O recrutamento Inteligente e suas vantagens para o RH

O recrutamento Inteligente e suas vantagens para o RH

O recrutamento inteligente tem revolucionado os processos seletivos das empresas. Essa forma de realizar contratações é mais rápida e assertiva, oferecendo recursos de inteligência artificial que auxiliam a encontrar profissionais mais qualificados para cada vaga.

Além disso, essas ferramentas ajudam as equipes de recrutamento e seleção a enfrentar diversos desafios, como: encontrar novos talentos, fazer a análise de candidatos, gerir feedbacks e se adequar ao tempo do processo seletivo.

Por isso, é importante trazer soluções de recrutamento inteligente para superar esses desafios na sua empresa e tornar os processos seletivos ainda mais eficientes. 

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente é um método que utiliza diversas ferramentas durante o processo de seleção de candidatos, buscando o perfil ideal para preencher a vaga. 

Por meio da tecnologia, é possível fazer testes avançados e uma triagem mais aprofundada dos currículos, o que ajuda a identificar os profissionais que possuem as competências técnicas e comportamentais necessárias para desenvolver um bom trabalho.

Além disso, a Inteligência artificial possibilita a análise de dados para localizar novos talentos, tornando o processo mais assertivo.

Qual a diferença entre recrutamento operacional e recrutamento inteligente?

O recrutamento operacional é todo feito manualmente e está sujeito a falhas durante o processo e a influência direta do recrutador.

Ao utilizar ferramentas tecnológicas de forma estratégica no recrutamento, a possibilidade de haver erros diminui, pois os softwares são capazes de fornecer dados precisos e que não estão sujeitos a impressões subjetivas.

Porém, o recrutamento inteligente não dispensa a participação de profissionais de RH, mas complementa suas funções, automatizando partes do processo e tornando seu trabalho mais efetivo para desenvolver um RH cada vez mais estratégico.

Como funciona o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente utiliza recursos para a atração de candidatos qualificados para cada vaga específica. Contratar os profissionais ideais garante melhores resultados para empresa, com ganho em satisfação e produtividade.

O mercado está em constante mudança, com isso, os processos seletivos têm se tornado cada vez mais dinâmicos. Os candidatos também evoluíram o modo de “vender” suas qualificações e buscam por empresas interessadas nessa evolução. Por isso, o recrutamento inteligente ampliou não só as exigências das empresas, como também dos candidatos.

Testes de perfil comportamental

O uso de softwares de recrutamento permite fazer um mapeamento de perfil comportamental completo e avaliar aspectos dos candidatos como a inteligência emocional, capacidade de negociação, potencial de liderança, entre outros.

Além disso, esse tipo de avaliação permite a escolha de um perfil que tenha maior compatibilidade com a cultura da empresa.

Divulgação de vagas

Existem diversos sites de recrutamento e outras formas de divulgação de vagas, como as redes sociais, que ajudam a alcançar pessoas com o perfil procurado. Essas plataformas permitem a personalização do post com o objetivo de alcançar o público-alvo desejado.

Divulgar vagas em plataformas que se conectem com o nicho específico da empresa aumenta as chances de encontrar candidatos qualificados para a vaga.

Otimização da triagem de currículos

Os softwares de recrutamento possibilitam que a seleção de currículos seja feita digitalmente. Dessa forma, a burocracia das etapas é diminuída, dispensando o longo processo de abertura, leitura, impressão de e-mails e a vasta papelada que toma um tempo precioso dos profissionais de RH.

Esse tipo de processo demanda rapidez em sua execução e com um sistema de automação, os recrutadores podem se dedicar melhor a cada etapa da avaliação, seja na parte técnica ou comportamental, ganhando tempo para uma análise mais profunda.

Entrevistas à distância

Atualmente, existem diversas plataformas que permitem a realização de entrevistas, como o Zoom e Google Meet. Utilizar essas ferramentas de comunicação garante a otimização do tempo e dos recursos da empresa.

As entrevistas a distância são extremamente importantes para o clima do processo de recrutamento, deixando os candidatos mais à vontade, principalmente para quem possui dificuldade de quebrar o gelo no primeiro contato pessoal.

Controle do processo seletivo

Os softwares de recrutamento inteligente possibilitam uma melhor organização e controle do processo seletivo, tornando o processo de seleção dos candidatos mais rápido e eficaz.

Principais vantagens para o RH

Esse tipo de recrutamento e seleção oferece várias vantagens, tanto para o candidato quanto para a empresa. São elas:

Escolha do candidato ideal

O recrutamento inteligente oferece maiores chances do recrutador encontrar os profissionais com o perfil ideal para as vagas disponíveis. A triagem será mais equilibrada, de acordo com a cultura da empresa e das exigências da vaga, sem o julgamento pessoal do recrutador.

Interação

Os softwares de recrutamento oferecem recursos que possibilitam a criação de um ambiente digital onde o setor de RH pode repassar conhecimentos sobre a forma de se comportar em uma entrevista, dicas de linguagem corporal, como elaborar um bom currículo, direcionamentos específicos, entre outros assuntos, gerando uma interação que vai além das análises de currículo.

Atualização do banco de dados

Realizar o gerenciamento de um banco de dados virtual é muito mais fácil do que ter que lidar com a papelada dos currículos impressos. Além disso, a plataforma é personalizável, o que permite que o candidato mantenha sempre suas informações atualizadas, sem precisar se preocupar em entregar novos documentos.

Além disso, a eliminação do papel contribui com o meio ambiente e com a redução de custos da empresa.

Melhora na gestão das vagas

A tecnologia garante uma melhora considerável na gestão das vagas. Isso porque com apenas um clique elas podem ser alteradas, excluídas ou renovadas dentro do próprio ambiente virtual.

Possibilidade de terceirização do recrutamento

Por fim, a empresa pode terceirizar o recrutamento digital. Dessa forma, organizações especializadas em recrutamento podem realizar uma triagem mais aprofundada dos candidatos e encaminhar para o RH apenas os perfis compatíveis com os requisitos predefinidos.

Como aplicar o recrutamento inteligente?

Existem alguns passos necessários para a realização de um recrutamento inteligente que promova resultados positivos. Conheça a seguir!

1. Participar de seminários e congressos

É essencial que o time de RH participe de seminários e congressos em busca de aperfeiçoar e conhecer novas formas de encontrar e atrair o candidato ideal.

Nesses eventos, além dos colaboradores adquirirem conhecimento, eles podem criar conexões com diversos profissionais qualificados.

Ser participativo e estar aberto a mudar o modo de atuação abre um leque de possibilidades e permite desenvolver relacionamento com o maior número de pessoas interessadas em transformar o processo de recrutamento e seleção em uma chave de sucesso e efetividade.

2. Utilizar o site da empresa no recrutamento

O site da empresa é uma ótima plataforma para contribuir com um recrutamento inteligente. Nele deve constar a visão, missão e valores da instituição. Ao lerem essa descrição, os candidatos que estão à procura de uma oportunidade podem comparar esses princípios com suas próprias metas e planos de carreira.

Aquilo que a empresa informa em seu site colabora diretamente para a atração dos candidatos. Por isso, o método de trabalho, a divulgação do negócio e os objetivos que a empresa tem em médio e longo prazo devem ser descritos de forma clara e atraente ao profissional.

3. Tornar a empresa conhecida

Os profissionais qualificados buscam por vagas em empresas que tenham prestígio e que sejam consideradas boas empregadoras. Por isso, é importante fazer com que sua organização tenha uma boa reputação, mostrando ser um excelente lugar para trabalhar.

Para isso, existem rankings dos melhores lugares para se trabalhar. Os profissionais que buscam novas oportunidades constantemente acessam esses portais. É essencial que sua marca figure em um deles.

Além disso, é necessário que a empresa se preocupe não só com os salários e benefícios para a retenção de talentos, mas também em ter um ambiente corporativo agradável e boas oportunidades de capacitação e crescimento.

Um funcionário satisfeito veste a camisa da empresa e contribui muito mais para o crescimento do negócio. Essa é uma extensão do recrutamento inteligente, onde a empresa reafirma os conceitos apresentados ainda na etapa da seleção.

4. Trabalhar o employer branding

Trata-se de um pensamento estratégico que tem como foco elevar o nível de satisfação geral dentro da empresa. O primeiro passo é identificar o público-alvo dentro do time de colaboradores, observando quem pode ter uma função mais estratégica no sucesso da operação.

É necessário colocar em prática ações que melhorem a experiência dos funcionários dentro da empresa e elevem seu nível de satisfação. Eles precisam se sentir capacitados e valorizados.

5. Construir um processo seletivo eficiente

É importante desenvolver um processo seletivo eficiente para evitar gastos causados por contratações equivocadas, que podem abalar as operações da organização.

Dessa forma, a fase de entrevista será composta apenas pelos candidatos que possuem real potencial em contribuir para a empresa.

6. Utilizar o fit cultural

O fit cultural é uma técnica que tem o objetivo de segmentar os candidatos que se alinhem com os valores da empresa, eliminando aqueles que não possuem as características necessárias para se encaixar no time.

Para aplicar o fit cultural, é preciso conhecer a missão, visão e valores da companhia, o que viabiliza que apenas candidatos com um perfil que se enquadre na cultura da organização sejam selecionados.

Além de todas essas ações, lembre-se que o setor deve contar com um sistema de recrutamento inteligente. Transforme agora mesmo o seu RH!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais