O que é soft skill, quais as mais requisitadas e como desenvolvê-las?

5 (100%) 2 votes

Durante o processo de recrutamento e seleção é comum que as empresas apliquem testes e dinâmicas para a avaliação dos candidatos. Pois, os profissionais nas organizações precisam dispor de competências essenciais para ocupação dos cargos.

A análise de Fit Cultural permite que a empresa avalie valores fundamentais para o perfil da cultura organizacional. Por meio desse método é possível fazer um ranking dos perfis mais aderentes à empresa, o que aumenta a probabilidade da contratação da pessoa correta.

Uma forma de despertar e possibilitar a percepção e avaliação de cada uma das características únicas de cada candidato, a avaliação comportamental evidencia as soft skill. A avaliação dos Soft Skills antes e depois da contratação é de extrema importância para o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, sucesso da organização.

Soft skill: o que é?

Há uma grande procura no mercado de curso de soft skills, livro e teste de soft skills, além de soft skills para advogados, administradores, corretores e, tantas outras profissões. Mas, o que é soft skill?

Diferentemente do que muitos pensam, Soft skill é cada uma das competências que engloba a personalidade e comportamento do profissional. Ou seja, são habilidades particulares, aptidões mentais, emocionais e sociais.

A soft skill são influenciadas pela experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa. São esses, e outros fatores, que fazem com que elas despertem em cada indivíduo.

A soft skill é difícil de avaliar e não pode ser adquiridas com capacitação técnica. Ela também está relacionada a forma com que o indivíduo se relaciona e interage com outras pessoas. Com isso, ela afeta os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Quais são as diferença entre hard skill e soft skill?

Não apenas as soft skills, existem as hard skills. Diferentes, cada uma delas está envolvida com diferentes categorias de habilidades. Entenda a diferença entre elas:

Hard skill

As Hard Skills são habilidades que o indivíduo consegue quantificar. Ou seja, elas podem ser qualificadas, aprendidas e ensinadas. Diferentemente das soft skills, é possível até mesmo ensinar essas aptidões para uma determinada pessoa e, assim ajudá-la a conquistar tais habilidades.

Para medir se determinado profissional possui as hard skills necessárias, é possível  realizar testes práticos ou até mesmo perguntas em relação aos cursos que ele possui, livros que ele já leu ou treinamentos que tenha participado. Alguns exemplos de hard skills, são:

  • Domínio de uma determinada língua;
  • Diploma ou certificado de um curso realizado;
  • Habilidade de operar um determinado software;
  • Habilidade de operar um maquinário;
  • Habilidade  para realizar a programação de software.

Esses são apenas alguns exemplos, mas a lista de hard skills é enorme. E, é importante desenvolver essas habilidades para conseguir maior destaque no mercado de trabalho. Pois, não apenas soft skills, as empresas buscam pessoas que tenham hard skills e estejam dispostas a ensiná-las e multiplicá-las.

Soft skill

As Soft skills apresentam maior dificuldade de avaliação. Pois, elas estão relacionadas a forma como o profissional se relaciona com outras pessoas. Essas aptidões são muito subjetivas, por isso, sua avaliação pode ser realizada em entrevistas e na forma como as pessoas trabalham.

Umas forma muito eficaz de identificar e evidenciar a soft skill é por meio das dinâmicas de grupo. Além disso, situações em que um candidato simula uma atividade real de trabalho também é uma excelente forma de identificar comportamentos específicos. Alguns exemplos de soft skills, são:

  • Flexibilidade;
  • Comunicação;
  • Liderança;
  • Paciência;
  • Persuasão;
  • Priorização;
  • Ética;
  • Positividade.

Dentre as soft skills estão as habilidades mais procuradas pelas empresas. As organizações procuram por pessoas que as possuam, estejam dispostas a empregá-las no dia a dia do trabalho e, façam a diferença dentro do ambiente organizacional.

 

Quais são as soft skills mais requisitadas no mercado?

Em meio a um mercado competitivo, possuir algumas soft skill acaba influenciando positivamente na decisão da empresa em relação ao colaborador ou ao candidato. Os recrutadores procuram por pessoas que se destaquem, mas acima disso, que tenham habilidades transformadores.

As soft skills são aptidõe que impactam o ambiente organizacional como um todo. Não apenas o desenvolvimento das atividades, essas habilidades acabam interferindo nas relações com a equipe e nos resultados alcançados. Com isso, as soft skills mais requisitadas no mercado passaram a ser:

1- Comunicação eficaz

Não apenas falar a mesma língua, a comunicação precisa ser verdadeira e eficaz. Para tanto é necessário realizar uma transmissão clara. Ou seja, fazer a interpretação das ideias de uma forma que seja possível transmiti-las para a outra pessoa da maneira exata, deixando claro o que se está querendo dizer.

Essa soft skill é importante, pois quando a comunicação é eficaz, a pessoa se torna capaz de falar para os mais diversos públicos, o que possibilita o alcance dos objetivos pessoais e organizacionais.

2- Pensamento criativo

É natural que algumas pessoas sejam, naturalmente, mais criativas do que outras. Porém a criatividade requisitada pelas empresas é algo que pode ser aperfeiçoado com a prática. Por isso, em meio ao mercado competitivo possuir essa soft skill é muito importante. Pois, quem demonstra mais facilidade na elaboração de soluções de forma rápida e inovadora acaba tendo preferência das empresas.

3- Resiliência

A resiliência é a capacidade de se recuperar depois de enfrentar adversidades. Essa soft skill está muito ligada a força e maturidade psicológica. Pois, a pessoa que possui essa característica consegue lidar com problemas, se adaptar a mudanças e resistir a pressões. Com isso, ela se torna extremamente útil em qualquer área de atuação, sendo muito requisitada no mercado atual.

4- Empatia

A empatia é uma soft skill muito importante para qualquer ambiente, não apenas para o profissional. Necessária principalmente para líderes e gestores, ela está ligada a capacidade que o indivíduo tem em se colocar no lugar de outra pessoa, entendendo o próximo ao ponto de quase sentir o que ele sente.

5- Liderança

A liderança é uma soft skill de destaque. Ela é produto da união de todas as demais habilidades. Ou seja, é praticamente impossível ser um líder sem saber se comunicar bem, sem ter facilidade para trabalhar em equipe, sem empatia ou criatividade. Por isso, ela é a habilidade mais requisitada no mercado de trabalho.

6- Ética no trabalho

A soft skill mais difícil de ser ensinada, a ética no trabalho, é um tipo de habilidade que as pessoas carregam e desenvolvem ao longo da vida.

Agora que já conhece as principais soft skill, basta tentar desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las!