Propaganda

Offboarding: o que é e como fazer? 4 passos INFALÍVEIS

Offboarding: o que é e como fazer? 4 passos INFALÍVEIS
Propaganda

Tratar colaboradores com respeito e educação é o mínimo que se espera de toda e qualquer empresa que busca sucesso.

Dessa forma, a satisfação do colaborador possui influência direta não apenas em seu rendimento, mas também na imagem externa da empresa, afinal, quem gostaria de trabalhar ou fazer negociós com um companhia que é reconhecida por más condições trabalhistas?

É por esse motivo, que é necessário se atentar à forma com a qual a gestão de pessoas é conduzida, e esse processo vai desde o momento de admissão do colaborador na empresa, passando por suas condições gerais de trabalho, chegando ao momento de saída da companhia, que é justamente o que mostraremos hoje.

Em linhas gerais, é possível afirmar que o offboarding, diz respeito ao processo de desligamento dos colaboradores.

Ao longo do conteúdo, você vai saber tudo o que precisa sobre offboarding, importância para empresa e o mais importante de tudo: Como fazê-lo.

O que é offboarding?

O Offboarding é justamente o contrário do onboarding, ou seja, ele se trata do processo de desligamento de um colaborador de uma empresa. 

Guardada as devidas proporções, esse processo de desligamento deve ser feito de maneira clara e com algumas preocupações, sendo boa para ambos os lados. É justamente por conta disso, que o conceito de offboarding, que propõe um desligamento seguro é cada vez mais utilizado e aceito no universo corporativo. 

Entretanto, a aplicação do offboarding de maneira eficiente não é algo simples, uma vez que envolve uma série de etapas e variações. 

Se a demissão parte da empresa, por exemplo, é necessário estudar a melhor forma de comunicar essa decisão ao profissional, com a reunião de argumentos claros para tal tomada de decisão. Nesse sentido, é importante não criar nenhum tipo de sensação de injustiça. 

Em todos os casos, é necessário reunir de modo prévio, documento importantes, organizar a devolução de materiais, além de esclarecer questões que envolvam os direitos do colaborador.

O processo todo deve ocorrer de maneira que a pessoa se sinta respeitada, evitando dúvidas ou qualquer tipo de desentendimentos futuros. 

Por que aplicar o Offboarding em sua empresa?

Existe uma série de motivos para implementar um processo de offboarding dentro da sua empresa. Mostraremos agora, os principais deles. 

Evita atritos

O processo de offboarding de um colaborador, geralmente é um momento muito delicado. Por isso, a ocorrência de atritos é muito comum, uma vez que há uma série de questões emocionais envolvidas. 

Ao implementar o processo de maneira bem estruturada, há uma redução natural da possibilidade de atritos e até conflitos entre profissional e empresa. Isso porque esse é o momento de esclarecimento sobre os motivos que levaram ao desligamento. 

Além disso, esse momento pode ser visto como proveitoso, criando uma relação positiva com esse colaborador, dando e recebendo feedbacks, sobre o seu período de trabalho dentro da empresa. 

Aquisição de informações

Quando bem estruturado, o processo de offboarding permite a aquisição de informações importantes para a melhoria do ambiente e do clima da empresa. Isso porque, quando há uma entrevista de desligamento, existe a possibilidade de coleta de informações entre pontos positivos e negativos do trabalho dentro da organização, o que deixa claro o que pode ser melhorado. 

Regulamentação da situação do colaborador que foi desligado

Assim como no momento de contratação, o desligamento de um colaborador também envolve uma série de procedimentos burocráticos. É necessário realizar acertos financeiros com o colaborador, retirá-lo dos dados do time da empresa e regulamentar a situação legal do processo.

Através de um offboarding bem estruturado, é possível realizar todas essas ações em um mesmo momento, evitando o esquecimento de qualquer etapa. Assim, todo o processo é regulamentado, evitando a necessidade de se entrar em contato novamente com o colaborador para solicitar documentos ou assinaturas, por exemplo.

Melhora a reputação da empresa

As empresas querem atrair sempre os melhores profissionais para si. Sendo assim é fundamental que haja cuidados com os colaboradores, e o processo de offboarding deve ser um aliado nesse aspecto.

O offboarding permite que os colaboradores, mesmo após o desligamento, tenham uma relação positiva com a companhia, melhorando assim, a reputação da empresa perante o mercado de trabalho.

Passos para adotar o offboarding em sua empresa 

Embora na teoria o offboarding seja um conceito simples de ser comprrendido, na prática sua aplicação pode ser um tanto quanto complicada. Foi pensando nisso, que mostraremos agora os principais passos para que sua empresa adote o offboarding e se beneficie desse processo.

1. Estabeleça as formalidades

A primeira etapa do processo é garantir que as formalidades estão prontas para serem executadas. 

Comece mapeando e detalhando cada etapa que pode ser preenchida, além de apontar responsáveis por cada uma delas. É possível estabelecer por exemplo, um prazo para que a comunicação formal seja feita ao colaborador.

É importante a certificação de que não existem pendências financeiras entre a empresa e o funcionário. Além disso, verifique se todas as responsabilidade atribuídas através de contrato foram cumpridas. 

Assim, evita-se potenciais ações judiciais, além de se manter uma relação de confiança mútua 

2. Atue com clareza

Durante o processo de desligamento é importante deixar claro ao colaborador como e por quais motivos a empresa chegou a essa decisão. 

É importante que não haja nenhum tipo de sentimento de incerteza, uma vez que ele pode facilmente se espalhar entre os colaboradores que continuarão a trabalhar na empresa. 

Esse é o momento também de explicar todas as etapas do offboarding, sendo claro com o colaborador sobre seus direitos. É possível, inclusive, oferecer um canal direto de comunicação para resoluções de dúvidas.

3. Tenha empatia

O desligamento de colaboradores não ocorrem sempre da mesma maneira. Por mais que tudo esteja planejado, o comunicado pode vir seguido de reações inesperados, tais como crises de raiva e choro, por exemplo. 

É importante estar preparado para isso. Saber lidar com respostas emocionais e naturais das pessoas é fundamental para que o offboarding seja feito de maneira eficiente e não afete a produtividade da companhia.

4. Realize uma entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento é sem sombra de dúvidas, uma das etapas mais interessantes do processo como um todo. 

É através dela que a empresa tem a oportunidade de receber o feedback do colaborador que está deixando a equipe, e que pode servir de base para melhor compreensão do ambiente e condições de trabalho oferecidas pela empresa. 

Com isso, será possível trabalhar para otimizar a experiência e a produtividade dos profissionais que ficaram na empresa. Por ser de grande relevância, a entrevista deve ter um objetivo previamente definido, além da designação de um profissional que seja apto para sua condução.

A abordagem para cada situação deve ser feita de maneira diferente. Quando o desligamento é voluntário, é necessário compreender quais foram os motivos que levaram o funcionário a tomar tal decisão, como forma de evitar futuras baixas e melhora a experiência profissional dentro da empresa. 

Infelizmente, o processo de offboarding ainda é negligenciado por muitos gestores que acreditam que não há necessidade de se preocupar com pessoas que já estão no caminho para deixar a empresa. 

RH digital facilita o offboarding 

Contar com um software de gestão que torna o RH digitalizado, pode ajudar sua empresa a controlar uma série de processos, importantes, como é o caso do offboarding.

Com um programa dessa natureza é possível:

  • Reduzir o tempo nos processos de admissão e desligamento de funcionário;
  • Adicionar mais segurança a esses processos;
  • Evitar multas, penalizações ou riscos relacionados à questões documentais de colaboradores.

A JobConvo possui um software de gestão capaz de otimizar o processo de offboarding e trazer uma série de benefícios para todos os setores de sua empresa. Solicite sua demonstração gratuita acessando esse link e mude a forma de funcionamento da sua companhia. 

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais