A plataforma de recrutamento e seleção é uma ferramenta que surgiu por conta da necessidade de otimizar o tempo gasto pelos profissionais de RH em seus diferentes tipos de tarefas. Sejam elas a seleção de um currículo, a realização de entrevistas, a contratação efetiva de um colaborador, entre outras.

Solicite uma demonstração GRATUITA do software da JobConvo e veja o RH da sua empresa funcionar melhor do que nunca. Clique aqui!

A metodologia do recrutamento digital facilita não somente o recebimento de arquivos, mas também é um mecanismo de organização e pré-seleção capaz de facilitar o processo de R&S de maneira que apenas os perfis ideais sejam selecionados. É por esse motivo que a sua utilização tem se expandido cada vez mais.

Hoje vamos falar sobre as plataformas de recrutamento de maneira mais ampla e informativa. Por fim, mostraremos como utilizá-la a seu favor. Confira!

IMPORTÂNCIA DA PLATAFORMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS EMPRESAS

O setor de recursos humanos tem desempenhado cada vez mais um papel estratégico dentro da empresa. Os gestores devem utilizar dados reais para tomar as decisões mais assertivas e utilizar a tecnologia para otimizar os processos e alcançar os melhores resultados.

Portanto, o RH passa a ter um foco primordial: os colaboradores. Afinal, são eles que irão ter influência direta nos resultados da organização. Por isso, o uso da plataforma de recrutamento e seleção é fundamental para as empresas que desejam ter sucesso e crescimento neste atual mercado corporativo. 

Isso porque a escolha do candidato ideal para uma vaga irá influenciar em muitos fatores. Por exemplo, as falhas causadas por um processo de R&S podem provocar um alto índice de turnover na empresa. As plataformas viabilizam um recrutamento inteligente, onde há a identificação de compatibilidade entre a vaga e o candidato. Não só isso, mas também na análise se o perfil do candidato está de acordo com a cultura da empresa. Todos esses fatores podem diminuir a taxa de rotatividade e melhorar o clima organizacional.

Além disso, também é fundamental que os gestores passem a gastar menos tempo em processos longos e manuais, e passem a se concentrar em soluções estratégias e ferramentas inovadoras para a gestão de pessoas. São muitos os benefícios, mas continuaremos a falar deles mais à frente. Continue acompanhando!

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE UMA PLATAFORMA DE RH?

Para ser considerada completa, uma plataforma de recrutamento e seleção precisa possuir funcionalidades importantes capazes de agilizar processos e reduzir o tempo de trabalho. 

Portanto, para ser de qualidade, a plataforma precisa dispor das ferramentas que mostraremos a seguir. 

1. GESTÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Uma plataforma de qualidade precisa dispor da gestão com IA. Essa ferramenta permite listar candidatos de acordo com o grau de afinidade para a vaga e para a empresa. A partir do cadastro da vaga, feita pelo especialista de RH, o sistema é capaz de fazer uma varredura e encontrar candidatos que se encaixem nos requisitos necessários. Além disso, o sistema permite ainda que o gestor do setor também acompanhe o andamento do processo seletivo.

2. DIVULGAÇÃO DE VAGAS 

Outra funcionalidade de grande importância dentro da plataforma de recrutamento e seleção é a divulgação de vagas. Através disso, há permissão para publicação de oportunidades em diversos canais de trabalho de maneira simultânea. Essa função faz com que processos sejam executados de maneira mais ágil e otimizada, sem correções que demandam tempo e esforço.

3. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

A elaboração de relatórios é outro ponto fundamental que precisa estar presente dentro de uma plataforma de recrutamento e seleção. Informações como dados gerais, gráficos, tabelas, número de inscritos, quem está inscrito, podem ser extraídas e baixadas. 

4. ENTREVISTAS EM VÍDEO 

A possibilidade de realizar entrevistas em vídeo é uma ferramenta de grande importância e ampla necessidade dentro de uma plataforma de recrutamento e seleção. Através disso, é possível que o candidato seja entrevistado online, por meio de video conferências, em que as entrevistas ficam gravadas no sistema.

Dessa maneira, os dados ficam arquivados e todos os gestores conseguem ter acesso aos arquivos que podem ser acessados em qualquer momento, o que facilita análises posteriores, assim como tomadas de decisão. 

5. ADMISSÃO DIGITAL  

A admissão digital é uma das melhores funcionalidades que a plataforma de recrutamento e seleção pode oferecer ao gestor de RH. Essa função é capaz de agilizar e facilitar muito o processo seletivo e o onboarding dos funcionários. Dessa maneira, todos os documentos e atividades podem ser enviados de maneira automática e conforme a vaga pleiteada.

6. ANÁLISE DE FIT CULTURAL

A análise de fit cultural é outra funcionalidade necessária e de grande importância em uma plataforma de recrutamento e seleção. Através desse sistema, é possível mensurar candidatos que possuem o perfil mais adequado à cultura da empresa através do uso da inteligência artificial. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA PLATAFORMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO?

Depois de descobrir quais são as ferramentas mais importantes dentro de uma plataforma de recrutamento e seleção, é chegada a hora de conhecer as principais vantagens de fazer uso dessa tecnologia inovadora. Confira abaixo:

ORGANIZAÇÃO 

A partir do momento que a empresa passa a buscar um novo colaborador, existem diversas fases que os candidatos precisam enfrentar. Diferente do que muitos ainda pensam, nem todas as etapas precisam ser realizadas de maneira presencial.

Na verdade, muitas delas (sobretudo as iniciais), podem ser feitas de forma online. Além disso, todas as informações são armazenadas em um único sistema. Com essas possibilidades ao possuir uma plataforma de recrutamento e seleção, a organização e gerenciamento dos dados se torna muito mais fácil, o que também facilita as análises dos gestores.

MELHOR ANÁLISE 

Outra vantagem da plataforma de recrutamento e seleção é a obtenção de uma melhor análise. Isso porque é possível criar gráficos que indicam qualidades e defeitos de um candidato que está pleiteando uma vaga de emprego. Essa ferramenta facilita a análise do departamento de RH em relação a quem deve ou não passar para as próximas fases do processo de R&S.

O sistema torna a possibilidade de erros infinitamente menor, uma vez que usa algoritmos e expõe gráficos, números e outros dados para que o RH possa analisar. É importante ter em mente que embora a plataforma de recrutamento possa fazer esse trabalho sozinho, não é ela quem dá a palavra final.

OTIMIZAÇÃO DE TEMPO 

A otimização de tempo é uma das principais vantagens ao se utilizar uma plataforma de recrutamento. Se todas as etapas citadas anteriormente fossem feitas manualmente, os resultados podem até ser semelhantes, mas o esforço e tempo empregado seria muito maior.

É exatamente isso o que faz uma plataforma de R&S tão importante. Uma vez que nos tempos de hoje, onde tudo muda com frequência, realizar processos demorados  e incertos pode ser negativo tanto para a imagem da empresa, quanto para o seu bom funcionamento.

COMO MIGRAR PARA UMA PLATAFORMA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO? VEJA 4 PASSOS!

Depois de conhecer as funções mais importantes e enxergar as vantagens que uma plataforma é capaz de oferecer, você pode estar se perguntando: “como faço para migrar para esse tipo de tecnologia?”

A migração para uma plataforma de recrutamento e seleção é relativamente simples, mas requer alguns passos importantes para obter êxito. Mostraremos a seguir os três passos principais deste processo: 

1º PASSO: IDENTIFIQUE AS NECESSIDADES DA EMPRESA

O primeiro passo consiste em identificar as necessidades da equipe de RH. As funcionalidades da plataforma precisam atender todas as necessidades do setor nos processos de R&S. Antes de escolher um software, se atente a este passo e terá resultados eficientes.

Através de simples pesquisas, é possível buscar informações sobre plataforma de recrutamento e seleção. Inclusive, com uma busca um pouco mais aprofundada, é possível selecionar aquelas que estão mais alinhadas com as expectativas da sua empresa. 

2º PASSO: ESCOLHA UMA PLATAFORMA PRÁTICA 

O próximo passo é escolher uma plataforma prática e fácil de implementar. Lembre-se que o intuito de utilizar softwares é otimizar os processos e auxiliar os profissionais do setor. Portanto, escolha uma plataforma que seja fácil de operar. A página inicial deve conter as informações mais importantes e as ações devem ser intuitivas. 

3º PASSO: VERIFIQUE A CONFORMIDADE COM A LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deveria entrar em vigor em agosto de 2020, em função da pandemia, foi transferida para 2021. Portanto, ela já entrou em vigor e as penalidades administrativas previstas na legislação irão ser aplicadas a partir de 1º de agosto de 2021 pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) .

Por isso, é fundamental que seja feita a escolha de uma plataforma que já atue em conformidade com a lei e garanta a segurança da informação, protegendo os dados e não permitindo o seu uso impróprio.

4º PASSO: SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA 

Por fim, o ideal é que seja possível testar a plataforma de recrutamento antes de contratar os seus serviços. Todas as empresas que oferecem esse tipo de tecnologia, também costumam ofertar solicitações de teste gratuitas. Trata-se de uma forma de demonstrar a funcionalidade de seu produto, assim como conquistar a confiança de potenciais clientes. 

Conheça a plataforma de recrutamento e seleção da JobConvo

A plataforma de recrutamento e seleção da JobConvo é a mais completa do mercado, sendo a única que permite em um único lugar, ir da requisição até a admissão, 100% de forma digital. Confira abaixo suas principais funcionalidades:

  • Divulgação de vagas em diversos canais simultaneamente;
  • Realização do Fit Cultural, tanto da cultura geral da empresa quanto de cada área específica do negócio;
  • Gestão com Inteligência artificial, utilizando parsing de currículos, Processamento de Linguagem Natural e OCR;
  • Relatórios inteligentes e completos, que facilitam as análises dos gestores e contribuem para a melhora ao longo do tempo dos processos de R&S;
  • Short list, possibilitando o ranqueamento e a comparação dos currículos e entrevistas em vídeo em uma única tela;
  • Aplicativo para candidatos;
  • Página de carreiras incríveis, disponibilizadas em 2 links: um para os candidatos externos e outro apenas para candidatos internos.

Além disso, podemos destacar:

Automação de Etapas 

Com a plataforma JobConvo, é possível automatizar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, o que reduz em até 40% o tempo médio gasto por profissionais no RH. Além disso, os processos podem ser personalizados de acordo com a necessidade do setor. Desde a requisição até a admissão, tudo é feito 100% online e em um único lugar.

Testes

Os gestores podem aplicar testes técnicos e de personalidade, que são disponibilizados já prontos ou que podem ser criados e customizados de acordo com a necessidade do recrutador. Por exemplo, ele pode ajustar as notas de corte, o tempo que o candidato irá ter para cada resposta, etc. 

Esses testes irão ajudar no ranqueamento dos candidatos, sendo uma ferramenta estratégica para parametrizar aptidões, características, dentre outros fatores que ajudam na tomada de decisão.

Vídeo Entrevistas

As vídeo entrevistas também são um grande destaque na plataforma, afinal, é uma etapa que emprega muito tempo dos profissionais de RH. Com a JobConvo, o recrutador pode criar roteiros de entrevistas com até 10 perguntas e enviar para os candidatos. Assim, eles podem responder (dentro de um prazo estabelecido) por meio de uma entrevista gravada. 

Dessa forma, se torna muito mais fácil comparar as entrevistas entre os diferentes candidatos e o recrutador pode compartilhar com os gestores os melhores entrevistados. A partir disso, esses selecionados podem realizar a entrevista presencial ou ao vivo por meio de vídeo conferência. 

As entrevistas ficam salvas e facilitam todo o processo de seleção dos gestores.

Assinatura de Contrato Digital

Como todo o processo é realizado de forma 100% online, a plataforma conta com a assinatura de contrato digital, que permite que o contrato seja assinado através do próprio computador ou celular do profissional a ser contratado, não necessitando da ida presencial até a empresa.

Segurança

A JobConvo é a plataforma mais segura do mercado. Isso porque é feito entre 6 meses e 1 ano, testes de força bruta, sequestro de usuários, autenticação e antivírus de verificação de arquivos em upload. 

Vale lembrar também que todos os processos são regidos conforme às leis de proteção de dados (LGPD, a lei brasileira, e a GDPR, a lei internacional), ou seja, os candidatos são detentores dos seus dados e precisam consentir primeiro com os termos e políticas antes de realizar qualquer procedimento na plataforma.

Entre de vez no mundo da tecnologia e otimize todo o seu processo de recrutamento e seleção. Solicite uma demonstração GRATUITA do software da JobConvo e veja o RH da sua empresa funcionar melhor do que nunca. Clique aqui!