É notável que o setor de RH passou a agir mais estrategicamente com o decorrer do tempo, mas ainda existem diversas outras questões burocráticas que precisam ser feitas nas rotinas de qualquer profissional desta área. Por isso, utilizar uma plataforma de RH irá facilitar a gestão deste departamento e trazer avanço para a empresa.

Funções mais complexas têm sido adicionadas às responsabilidades dos profissionais de recursos humanos e eles passaram a ter um papel fundamental que une toda a organização. Mas, como lidar com o acúmulo de todas essas funções? 

Simples, a resposta é: utilize plataformas para auxiliá-lo. Neste artigo você vai descobrir as melhores ferramentas para transformar e desburocratizar o RH da sua companhia.

Por que automatizar o RH?

A automação dos processos do RH nada mais é do que utilizar dos avanços e possibilidades que a tecnologia proporciona para tornar mais ágil todos os procedimentos realizados dentro do departamento.

A empresa que possui o RH digital é aquela que tem o seu foco não só no presente, mas também no futuro, ampliando e elevando sua visão organizacional. 

Outro fator importante é que com as transformações e inovações, o RH passou a assumir novas responsabilidades dentro de uma empresa. Com isso, ele não tem mais tempo para apenas cuidar das questões burocráticas, mas também precisa estar atento a outras questões, como por exemplo: aumento da demanda pela gestão de pessoas, retenção de talentos, etc.

O RH automatizado tem seu tempo mais otimizado e pode focar em atender a todas as suas outras necessidades.

Quais os benefícios de usar uma plataforma de RH?

Além da otimização de tempo que é uma das principais vantagens geradas pela plataforma de RH, conheça os outros benefícios que a automatização dos processos proporciona às empresas:

Redução de erros

Com trabalhos feitos de forma manual, há uma maior possibilidade de erros acontecerem, inclusive falhas graves que prejudicam a empresa e sua reputação. Com o RH digital, os procedimentos importantes e repetitivos são feitos de forma online, facilitando não só o controle geral das informações, mas também na parte burocrática, pois possui conformidade automática com as leis e normas trabalhistas.

Melhor controle e análise de dados

Como dito no tópico anterior, é possível ter um maior controle sobre todas as informações. Isso ocorre porque todos os dados podem ser unificados em um único sistema, facilitando a visão geral e a procura por documentos ou fichas, que pode ser feita com apenas alguns cliques.

Outro fator importante é que esse controle também facilita a análise dos dados, afinal, eles podem ser acessados com rapidez e facilidade. Mas não só isso, muitas plataformas contam com o uso da inteligência artificial, que cria soluções que imitam a capacidade humana para realizar: decisões, resoluções, análises e percepções. 

Eficiência

Com a automação dos processos do RH, os profissionais não ficam sem funções, eles apenas são redirecionados a funções mais estratégicas. Isso faz com que a equipe tenha mais produtividade e eficiência, pois irão ter mais tempo para planejamentos e poder de fato trabalhar diretamente com a gestão de pessoas.

Redução de gastos e sustentabilidade

Outro benefício é a redução de gastos com papéis e materiais. Afinal, agora a maioria dos procedimentos é feito de forma digital. Ao optar por esse modelo de trabalho, as empresas podem se tornar mais sustentáveis, o que também é um fator atrativo no mercado.

Segurança

É essencial que todos os colaboradores se sintam seguros e saibam que seus dados estão protegidos. De forma digital, é possível manter todas as informações de forma sigilosa e com maior proteção. Isso ocorre porque apenas pessoas autorizadas podem acessar esses arquivos, além de serem protegidos por senhas.

Aprimoramento de treinamentos

Por fim, com o tempo reduzido com tarefas repetitivas, o RH pode focar e investir em algo de extrema importância nas empresas: o treinamento e desenvolvimento de toda a equipe. Assim, é possível reconhecer talentos e aprimorar as habilidades e competências do seu time.

Conheça as ferramentas utilizadas pela gestão de recursos humanos

Afinal, como utilizar na prática as plataformas de RH? Veja abaixo 4 procedimentos que podem (e devem) ser feitos com a ajuda da tecnologia:

Cálculo de folha de pagamento

Utilizar softwares para fazer o cálculo de folha de pagamento é algo essencial para a empresa. Com esse auxílio, fica mais fácil calcular com rapidez aquelas inúmeras taxas, encargos trabalhistas, férias, etc. Manualmente, essas contas demoram muito tempo para serem finalizadas e são passíveis de erros. Quando o processo é automatizado, tudo é feito de forma rápida e precisa, o que provoca diminuição de falhas.

Treinamento e desenvolvimento

Outra plataforma que tem crescido é a de treinamento dos colaboradores. Além do mais, investir no desenvolvimento da equipe aumenta o nível de capacitação, proporcionando resultados com maior qualidade e agilidade. Sem contar que ao utilizar essas plataformas, é possível inserir treinamentos específicos, facilitando o gerenciamento deste processo.

Admissão e desligamento

Os processos de admissão e desligamento são conhecidos como aqueles que são longos e exigem atenção por conta das diversas documentações, normas e outros procedimentos demorados. Com as plataformas, os documentos podem ser enviados até pelo celular, facilitando todo o processo. Por isso, fazê-los online traz muitos benefícios a empresa e tornam a experiência dos colaboradores mais positiva.

Recrutamento e seleção 

Por último, mas não menos importante, os softwares de recrutamento e seleção facilitam não só o recebimento dos arquivos, mas também é um mecanismo de organização e pré-seleção, facilitando o processo de recrutamento de forma que apenas os perfis ideais sejam selecionados.

A JobConvo por exemplo, desenvolveu um dos melhores softwares do mercado, pois os mecanismos utilizados pelo sistema facilitam e agilizam a seleção. Isso além das outras funções que podem transformar qualquer RH. Confira abaixo:

  • Criação de requisições;
  • Personalização e automatização das etapas dos processos;
  • Compartilhamento de vagas em diversos canais;
  • Aplicação de testes técnicos;
  • Realização de Fit Cultural;
  • Execução e análise de vídeo entrevistas;
  • Compartilhamento dos finalistas com gestores;
  • Análise dos relatórios;
  • Execução de admissão digital e desligamento automatizado.

Agora que você já sabe tudo sobre plataforma de RH, o próximo passo é escolher a ideal para sua empresa. A JobConvo é líder em gestão para processos de recrutamento e seleção e está oferecendo uma demonstração GRATUITA. Clique aqui para saber mais!