Por que criar um processo de admissão digital de funcionários?

O tempo entre uma oferta de emprego recebida pelo candidato contratado e a data de início real na empresa contratante pode ser cheio de ansiedade para os aprovados nos processos. E a melhor forma de evitar que o início da admissão e integração leve um tempo maior do que o necessário é mantendo os contratados engajados durante esse período.

Otimizar o tempo na integração do seu novo contratado considerando mantê-lo realmente entusiasmado com a sua empresa, departamento e equipe irá beneficiar ambas as partes. Projetar um processo de admissão de funcionários digital é uma maneira eficaz de se fazer isso.

O que é OnBoarding Digital?

Em vez de passar os primeiros dias preenchendo formulários com o seu novo funcionário, por que não fazer tudo isso antes de começar?

A integração on-line permite que você se comunique com seus novos contratados por meio de um portal on-line, sem ter que perder tempo (seu e deles) no primeiro dia crucial. E isso não está restrito a somente antes que o contratado se inicie no novo emprego. Ele também pode continuar a fazer essa integração durante todo o primeiro mês na sua empresa. Não há necessidade de se ter uma função específica para realizar o processo. Mantendo as informações generalizadas (assuntos de RH, saúde e segurança, etc.) significa que você só precisa criar um recurso para cada pessoa que participar do onBoarding digital.

Considerando um processo de admissão e documentação mais aprofundado, voltado para o papel de cada novo contratado, eliminará qualquer confusão sobre suas novas responsabilidades.

Os benefícios da admissão digital de pessoas

1. Digital faz menos trabalho

Simples, onBoarding digital significa menos trabalho. Com a plataforma certa, as empresas podem evitar muita papelada que mata o espírito de um novo funcionário no primeiro dia. Em vez disso, aqueles que são digitais podem distribuir formulários eletrônicos que exigem menos tempo e esforço para ambas as partes se prepararem.

Melhor ainda, você pode dar aos novos funcionários acesso a um “novo portal de funcionários”, no qual os documentos podem ser preenchidos, assinados eletronicamente e entregues antes mesmo que eles pisem no escritório. Quando colocado em prática, esse processo – chamado de pré-admissão – torna as empresas 1,6 vezes mais propensas a ter um custo menor por contratação.

As plataformas de integração digital permitem que as empresas economizem dinheiro em pacotes de RH de papel caros e se integrem a todas as plataformas de RH de sua empresa (folha de pagamento, ERP, etc.) para facilitar a vida de sua equipe. Mais importante, eles tornam o Dia 1 mais fácil – e mais emocionante – para seus novos funcionários.

2. Torna-se mais pessoal

É raro que você veja as frases “digital” e “mais pessoal” na mesma frase, mas a integração digital libera mais tempo no processo para o tipo de contato face-a-face que ajuda os novos funcionários a acelerar mais rapidamente .

No primeiro dia de um novo funcionário, a integração digital ajuda a reduzir o tempo gasto com a papelada, liberando tempo para discussões mais pessoais sobre a cultura da organização, responsabilidades relacionadas ao trabalho, fluxo de trabalho e dinâmica da equipe.

Nos dias seguintes, a integração digital permite que novos funcionários e seus gerentes acompanhem o progresso do treinamento, comuniquem-se abertamente sobre as expectativas, desenvolvam metas de produtividade e, ao fazê-lo, reduzam a métrica de tempo para produtividade.

3. Torna a integração mais envolvente

Você prefere se sentar e olhar enquanto o profissional de RH de sua nova empresa passa pelos valores e declarações de missão da empresa? Ou você prefere assistir a uma apresentação interativa e rica em mídia que destaca essa cultura por meio de vídeos ao vivo, exemplos e depoimentos das pessoas com quem você trabalhará?

A primeira opção parece… típica. O último é apenas um exemplo de como as organizações podem aproveitar a tecnologia atual para criar uma estratégia de integração digital mais envolvente.

Ainda…

  • Evita longas reuniões e folhetos de papel.
  • Coloca as novas contratações para acelerar a organização, a visão da empresa e seus valores.
  • Pode ser realizada em tarefas pequenas e direcionadas.
  • Preparará o novo colaborador para iniciar seu trabalho imediatamente.

Você pode achar importante que todas as comunicações ocorram cara a cara ou por telefone, mas a participação on-line pode envolver toques pessoais, se isso estiver mais de acordo com a cultura da sua organização.

Você também pode estar preocupado com o custo de projetar um processo de integração on-line. Isso vai diferir de organização para organização, mas muitos empregadores sentem que o custo inicial da criação é mais do que compensado pela produtividade.

Os resultados do OnBoarding digital

Seus funcionários são os melhores embaixadores da sua marca, portanto, é vital ter uma impressão positiva em seu primeiro encontro com sua empresa.

É muito comum os candidatos sentirem que perderam contato com o novo empregador durante o intervalo entre o recebimento da oferta e a data oficial de início. Os processos de integração que começam antes da data de início ajudam a facilitar a entrada do novo funcionário nos negócios, para que eles fiquem mais confiantes e tenham um impacto imediato quando começarem.

Já conhece o módulo de onBoarding Digital da JobConvo? Se não conhece, acesse nosso site e solicite uma demonstração.

Conheça nosso Software para Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial

Saiba mais