Como planejar o orçamento de Recursos Humanos?

Como planejar o orçamento de Recursos Humanos?

O planejamento orçamentário é extremamente essencial e estratégico para qualquer setor. Por isso, é necessário entender como funciona o orçamento de Recursos Humanos e como as equipes e gestores podem estruturá-lo da melhor forma.

Clique aqui e baixe gratuitamente a sua planilha de orçamento de Recursos Humanos.

O que é orçamento de Recursos Humanos?

O orçamento de recursos humanos é o planejamento feito sobre os gastos, despesas e investimentos que o setor terá no ano, desenvolvendo uma estratégia para os próximos meses.

O objetivo da elaboração do orçamento é traçar um panorama a longo prazo do progresso do setor e auxiliar nas tomadas de decisão.

Ao planejar os gastos, investimentos e despesas futuras, torna-se mais fácil definir os investimentos, como escolher utilizar uma ferramenta nova ou admitir novos talentos, por exemplo. 

Além disso, é possível compreender se os recursos financeiros estão sendo utilizados da melhor maneira.

Qual é a importância do orçamento de Recursos Humanos?

É essencial que o RH planeje seu orçamento para cada ano. Isso garante mais liberdade para a realização de projetos, sem que haja a necessidade de consulta à diretoria para todas as decisões de compra. Dessa forma, a atuação do setor ganha maior relevância.

Além disso, controlar o planejamento e orçamento de RH é importante para que a empresa opere com mais segurança, prevendo cenários de crise, mantendo um nível satisfatório de resultados, otimizando processos, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Os efeitos do planejamento estratégico são benéficos: além de contribuir para a sustentação da empresa no mercado, faz com que a equipe se torne ainda mais engajada, produzindo resultados mais satisfatórios e projetando a marca, o que traz maior visibilidade ao negócio.

Qual é o momento certo para uma empresa planejar seu orçamento de RH?

O orçamento de RH deve começar a ser planejado no final do ano fiscal considerando o histórico do ano anterior, e adicionando as metas e necessidades da empresa para a próxima temporada.

Ou seja, é necessário definir com os colaboradores e responsáveis todas as questões salariais, contratações e desligamentos. Além disso, deve ser realizado um estudo sobre a visão da área de recursos humanos para o próximo ano, analisando os pontos de evolução e os insumos que devem ser fornecidos.

Como fazer o orçamento de RH?

Existem diferentes formas de fazer um planejamento, porém, o objetivo é o mesmo: instruir o setor. Por isso, é necessário pensar no objetivo que o RH deseja alcançar. Confira abaixo um passo a passo:

1. Defina um objetivo

Como abordado, o primeiro passo é definir o objetivo do RH. É importante considerar a estratégia da empresa. Dessa forma, o setor atuará ativamente nos resultados do negócio, trabalhando para auxiliar no alcance das metas.

Além disso, é possível utilizar um software de recrutamento e seleção para auxiliar na construção do processo de forma eficiente, considerando esse novo investimento em seu orçamento.

2. Entenda as despesas do setor

Com o objetivo definido, o próximo passo é elaborar uma lista de despesas, gastos e investimentos do setor, anotando todos os números e separando os dados em categorias. Isso ajuda na organização do planejamento orçamentário.

Alguns desses números são:

  • Salários;
  • Benefícios;
  • Treinamentos;
  • Encargos trabalhistas;
  • Ferramenta de admissão online;
  • Software de recrutamento e seleção.

3. Planeje o futuro

Agora é necessário fazer um planejamento pensando no futuro, considerando os números atuais e o orçamento que foi definido para a próxima temporada. Lembre-se de considerar o objetivo do RH e as ações que serão executadas pelo setor durante o ano.

A partir desse planejamento, é possível acompanhar a execução ao longo dos meses e o uso do orçamento pelo RH em relação ao acordado.

Algumas ações futuras que podem ser definidas são:

  • Promoções;
  • Treinamentos;
  • Desligamentos;
  • Novas ferramentas;
  • Novas contratações.

4. Faça o acompanhamento

O acompanhamento é uma etapa importante para consolidar tudo aquilo que foi planejado e definido.

Para isso, monte duas colunas com o realizado X planejado em uma planilha. Dessa forma, é possível acompanhar o quanto o planejado está sendo executado, evitando ações erradas. Porém, caso algo saia do planejado ou surja alguma emergência que necessite mudar algo definido, é mais fácil tomar uma decisão rápida para replanejar antes que acarrete em problemas maiores.

Como otimizar o orçamento?

Existem diversas formas de otimizar a construção do seu orçamento. O primeiro fator é a flexibilidade. Planejar todos os gastos, fixos e variáveis de uma empresa durante um ano não é nada fácil, tendo que levar em consideração os possíveis imprevistos e a necessidade de haver mudanças.

Por isso, considere uma margem que te permita realizar algumas mudanças em seu orçamento ao longo do ano.

Outra estratégia de otimização é envolver outras áreas da empresa na construção da sua planilha de orçamento do RH, levando em conta quantos novos talentos os outros setores pretendem contratar, por exemplo.

Por fim, a forma mais eficaz de otimizar seu orçamento é optando pelo uso da tecnologia, responsável por transformar a área de RH e a forma como os processos acontecem. Ela permite que o setor tome decisões mais assertivas com base em dados reais em quaisquer atividades da empresa.

Se tratando de orçamento, há diversas ferramentas disponíveis que otimizam esse processo, capazes de auxiliar na coleta de informações, priorizando os KPIs mais relevantes. Além disso, outras funcionalidades como Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Mining podem ser utilizadas. 

Planilha de orçamento de recursos humanos

Neste artigo, você viu que os gastos do setor de recursos humanos são uma parte importante do planejamento financeiro da empresa. Por isso, é essencial organizar, calcular e acompanhar o orçamento anual, entendendo o budget e aprendendo a utilizá-lo da melhor forma.

Para te ajudar nisso, a planilha da JobConvo te possibilita executar o cálculo de forma fácil, fazendo o fechamento do ano e do quanto é preciso planejar para o ano seguinte.

Algumas funções da planilha de orçamento de RH da JobConvo são:

  • Preencher os custos mensais de RH, realizados ou previstos;
  • Observar o relatório e os gráficos;
  • Analisar os resultados e organizar o planejamento.

Clique aqui e baixe gratuitamente a sua planilha de orçamento de Recursos Humanos.

 

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais