que diariamente. No entanto, algumas dicas podem ajudar nesse processo de desenvolvimento.

1. Tenha uma boa comunicação e transparência com as equipes

Os colaboradores devem estar cientes das estratégias adotadas pela empresa e os verdadeiros direcionamentos que a empresa procura em seu cenário. Isso importante para o líder se identificar melhor com a sua organização e se engajar com suas equipes da maneira alinhada com as expectativas da empresa.

2. Haja com Igualdade: Evite diferenciar os profissionais por nível hierárquico

Um líder ouve sua equipe da mesma maneira, sem dar preferências a níveis hierárquicos mais altos. Um bom líder se coloca no mesmo patamar dos outros colaboradores e valoriza as diversas visões e opiniões, dando abertura para que todos participem dos processos. Gerando um melhor relacionamento entre as equipes, com maior confiança e menos medo.

3. Busque ouvir a equipe: Tome nota a respeito dos problemas e pontos de melhorias

O líder deve observar sua equipe e ver as possíveis dificuldades e as que já estão acontecendo para garantir que as falhas sejam corrigidas e consiga motivar os profissionais envolvidos.

Além de reparar atentamente em sua equipe para possíveis problemas, você pode reconhecer os pontos fortes e de melhoria de cada profissional e auxiliar quando necessário para garantir uma melhor performance de cada um.

Como uma boa a liderança pode influenciar a empresa?

A liderança é inevitável e necessário dentro das equipes. Mas a diferença acontece mesmo quando há líderes qualificados nos times, pois são eles que ajudam fazer com que o cotidiano dos colaboradores seja mais leve e benéfico tanto para os profissionais, quanto para a empresa. Pensando dessa forma, separamos alguns aspectos que mostram como uma boa liderança é capaz de influenciar a empresa.

1. Retenção de talentos

O papel da liderança é vital para a retenção de talentos.. Manter os colaboradores no quadro dos funcionários da empresa é um desafio constante para as equipes. O ideal é garantir que cada indivíduo de uma organização se sinta engajado, valorizado e motivado, o que resulta em uma menor chance de um possível desligamento da empresa.

Um bom líder, como já dito acima, garante uma rotina mais harmoniosa, um bom relacionamento entre os funcionários de confiança e crescimento. Assim, é mais fácil garantir que o colaborador esteja satisfeito com sua equipe e função e tem a abertura de dialogar com seu líder quando estiver com dificuldades.

2. Produtividade

O líder tem um papel fundamental na produtividade dos processos internos e age como um grande encorajador dos colaboradores para a realização das atividades propostas à eles.

Quando a liderança é bem aplicada, a produtividade aumenta. Assim, as equipes trabalham melhor e mantém uma alta qualidade de entrega de resultados.  Sem uma boa liderança, as consequências podem ser bem negativas para o desempenho da empresa.

3. Tomada de decisão

Um líder precisa tomar decisões. Quanto melhor treino, preparo e conhecimento do planejamento organizacional, melhor serão as decisões que ele tomará que influenciarão as estratégias e rotinas de suas equipes.

O líder deve ter um conhecimento profundo das estratégias e objetivos da empresa, para tomar suas decisões alinhadas com as metas propostas à sua equipe.

4. Liderança organizacional fundamental para o foco

Com um excelente líder a chance de ter uma equipe focada é muito maior e o  foco é necessário para a performance da empresa. As tarefas organizadas e alinhadas fazem a diferença na hora dos resultados. Atrasos de entrega, trabalho mal feito e sem supervisão podem ser consequência de uma liderança precária.

Assim, a equipe deve possuir o mesmo foco já que são um grupo com as mesmas metas. Sem isso, são indivíduos trabalhando sem um propósito ou envolvimento no resultado. Por isso, repetimos  é importante incluir no seu quadro de funcionários, profissionais com as características de liderança.

Tipos de Liderança: conheça os 5 principais

Existem diversos tipos e liderança. Cada um deles é especial e funciona de acordo com o ambiente organizacional no qual são empregados. Ter um estilo específico de liderança não quer dizer que os demais estão errados, mas é preciso sempre se adaptar ao ambiente e necessidades da equipe.

O tipo de líder impacta diretamente na performance e nos resultados da equipe. A forma de liderar influi no comportamento de todos que estão a sua volta. Por isso, se não está satisfeito com o seu comportamento e técnicas utilizadas, ou ainda não se encontrou dentro da organização e busca desenvolver novas habilidades e Soft Skills, é importante conhecer cada um dos tipos de liderança. São eles:

  • Liderança autocrática;
  • Liderança situacional;
  • Liderança democrática;
  • Liderança liberal;
  • Liderança transformacional.

Em cada um dos tipos de liderança há algo comum: a certeza de que o líder tem como papel decisivo no ambiente de trabalho.

1. Liderança autocrática 

A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritário sobre um grupo. Esse tipo de liderança se caracteriza pelo controle que o líder exerce sobre todas as decisões. Na liderança autocrática ele pouco consulta à opinião dos membros da equipe. 

As Características da liderança autocrática são:

  • O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas;
  • O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
  • Não há promoção da participação efetiva da equipe nos projetos;
  • O líder toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados;
  • O líder não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados;
  • Exerce cobrança excessiva, causando certo desconforto;
  • Limita a performance do grupo.

2. Liderança situacional

Na liderança situacional o líder se adapta diante de certas situações. Ou seja, para exercê-la é preciso medir a maturidade do liderado e a situação encontrada, para então desenvolver o melhor estilo de liderança para o grupo.

Nesse tipo de liderança há uma relação entre liderança, motivação e poder. Onde o líder precisa avaliar com frequência os seus colaboradores e alterar o seu estilo de liderança, deixando-a dinâmica e flexível. Buscando utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

As Características da liderança situacional são:

  • Direção: o líder supervisiona a tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança;
  • Orientação: o líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda;
  • Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento;
  • Autonomia: o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.

3. Liderança democrática 

Neste tipo de liderança os subordinados são todos envolvidos nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e aumentando a produtividade. O líder democrático precisa se envolver, discutir e acompanhar as equipes. Além disso, nesse tipo de liderança tanto o trabalho quanto a tomada de decisão são feitas em conjunto com os subordinados, sempre ouvindo, orientando e impulsionando a equipe.

As principais características da liderança democrática são:

  • O líder encoraja e ajuda a tomar decisões de grupo em todas as atividades;
  • Incentiva a realização dos planos e alcance dos objetivos;
  • O líder deixa a direção do trabalho à escolha do grupo. As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
  • A equipe esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário;
  • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
  • O líder busca ser um membro normal do grupo.

4. Liderança liberal 

Nessa forma de liderar, o líder permite total liberdade para a tomada de decisão. Com isso, os  indivíduos ou o grupo, podem decidir, e solicitar a participando do líder apenas quando for necessário.

A Liderança Liberal oferece maior liberdade aos indivíduos na execução dos projetos. Além disso, o líder passa a ser visto como facilitador do processo, sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros.

Dessa forma, a supervisão não constante permite que as pessoas possuam maior responsabilidade no projeto e o líder seja o agente transmissor de informações. Com este tipo de liderança, é possível avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado.

São características da liderança liberal:

  • Os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas;
  • O líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial;
  • Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
  • A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo;
  • O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
  • O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

5. Liderança transformacional

A liderança transformacional se caracteriza pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade do ambiente. Ou seja, um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos. O líder transformacional, normalmente  é visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Em todas as áreas de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores. Por meio de seus exemplos e atitudes, o líder serve como um referencial positivo, cuja maneira com que trata as pessoas, resolve lacunas e alcança resultados é fonte e inspiração para toda a equipe.

Neste tipo de liderança o líder tem o poder de causar um efeito excepcional nos seus liderados, que passam a se preocupar com o desenvolvimento, mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. 

As características da liderança transformacional são:

  • Carisma: o líder envolver as pessoas e conquista a colaboração da equipe para realizar aquilo que foi proposto. Com uma comunicação clara e efetiva, promove mudanças e consegue a cooperação e o engajamento de seus liderados;
  • Inspiração: com os seus exemplos, feitos e atitudes o líder passa a ser inspiração para os profissionais sob sua gestão, passando a ser um referencial positivo;
  • Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência, racionalidade e a resolução cuidadosa de problemas;
  • Consideração individualizada: trata cada empregado individualmente, acompanha e aconselha.

4 Ps da Liderança em Gestão de Pessoas

Dentro do planejamento estratégico das empresas, nada é mais importante do que o capital humano. É essencial que um bom líder esteja a par da evolução de sua equipe. O treinamento e desenvolvimento de pessoas é instrumento que promove a qualidade de vida.

A fim de navegar com sucesso entre os desafios, o líder bem-sucedido requer os quatro Ps seguintes para uma ótima liderança:

  • Propósito;
  • Plano;
  • Pessoas;
  • Poder.

1. Propósito 

Primeiro, um líder precisa de um propósito. Chame isso de visão, missão, paixão, ideal, causa ou vocação, mas os líderes bem-sucedidos precisam ser apontados na direção certa, e precisam ser capazes de inspirar outros a participarem de sua busca.

2. Plano

Em segundo lugar, um líder precisa de um plano. Novamente, chame de estratégia, roteiro ou conjunto de metas e objetivos, mas os líderes bem-sucedidos precisam não apenas saber para onde estão indo, mas como chegar vão chegar lá.

3. Pessoas

Em terceiro lugar, um líder precisa de pessoas. Líderes de sucesso têm seguidores comprometidos com o Propósito e o Plano, e são motivados a participar de um movimento, comunidade ou grupo que é maior do que a soma de suas partes. Líderes precisam ser capazes de motivar essas pessoas a andar na conversa.

4. Poder

E finalmente, um líder precisa de poder. O poder pode vir de pessoas ou dinheiro ou idéias ou capital ou algum tipo de outro recurso, mas um motor precisa de combustível para seguir em frente. Líderes precisam ser capazes de organizar esses recursos em apoio à sua causa.

Para motivar as pessoas, os líderes contemporâneos também precisam ser inclusivos. Tomando uma sugestão de esportes de equipe, cada membro da equipe tem um papel crítico a desempenhar, e o sucesso da equipe depende de todos poderem desempenhar essas funções com sucesso, tendo à frente um líder extremamente capaz.

Um bom líder pode ser identificado através de um software de seleção. Se você buscar líderes para sua empresa, solicite uma demonstração GRATUITA de nosso sofwtare de seleção e se supreenda com o resultado.

 

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais