Propaganda

O RH é responsável pelo ambiente motivacional da empresa?

O RH é responsável pelo ambiente motivacional da empresa?
Propaganda

Você já se perguntou se o RH é responsável pelo ambiente motivacional da empresa? A resposta é: sim! Os profissionais do setor têm um papel crucial na motivação no trabalho. Quando os colaboradores são motivados e incentivados, as chances deles se engajarem e serem mais produtivos são muito maiores. 

Não há dúvidas de que um colaborador precisa dar o seu melhor, mas esse papel não é só deles. A cultura organizacional, os processos internos, infraestrutura, dentre outros fatores, têm influência direta no desempenho de toda a equipe, seja em comportamento ou na performance das tarefas.

Por isso, preparamos este artigo para você. Descubra aqui qual o papel do RH no ambiente motivacional da empresa. Continue acompanhando a leitura!

O que é motivação no trabalho?

Existem alguns conceitos que definem a motivação no trabalho. De acordo com Craig Pinder (1998), o termo tem o seguinte significado:

 “A motivação no trabalho é um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração’’.

Já para Chiavenato (2005) a motivação no ambiente de trabalho significa:

“A motivação é a pressão interna surgida de uma necessidade, também interna, que excitando as estruturas nervosas, origina um estado energizador que impulsiona o organismo à atividade, iniciando, guiando e mantendo a conduta até que alguma meta seja conseguida’’

Quando recorremos ao dicionário, a palavra motivação mostra o significado abaixo:

“Ato ou efeito de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores que determinam a atividade e a conduta individuais”

Diante de tantos conceitos, podemos analisar que a motivação no trabalho se trata de um conjunto de fatores que irá determinar como os colaboradores irão agir e se comportar. Quanto maior for a motivação, melhores serão os resultados. Isso ocorre devido a um maior desempenho, vontade de melhorar e controle emocional no âmbito profissional. 

Qual o papel do RH no ambiente motivacional da empresa?

O RH de uma empresa lida com o principal ativo de um negócio: os colaboradores. São eles os responsáveis pelos resultados. É por isso que o setor tem um papel crucial na motivação de todo o quadro de funcionários. Afinal, é a partir dessa motivação que eles irão apresentar melhora em sua performance. Os gestores devem buscar trabalhar de forma altamente estratégica para alcançar o sucesso dos negócios.

Isso se dá por meio de ações estruturadas feitas pelo RH, que irão conseguir impulsionar a equipe. O setor possui detalhes sobre cada departamento e pode assim estabelecer uma relação mais próxima com cada equipe. 

As vantagens de promover um ambiente motivacional na empresa

Confira agora os principais benefícios ao promover um ambiente motivacional no dia a dia de trabalho:

Aumento da produtividade

Colaboradores motivados tendem a ter um melhor desempenho, o que consequentemente aumenta a produtividade dos negócios. Sem dúvidas esse é um dos principais benefícios. Além de mais empenho, eles também passam a realizar as suas tarefas com mais eficácia, aumentando a qualidade da entrega. 

Otimização do tempo

Em consequência do aumento de produtividade citado no tópico anterior, a motivação no trabalho também otimiza o tempo das rotinas de trabalho. Os colaboradores passam a realizar suas tarefas em menos tempo e com mais eficiência. Assim, o desenvolvimento e crescimento dos negócios irá acelerar e o tempo não será desperdiçado.

Melhora do clima organizacional

Um ambiente motivacional, com colaboradores engajados e empenhados para melhorar os resultados dos negócios, promove uma melhora no clima organizacional. Afinal, as relações interpessoais também melhoram e promovem um clima mais colaborativo e harmonioso.

Quais são os prejuízos de não investir em estratégias de motivação do trabalho?

Confira agora os principais prejuízos de não investir em um ambiente motivacional na empresa:

  • Absenteísmo: quando os colaboradores não estão motivados, eles costumam perder o comprometimento, seja nas entregas ou nos horários. Por isso, os atrasos e faltas injustificadas são prejuízos sérios da desmotivação no trabalho;
  • Baixa produtividade: colaboradores desmotivados não rendem como deveriam. A qualidade diminui, bem como a quantidade de tarefas. Com isso, os resultados da empresa são afetados e outros colaboradores acabam ficando sobrecarregados;
  • Turnover: os próprios resultados ruins e a insatisfação dos profissionais podem resultar em demissões. Isso consequentemente irá aumentar a taxa de turnover;
  • Impactos negativos no employer branding: colaboradores engajados costumam se tornar verdadeiros promotores da marca da empresa. Quando a desmotivação entra em cena, ocorre justamente o contrário disso, o que faz com que eles promovam impressões negativas sobre a organização, afastando os talentos;
  • Aumento de custos: o investimento em colaboradores que não estão motivados acaba sendo em vão, pois é muito provável que ele acabe deixando o cargo com o tempo, fazendo a empresa gastar com rescisões e novos processos de R&S;
  • Retrabalho: a desmotivação no trabalho pode fazer com que os colaboradores não executem as suas tarefas com êxito, aumento a chance de erros e a necessidade de serem feitos novamente;

Como o RH pode motivar os colaboradores?

Para garantir a motivação dos colaboradores, o ideal é que os seguintes pontos sejam trabalhados em conjunto com outras áreas da empresa:

1. Fortalecimento da cultura organizacional

A cultura de uma organização precisa ser bem definida para que cada colaborador entenda o seu papel no negócio e se sinta mais motivado. O  RH deve promover um ambiente em que a comunicação seja transparente e a visão da empresa seja clara para todos, antes mesmos de um colaborador iniciar a sua jornada na empresa, sempre utilizando o Fit Cultural nos processos seletivos.

2. Investimento em treinamento e desenvolvimento

Quando a empresa se preocupa em capacitar seus colaboradores, as chances da motivação aumentar são muito maiores. Afinal, a equipe se sente mais forte e preparada quando tem um maior domínio sobre uma tarefa. Por isso, é uma excelente estratégia para melhorar o desempenho.

Estruture um bom programa de treinamento e desenvolvimento, sempre desenvolvendo cursos, palestras, workshops, gincanas, rodas de bate-papo, etc.

3. Melhora na política de benefícios

Ter um bom plano de benefícios também é uma prática de motivação nas empresas. Quando a organização oferece benefícios diferentes dos usuais, entendendo quais são as necessidades dos colaboradores, a equipe fica mais satisfeita e consequentemente aumenta o seu desempenho.

4. Aplicação de pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima são um excelente meio para avaliar como está a motivação dos profissionais. Isso porque elas conseguem identificar os gaps e quais fatores estão trazendo insatisfação na equipe. A partir disso, o RH pode obter dados reais e utilizá-los para o embasamento de um planejamento estratégico mais assertivo.

5. Cultura de feedback

Os feedbacks são muito valiosos para o desenvolvimento de uma empresa. Ele também é essencial para motivar os colaboradores. Quando os líderes oferecem feedbacks, sejam positivos ou negativos, os profissionais passam a saber para qual direção estão indo e se os seus esforços realmente estão contribuindo para os resultados do negócio. Junto com o feedback, é sempre importante oferecer uma palavra de incentivo que irá motivar o colaborador.

6. Desenvolvimento de uma comunicação aberta e clara

Uma empresa que possui uma comunicação aberta e clara pode alcançar resultados muito positivos. Com essa prática, os colaboradores sabem que podem buscar apoio sempre que necessário, sem nenhum desconforto. Além disso, uma boa comunicação também evita mal entendidos e resolve problemas com mais facilidade. 

Quando um colaborador se encontra desmotivado, ele pode buscar solucionar esse problema ao se comunicar com líderes e outros profissionais da equipe. Assim, eles não irão desistir de primeira para buscar outra oportunidade de trabalho porque algo não está dando certo.

Além de todas essas dicas importantes, lembre-se também de sempre estabelecer metas que podem ser alcançadas, ou seja, metas reais, que são compatíveis com a realidade da empresa. 

Por fim, também pratique o reconhecimento de profissionais que realmente se destacam. Isso pode ser feito com premiações, certificações, elogios, bonificações, etc.

Como motivar os colaboradores no home office?

Não há dúvidas de que o trabalho no modelo home office cresceu expressivamente após o surgimento da pandemia causada pelo Covid-19. Esta modalidade de trabalho funciona de forma diferente do modelo presencial e pode apresentar muitos desafios quando o assunto é motivação no trabalho. Por isso, preparamos algumas dicas para você. Veja abaixo:

  • É importante oferecer treinamentos para auxiliar os colaboradores com o  gerenciamento de tempo e dar dicas de como alcançar mais produtividade;
  • Estabeleça sempre prazos, metas e objetivos. Após isso, acompanhe o progresso dos resultados. Evite ficar “em cima” toda hora para perguntar sobre o trabalho;
  • Não utilize muitas ferramentas online de comunicação para não atrapalhar esse contato com o colaborador. Busque uma que contenha todas as funcionalidades necessárias para o trabalho e para o contato com todos da equipe;
  • Utilize uma ferramenta em que você possa acompanhar o status dos trabalhos do colaborador sem que seja perguntando a ele diretamente;
  • Mesmo online, é imprescindível que a cultura da empresa continue a ser propagada. Lembre-se de marcar pelo menos uma reunião presencial por mês;
  • Interrompa o colaborador apenas quando for necessário, afinal, o home office possui um grande desafio: o foco no trabalho.

Gostou deste artigo? Para continuar acompanhando mais conteúdos como esse, você pode acessar o nosso blog da JobConvo. Clique aqui!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais