Tech Recruiter: o que é e quais as suas vantagens

Tech Recruiter: o que é e quais as suas vantagens

Em todos os setores do mercado, a tecnologia tem se destacado com um papel fundamental. Essa evolução digital fez com que muitos se tornassem dependentes dela, tornando cada vez mais necessária a contratação de um Tech Recruiter para o processo de R&S nas empresas.

Com o auxílio desse profissional, recrutar os candidatos ideais para cada vaga se torna mais fácil, trazendo mais assertividade, além de aperfeiçoar o quadro de talentos da organização. Vale lembrar que esse também é um ponto importante para diminuir a taxa de rotatividade da empresa.

Continue acompanhando a leitura, saiba tudo sobre essa nova profissão e quais são as suas vantagens para o RH!

O que é um Tech Recruiter?

O Tech Recruiter (recrutador técnico) é o responsável por recrutar pessoas no setor de tecnologia e desenvolvimento com base em suas competências. Esse profissional tem conhecimento tanto em recursos humanos quanto em T.I., buscando sempre se manter por dentro de novos assuntos sobre tecnologia. 

No entanto, também existem empresas que contratam um Tech Recruiter que não possui muitos conhecimentos nessas duas áreas. Isso porque, apesar de ser preferível possuir essas competências, o desejo de se manter sempre atualizado e por dentro dos novos conteúdos é crucial e pode ser suficiente para o cargo.

Além de realizar as avaliações técnicas, o recrutador também analisa questões culturais e comportamentais, da mesma forma como ocorre em um processo de recrutamento e seleção tradicional.

É essencial que todas as empresas do ramo tecnológico tenham um profissional com essas skills específicas. Afinal, ele irá auxiliar na otimização de tempo durante o processo seletivo, o que impacta positivamente em diversos fatores, que abordaremos mais à frente nos próximos tópicos. Isso ocorre devido às habilidades para realizar triagens mais assertivas.

De forma resumida, o Tech Recruiter é o especialista que faz o recrutamento e a seleção de profissionais para atuar na área de tecnologia. Como esse é um mercado bastante movimentado, o setor de RH deve estar pronto para atender a essa demanda. Não podemos esquecer que as empresas do atual mercado precisam contar com profissionais com conhecimentos e capacidades tecnológicas.

O que faz um Tech Recruiter?

O Tech Recruiter é o responsável pela triagem/seleção de currículos e perfis ideais para uma vaga que envolva a tecnologia. Ele faz isso por meio da realização de entrevistas técnicas e outras estratégias de seleção. Além disso, ele possui autonomia para traçar novas estratégias de acordo com a necessidade da empresa, e assim, tornar os processos seletivos ainda mais efetivos na área de recrutamento. 

Um exemplo disso é a elaboração de um teste para avaliar o conhecimento técnico do profissional e analisar se ele de fato se encaixa na vaga em aberto.

Além dessas funções, o profissional pode elaborar descrições mais objetivas de vagas de emprego e divulgá-las nas redes sociais e canais de comunicação específicos, sempre buscando fazer isso da forma mais estratégica possível.

É importante que os recrutadores técnicos fiquem atentos às comunidades das quais os desenvolvedores geralmente participam e contribuem, pois nesses canais a promoção de empregos pode ser mais eficaz e atingir diretamente o seu público-alvo.

Por fim, o Tech Recruiter também atua em conjunto com outros setores da empresa, como o de marketing. Nesse caso, eles trabalham para tornar o processo de R&S mais atrativo e agradável aos talentos do mercado, como é o foco do inbound recruiting.

Não há dúvidas de que a contratação desse profissional pode trazer muitas vantagens. Continue a leitura no próximo tópico para descobrir quais são!

As vantagens de contar com um Tech Recruiter

Cada vez mais é possível ver empresas migrando para o modelo de trabalho remoto, principalmente após a pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Isso torna o domínio técnico dos colaboradores ainda mais importante de ser avaliado, pois a necessidade desse conhecimento é essencial para essa nova rotina profissional, mesmo aqueles que não irão trabalhar diretamente na área tecnológica.

Por isso, o processo de seleção realizado por recrutadores técnicos é fundamental para as empresas. Por meio desse profissional, encontramos diversas vantagens, como:

1. Recrutamento assertivo

Como já foi abordado, o Tech Recruiter possui conhecimento em duas áreas importantes para o processo técnico de recrutamento: RH e TI. Dessa forma, ele está apto para recrutar os talentos de maneira mais assertiva, encontrando colaboradores ideais para cada vaga específica da empresa, sempre analisando o perfil mais adequado para uma função que precise de alguma forma contar com a tecnologia.

Consequentemente, essa assertividade no R&S proporciona outros benefícios para a empresa, como os que serão citados nos próximos tópicos.

2. Redução de tempo no R&S

Por sua experiência, o Tech Recruiter pode atualizar os processos de seleção e criar novas estratégias de acordo com as tendências do mercado. Com a visão à frente, o recrutador também consegue identificar quais candidatos têm o perfil exigido, gerando efetividade ao setor de RH e, com isso, a redução de tempo do processo,  o que também acaba gerando a redução de custos para os negócios.

3. Aumento de produtividade

Ter uma seleção mais assertiva auxilia no aumento de produtividade dos colaboradores. O recrutador técnico está apto para montar uma equipe unida e alinhada com a visão e objetivos da empresa. Dessa forma, os trabalhadores podem alcançar maior produtividade, visando atender todas as demandas solicitadas pela organização. 

Os principais desafios da profissão

Devido ao constante avanço da tecnologia, todos os anos surgem novas necessidades no mercado, o que também traz um conjunto de novos desafios para os Tech Recruiters.

Com o isolamento social, uma lacuna de necessidade de profissionais técnicos nas empresas foi aberta. Esse é um grande problema para o mercado de trabalho e o ambiente de negócios do Brasil, pois apenas a formação dos profissionais de TI não acompanha a demanda do mercado, o que tem afetado muitos gestores.

Veja alguns dos principais desafios do Tech Recruiter:

Descrição de vaga pouco assertiva

Outro desafio da profissão é elaborar o anúncio das vagas e as descrições. Frequentemente, as expectativas e exigências dos recrutadores técnicos não são claramente definidas. Por isso, o RH pode enfrentar desafios e dúvidas ao descrever as expectativas dos candidatos de forma mais objetiva e eficaz.

Portanto, é crucial a definição correta do perfil profissional e público-alvo que a empresa deseja alcançar. Além disso, mais informações sobre as expectativas da organização, sua visão e objetivos, são importantes ao descrever uma vaga em sua empresa.

Encontrar profissionais capacitados

A área de TI ainda é recente no mercado, o que torna difícil encontrar especialistas realmente capacitados. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm enfrentado a escassez de profissionais que atendam às exigências atuais do mercado em tecnologia e habilidades de programação. Um exemplo disso é a segurança da informação.

Ausência de incentivo

Outro desafio desses profissionais é a falta de incentivos e de um plano de carreira realmente benéfico. Essa situação leva a empresa a ter uma grande rotatividade de profissionais.

Como a necessidade de profissionais da área é grande no mercado atual, esses especialistas normalmente possuem maiores exigências em relação ao seu cargo. Diante dessa realidade, é importante que os gestores de RH evitem prejuízos ao negócio, realizando assim uma retenção de talentos mais efetiva.

Processo seletivo lento

Algumas empresas possuem processos de recrutamento longos e exaustivos. Essa lentidão no processo de contratação faz com que a organização perca potenciais talentos para outras empresas com processos mais rápidos, limitando a obtenção dos candidatos mais qualificados, principalmente na busca por profissionais técnicos. Portanto, é preciso apostar na otimização do processo de recrutamento da organização.

Ausência de profissionais com visão estratégica

As empresas têm procurado cada vez mais por profissionais com um perfil técnico, e especialistas com visão estratégica e analítica do negócio. Contudo, recrutar talentos com alta capacidade analítica e estratégica ainda é um grande desafio.

Dicas finais para recrutadores técnicos

Confira agora algumas dicas finais para os recrutadores técnicos:

Alinhe as expectativas

A tendência de todo profissional é buscar crescimento em sua carreira. Portanto, é importante que os recrutadores alinhem as necessidades dos candidatos em potencial com as expectativas da organização.

A ambição por cargos maiores é usada para a retenção desses talentos. Além disso, é importante oferecer uma base salarial compatível com a do mercado, o que vai facilitar a busca por profissionais mais adequados às exigências da empresa.

Ofereça boas oportunidades

É necessário cuidar para que esses talentos não se sintam negligenciados, pois isso pode levá-los a procurar por outras oportunidades de emprego melhores. Investir em treinamentos bem estruturados, garantindo certificação aos candidatos, pode servir como um atrativo aos profissionais.

Diminua o tempo gasto no recrutamento

Investir em um processo de seleção inteligente e otimizado traz diversos benefícios aos recrutadores, ajudando o Tech Recruiter a vencer alguns desafios. Uma das vantagens desse modelo de recrutamento é o uso de plataformas de R&S na busca por talentos. 

Um exemplo disso é o JobConvo, um software que permite realizar uma seleção mais efetiva dos candidatos, melhorando o desempenho da seleção, reduzindo o tempo gasto no recrutamento, tornando o processo mais assertivo e otimizado.

Se você deseja experimentar o JobConvo, clique aqui e solicite uma demonstração GRATUITA!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais