Pedido de demissão: por que isso acontece na sua empresa?

Pedido de demissão: por que isso acontece na sua empresa?

O pedido de demissão nunca é uma coisa simples e raramente acontece de uma hora para outra. No final, muita coisa está em jogo para o colaborador, já que ele perde, entre muitas coisas, os benefícios do INSS.

Entretanto, há muito tempo esse fator deixou de ser importante. Hoje, os colaboradores avaliam diversas situações para determinar se permanecer ou não na empresa é a melhor alternativa.

De qualquer maneira, é fundamental que você, como gestor, entenda o que causa o pedido de demissão na sua empresa. Além disso, saber como minimizar a saída de funcionários é essencial, já que um alto turnover tende a impactar negativamente na produtividade.

Boa leitura!

 

plano-gratis-jobconvo

 

 Pedido de demissão – Por que as pessoas querem sair da sua empresa?

#1 – Salários baixos:

Um dos motivos mais comuns que levam a milhares de pedidos de demissão é o salário. Claro, esse nunca é o único fator, mas, com certeza, ele é levado em consideração em uma situação de desligamento da empresa.

Atualmente o país passa por uma de suas maiores crises depois da pandemia. Por essa e outras razões, pesquisas feitas pelo IBGE apontam que os brasileiros não estão dispostos a aguentar determinadas situações.

O custo de vida em 2021 aumentou e, muitos funcionários, que se sentem na capacidade de encontrar um trabalho melhor e melhor remunerado, estão deixando seus empregos para buscar oportunidades que melhorem as suas vidas.

Isso quer dizer que você deve pagar mais para os seus funcionários? Não necessariamente. O que deve ser feito é um meio-termo.

#2 – Pedido de demissão – Cultura diferente do que prega gera pedidos de demissão:

Apesar de ser algo bem negativo, é comum ver empresas, durante o processo de recrutamento e seleção, apresentarem uma missão, valores e cultura organizacional da empresa.

A princípio o potencial colaborador se sente muito animado em integrar a empresa, afinal de contas, ela apresenta uma cultura com a qual ele se identifica e valoriza toda a sua equipe.

Entretanto, à medida que ele vai se integrando na empresa e conhecendo mais a cultura, rotina, líderes e como a empresa age com os seus colaboradores, fornecedores e clientes, fica claro que a teoria e a prática não se encontram.

Quando isso acontece, é mais do que natural que o trabalhador se sinta desconectado com a empresa. Assim, o passo para ele se desmotivar é rápido, começando a repensar se deve ou não continuar ali.

#3 – Pouca flexibilidade:

A pandemia trouxe um novo olhar sobre as necessidades e o estilo de vida dos colaboradores em home office. Essa nova visão torna indispensável um equilíbrio maior da vida profissional e vida pessoal.

Entretanto, para isso acontecer, é mais do que necessário uma flexibilização na jornada de trabalho, como a jornada de trabalho de 4 dias, testadas por diversos países europeus, mas ainda pouco aplicada no Brasil.

Diante de um cenário desfavorável a essa situação, os trabalhadores estão avaliando novas oportunidades de emprego. A busca é por trabalhos que ofereçam a chance de eles terem um controle melhor de suas vidas fora do horário comercial.

Esse pode ser um dos motivos que está levando as pessoas a pedirem demissão da sua empresa. Portanto, é fundamental que passe a avaliar a possibilidade de flexibilizar essa situação e melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Não esqueça que um colaborador feliz, é mais produtivo.

#4 – Pedido de demissão – Ele não tem um plano de carreira definido:

Ter espaço para poder crescer na empresa, é muito importante para manter uma pessoa durante muitos anos em um mesmo ambiente. Sem um plano de carreira fica difícil sonhar com o crescimento, né?

Porém, nem todas as empresas oferecem esse espaço, inclusive as menores, nem sequer cogitam essa possibilidade, pois, se consideram pequenas. Entretanto, é preciso reavaliar essa conduta.

Todo profissional quer ter a possibilidade de crescer e se desenvolver dentro de uma empresa, deseja ter a oportunidade de avançar na carreira e não apenas morrer de trabalhar e receber o salário base de sua função.

Assim, se você não oferece para a sua equipe a oportunidade de crescer, não pode se assustar se eles decidirem deixar a organização e buscarem novas opções.

#5 – A Má liderança gera pedidos de demissão:

Existe um ditado no mundo das organizações que faz muito sentido, ela é assim: “Os colaboradores não deixam as empresas, eles deixam seus líderes”. Apesar de ser bem antigo, ele nunca foi tão atual quanto agora.

É muito comum encontrar bons funcionários que buscam por oportunidades que dê a chance de eles crescerem e serem bem conhecidos em cada situação na empresa. Pode não parecer, mas, ambos os aspectos têm tudo a ver com a liderança.

O líder precisa construir um ambiente que seja desafiador para esse grupo, dando feedbacks que geram crescimento e sejam úteis, para que o aprendizado seja contínuo.

Por outro lado, quando o colaborador não tem esse suporte e nenhum estímulo vindo da sua liderança, o sentimento de frustração é natural. Não se sentindo confortável, eles decidem buscar por um lugar que os ajudem nesse crescimento.

#6 – Falta de qualificação/ treinamento:

Muitas vezes a empresa exige que o funcionário seja mais produtivo, sem qualquer respaldo. Ou seja, a empresa não dá qualquer tipo de meio ou ferramenta para que ele evolua e aumente a sua produção.

Assim, a empresa exige do funcionário algo que ele sozinho não pode fazer. Entretanto, a organização também não tem interesse em promover qualquer treinamento e conhecimento para melhorar as habilidades e competências.

No final, ao ver colegas que atuam na mesma área crescendo e aprendendo coisas novas, o colaborador passa a ter a sensação de estar retrocedendo, como se estiver fora do mercado de trabalho, já que existem poucas oportunidades de aprendizado.

Portanto, se você deseja melhorar a qualidade dos serviços e manter os seus colaboradores interessados em se manter na empresa, capacite sua equipe, caso contrário eles vão embora rapidinho.

#7 – Pedido de demissão está ligado a saúde mental:

A saúde mental se tornou nos últimos anos, principalmente devido à pandemia, um dos aspectos mais importantes dentro de uma organização. O mundo, de maneira geral, vive um momento de esgotamento.

Não há muito tempo, o Burnout passou a ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença mental gerada pelo trabalho. No Brasil, segundo uma pesquisa do Ipsos apontou que a ansiedade cresceu 25% em 2020.

Além disso, durante esse mesmo período, o número de brasileiros que passaram a sofrer de problemas ligados à saúde mental também piorou e chegou a incríveis 53%.

Diante deste contexto, é claro que a saúde mental deve se tornar uma das prioridades dentro da organização. Não esqueça que a mente é uma das principais responsáveis para o bom desempenho de um colaborador.

Se tornou comum empresas ignorarem esse fato e os funcionários pedirem demissão, devido à saúde mental desgastada, seja pela alta pressão, competitividade feita pela própria organização entre os colaboradores, entre outros.

#8 – Falta de reconhecimento leva a pedido de demissão:

Reconhecer o bom trabalho do próximo é uma das maiores virtudes que o ser humano poderia ter e, dentro de uma organização, isso não é diferente. É essencial que o gestor saiba valorizar toda a sua equipe, a partir de pequenas ações.

Além disso, com uma equipe motivada as chances de a empresa obter melhores resultados é muito grande, mas, essa motivação passa antes pela valorização do líder.

Entretanto, o líder precisa saber também dosar adequadamente esses elogios para não acabar vulgarizando todas as conquistas. Além disso, quando se fala em conquistas, não nos referimos apenas àquelas que geram o resultado financeiro, mas enquadra também a mudança de atitude.

#9 – Clima de trabalho tóxico:

O clima organizacional é, com certeza, um dos aspectos que mais impactam a escolha de um colaborador para pedir demissão, entretanto, não era muito comum vê-la sendo discutida na empresa.

Hoje, já é sabido que as pessoas desejam trabalhar com uma boa equipe, sem competitividade interna e claro, que sejam um time que motive cada membro dentro de cada setor.

Os bons funcionários fogem de ambiente que são considerados tóxicos e buscam sempre por empresas seguras e com valores adequados, que combatem preconceitos e que estimulam uma troca produtiva e saudável entre os times.

#10 – Falta de feedback:

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a ausência de retorno do bom trabalho do colaborador faz com que ele peça demissão, afinal de contas, ele precisa se sentir parte da equipe.

Entretanto, para se sentir integrante de uma equipe, o líder precisa estar em contato constante com os seus colaboradores e apontar quais são os pontos que precisam ser melhorados e os que estão funcionando bem na organização.

Quando a comunicação é muito baixa, existem grandes chances de o líder ser mal avaliado pela equipe e acabar se afastando do time, o que é muito ruim quando falamos em desenvolvimento da empresa.

Além disso, quando o colaborador não recebe o feedback, ele acaba estacionando o seu desenvolvimento e sua carreira, o que pode desmotivá-lo e claro, diminuir a produtividade.

Todos esses pontos podem levar o colaborador a buscar novos desafios em outras organizações.

 

 

Entender o que causa o pedido de demissão nas organizações é uma ótima oportunidade de gerar maior produtividade e minimizar a rotatividade de um negócio, já que eles são fatores que levam a grandes prejuízos, principalmente financeiros.

Portanto, é essencial que avalie a sua empresa e a partir disso, veja onde estão os aspectos que precisam ser melhores e claro, melhore na prática. Assim, as chances de diminuir o turnover são bem maiores.

 

plano-gratis-jobconvo

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais