O que é liderança? Entenda o conceito e conheça os diferentes tipos

5 (100%) 3 votes

Muito se houve falar em liderança corporativa, espírito de líder e aptidão para liderar. As empresas buscam cada vez mais por pessoas que saibam liderar. Não é possível aprender liderança em artigos ou simplesmente pegar um PDF de liderança e desenvolver a dominar as técnicas de um bom líder.

Muitos falam sobre o que é liderança coach e o que é liderança política, mas, o que você entende por liderança? A liderança na administração causa algum impacto nas técnicas que busca utilizar? O que é liderança na empresa onde trabalha? Quais os tipos de liderança que consegue identificar?

São inúmeras perguntas e questionamentos, mas saber a resposta para cada uma delas nos ajuda a desenvolver os melhores métodos para liderar. Ser o espelho de um bom líder é importante para quem deseja crescer e se desenvolver. Por isso, vamos ajudá-lo a entender o que é liderança e como desenvolvê-la. Acompanhe!

O que é liderança?

Para ser um bom líder, antes de mais nada, é preciso compreender o conceito: liderança é a capacidade que um indivíduo possui de conduzir um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe que gera resultados. Ou seja, um líder possui as habilidades necessárias para motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que assim, possam contribuir voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Porém, liderar é uma tarefa complexa. Pois, para ser um bom líder é preciso ter habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, mas, além disso, é necessário ter também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhadas com os interesses das organizações.

Então, quais são os tipos de liderança?

Existem diversos tipos e liderança. Cada um deles é especial e funciona de acordo com o ambiente organizacional no qual são empregados. Ter um estilo específico de liderança não quer dizer que os demais estão errados, mas é preciso estar sempre se adaptando ao ambiente e necessidades da equipe.

O tipo de líder impacta diretamente na performance e nos resultados da equipe. A forma de liderar influi no comportamento de todos que estão a sua volta. Por isso, se não está satisfeito com o seu comportamento e técnicas utilizadas, ou ainda não se encontrou dentro da organização e busca desenvolver novas habilidades e Soft Skills, precisa conhecer cada um dos tipos de liderança. São eles:

  • Liderança autocrática;
  • Liderança situacional;
  • Liderança democrática;
  • Liderança liberal;
  • Liderança transformacional.

Em cada um dos tipos de liderança há algo comum: a certeza de que o líder tem como papel decisivo no ambiente de trabalho.

 

O que é liderança autocrática?

A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo. Esse tipo de liderança se caracteriza pelo controle que o líder exerce sobre todas as decisões. Na liderança autocrática ele pouco consulta à opinião dos membros da equipe. Habitualmente, os líder autocrático faz escolhas com base nas suas próprias ideias e julgamentos, e raramente aceitam conselhos dos seguidores.

Características da liderança autocrática

  • O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas;
  • O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
  • Não há promoção da participação efetiva da equipe nos projetos;
  • O líder toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados;
  • O líder não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados;
  • Exerce cobrança excessiva, causando certo desconforto;
  • Limita a performance do grupo.

O que é liderança situacional?

Neste tipo de liderança o líder se adapta diante de certas situações. Ou seja, para exercê-la é preciso medir a maturidade do liderado e a situação encontrada, para então desenvolver o melhor estilo de liderança para aquele grupo específico.

Na liderança situacional há uma relação entre liderança, motivação e poder. Onde o líder precisa avaliar com frequência os seus colaboradores e alterar o seu estilo de liderança, deixando-a dinâmica e flexível. Buscando utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

Características da liderança situacional

Este modelo de liderança pode ser dividido em quatro estilos. Estes variam de acordo com os níveis de maturidade dos subordinados:

  • Direção: o líder supervisiona a tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança;
  • Orientação: o líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda;
  • Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento;
  • Autonomia: o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.

O que é liderança democrática?

Neste tipo de liderança os subordinados são envolvidos nos planos, políticas, procedimentos e metas empresariais, facilitando as discussões e a produtividade. O líder democrático precisa se envolver, discutir e acompanhar as equipes. Além disso, nesse tipo de liderança tanto o trabalho quanto a tomada de decisão são feitas em conjunto com os subordinados, sempre ouvindo, orientando e impulsionando a equipe.

Características da liderança democrática

  • O líder encoraja e ajuda a tomar decisões de grupo em todas as atividades;
  • Incentiva a realização dos planos e alcance dos objetivos;
  • O líder deixa a direção do trabalho à escolha do grupo. As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
  • A equipe esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário;
  • A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
  • O líder busca ser um membro normal do grupo.

O que é liderança liberal?

Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisão. Com isso, os  indivíduos ou o grupo, podem decidir, e solicitar a participando do líder apenas quando for necessário.

A Liderança Liberal oferece maior liberdade aos indivíduos na execução dos projetos. Além disso, o líder passa a ser visto como facilitador do processo, sendo o responsável por transmitir as informações e estimular a criatividade dos membros.

Dessa forma, a supervisão não constante permite que as pessoas possuam maior responsabilidade no projeto e o líder seja o agente transmissor de informações. Com este tipo de liderança, é possível avaliar o comportamento, o nível de conhecimento, habilidade, o comprometimento e a responsabilidade do subordinado.

Características da liderança liberal

  • Os subordinados são livres para estabelecer seus próprios planos e metas;
  • O líder raramente se envolve em discussões, opinando apenas se questionado, interagindo de maneira superficial;
  • Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
  • A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo;
  • O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
  • O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

O que é liderança transformacional?

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade do ambiente. Ou seja, um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos. O líder transformacional é visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Em todas as áreas de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores. Por meio de seus exemplos e atitudes, o líder serve como um referencial positivo, cuja maneira com que trata as pessoas, resolve lacunas e alcança resultados é fonte e inspiração para toda a equipe.

Neste tipo de liderança o líder tem o poder de causar um efeito excepcional nos seus liderados, que passam a se preocupar com o desenvolvimento, mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. Além disso, o líder enfatiza um senso de missão em busca dos ideais, influenciando sempre com ética e moral.

Características da liderança transformacional

  • Carisma: o líder envolver as pessoas e conquista a colaboração da equipe para realizar aquilo que foi proposto. Com uma comunicação clara e efetiva, promove mudanças e consegue a cooperação e o engajamento de seus liderados;
  • Inspiração: com os seus exemplos, feitos e atitudes o líder passa a ser inspiração para os profissionais sob sua gestão, passando a ser um referencial positivo;
  • Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência, racionalidade e a resolução cuidadosa de problemas;
  • Consideração individualizada: trata cada empregado individualmente, acompanha e aconselha.

Agora que já sabe o que é liderança, consegue identificar com qual tipo de liderança você mais se identifica, ou qual tipo de líder deseja ser?