Quais sãos os principais erros no processo seletivo? (Todo RH tem que fugir disso) 

Quais sãos os principais erros no processo seletivo? (Todo RH tem que fugir disso) 


Diversos empreendimentos ainda têm problemas em momento de recrutar seus funcionários e são prejudicados com este processo seletivo. O fato é que, fazer a seleção de talentos sempre se destacou como um desafio e tanto. Por isso, os erros durante o processo seletivo são comuns, atualmente, principalmente em relação à competitividade e às exigências do mercado de trabalho.

O interessante sempre foi fazer reavaliar as metodologias e recursos que a empresa adota em momento de buscar seus colaboradores. É um modo de fazer ajustes nos erros e contingências para que a seleção e recrutamento tenha mais assertividade. Até porque, não se trata somente de o concorrente apresentar um desempenho excelente, mas todos os envolvidos neste processo.

Quais são os erros durante o processo seletivo?

Existem alguns erros muito comuns durante esse processo de recrutamento. Confira quais são os principais:

Precariedade de ferramentas integradas

Em determinadas situações, estes erros acontecem justamente pela falta das ferramentas específicas e de alta performance, que fazem a otimização das atividades ou, ainda, a ausência do conhecimento sobre o manejo das mesmas.

Não são todos os sistemas que têm integração, eficiência e funcionalidade. Ainda, não são todos os empreendimentos que fazem uso de sistemas de seleção e recrutamento. É preciso que eles se caracterizem intuitivos, fáceis de utilizar, sem o requerimento de capacitação que cause exaustão, que auxilie na padronização do atendimento entre diversos funcionários e a promoção da marca empreendedora.

Banco de talentos desqualificados

Um software que agregue um banco de talentos é, com certeza, um facilitador no momento da seleção. Contudo, dispor de apenas informativos pessoais, com formação e a experiência dos concorrentes, por vezes, não é suficiente para a tomada de decisão. É importante considerar, por isso, a realização de testes e, acima de tudo, a avaliação de perfil por estrelas, em busca de assertividade.

A qualificação dos concorrentes é essencial para a otimização do processo que, talvez, demore mais em relação a todo o processo seletivo – triagem.

Página de carreiras com uma elaboração ruim

A página de carreiras do empreendimento, por vezes, é único e primeiro contato que o concorrente terá ao fazer a inscrição da oportunidade. Esse poder é alto e essencial para atingir o sucesso – ou não atingí-lo – num processo seletivo.

Caso seja simples, com pouca explicação ou elaboração ruim, é possível que afaste, em vez da atração dos concorrentes bons, porque acaba passando uma imagem negativa em relação à marca da empresa.

Inexistência de mapeamento do perfil comportamental

Ao compreender o que, de fato, faz a motivação do concorrente, os seus pontos fortes, bem como as possíveis limitações, estilo de preferência interpessoal, comunicativo e afins são somente algumas das vertentes que podem abordar o perfil comportamental.

O mapeamento é relevante e torna propício o fator de segurança maior em momento da seleção do concorrente a ter contrato, de maneira a retratar o comportamento do indivíduo em ato de execução do serviço.

É possível escolher entre a categoria manual ou aquela mais fácil dos softwares, em processos de recrutamento e seleção, sem que deixe o mapeamento do perfil do comportamento do indivíduo de lado.

Permissão de interrupção

De mesmo modo que o empreendimento possa fazer a exigência de dedicação e foco de futuros colaboradores, é necessário dar início ao processo sendo um exemplo. Por isso, não permita interrupções ao longo da entrevista e ajuste o seu celular para o silencioso.

Se estiver aguardando o retorno de superiores, é imprescindível que você alerte o candidato sobre a possibilidade de interrupção, já em começo da entrevista, pedindo desculpas se isso acontecer.

Que consequências esses erros trazem para empresa e para o candidato?

Existem determinadas situações consequentes de um erro de recrutamento que podem gerar prejuízos para a empresa e para o candidato. Confira:

Baixa produção dos colaboradores

Os erros nos contratos contribuem de forma direta para a elevação do “turnover” do empreendimento. A consequência disso são as ferramentas de gestão de pessoas que não fazem a apresentação da ação esperada, porque a equipe está em trâmites de reestruturação assiduamente.

Isto quer dizer que, apresentar um colaborador em treinamento inicial faz com que o processo se caracteriza lento, e os resultados são os aumentos nos erros de procedimentos. Dessa forma, para aqueles que buscam resultados sempre positivos, há, de fato, um colaborador que se encontra sobrecarregado em razão de ter que dar conta do serviço que outros não conseguiram fazer.

Uma cultura organizacional fraca

Apresentar um grupo que possa compreender os valores da empresa e que busquem sempre o conhecimento baseando-se nas missões e visão organizacional, é fundamental para tornar legítima a cultura interna, fazendo a garantia da harmonia entre os funcionários.

Em paralelo, ao passo que o colaborador faça um contrato errado, a cultura fica fraca. A razão disso é que, inserir um indivíduo que não faz o compartilhamento de mesmos objetivos e metas que os outros, pode provocar transtornos e prejuízos para o equilíbrio da empresa.

Imagem negativa da empresa

O mercado é capaz de pesquisar, de forma constante, em busca de identificação de melhores âmbitos profissionais. Considerando esse fato, o “turnover” alto da empresa, pode te tirar dessa listagem.

Se não vê razão para estar neste ranking, saiba que ele auxilia efetivamente na atração de profissionais melhores para os empreendimentos que mais se destacam. Desse modo, manter uma boa imagem é fundamental, visto que a negatividade para a marca dificulta a seleção e espanta profissionais capacitados.

Como evitar falhas no processo seletivo?

O fundamental, por isso, é compreender a valorização dos funcionários a fim de que eles possam auxiliar a divulgar a imagem positiva da empresa. É claro que, apresentar um processo de recrutamento cheio de critérios pode ser essencial para evitar dores de cabeça mais tarde.

É possível evitar todos estes transtornos, ao passo que a gestão de RH faça um planejamento coerente do seu processo seletivo, e que invista em ferramentas que valorizem e desenvolvam os seus funcionários.

Gostou das informações de recrutamento e seleção de talentos? Compartilhe a sua opinião conosco!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais