Quais as funções do departamento pessoal?

5 (100%) 1 vote[s]


A área de recursos humanos traz atividades diferentes das funções do departamento pessoal.

Se na empresa onde você atua estas duas partes são confundidas e têm os encargos mal distribuídos, esse conteúdo será muito útil para que te ajude a organizar as áreas.

Em resumo, o departamento pessoal é o responsável pelas funções administrativa e financeiras relativas aos funcionários. Em outras palavras: trata-se da parte burocrática, como pagamentos e férias.

Quer entender como pode organizar as funções na sua empresa? Entenda a fundo as funções do departamento pessoal.

Como é a estrutura de um departamento pessoal?

Em pequenas empresas, uma pessoa é suficiente para atender esta área. O papel do DP, como é chamado o departamento pessoal, é cumprido, normalmente, por quem cursou a administração ou algum curso similar.

À medida em que a empresa cresce, mais pessoas são necessárias para dar conta das funções. Afinal, é necessário notificar as pessoas, explicar a elas como as coisas funcionam, quando determinadas coisas podem ser solicitadas e afins.

Quais são as funções do departamento pessoal?

As funções do departamento pessoal são aquelas relativas a cuidar de questões que variam de admissão até a demissão dos colaboradores, de maneira a manter em dia todos os documentos e demais processos em funcionamento.

Desse modo, um dos exercícios rotineiros do departamento pessoal é registrar cada um de seus funcionários, de acordo com a CLT, com o intuito de assegurar que a empresa esteja dentro da legislação de trabalho.

Também está em suas funções coordenar os contratos de Pessoas Jurídicas que prestam serviços.

Outros pontos como horários, acompanhamento de faltas, agendamentos das férias e demais gestão referente a pagamentos são responsabilidades desta área.

Quais são as diferenças entre as atividades do departamento de RH e do departamento pessoal?

O departamento de RH é o responsável pela atração e gestão das pessoas, dos talentos, das equipes e da cultura da empresa.

O RH é quem cria e executa os processo seletivos, ajuda a empresa e seus líderes a planejarem as vagas, enxerga quais são os melhores candidatos. Ou seja, o RH é muito estratégico e é uma área de negócios.

O RH também cuida do clima organizacional e visa criar boas relações entre todos na empresa.

E é pela existência de tantos encargos importantes que o setor de RH precisa contar com um software próprio para reunir as informações dos processos seletivos e candidatos.

O departamento pessoal também é essencial e garante que tudo seja feito de modo correto em termos financeiros: pagamentos, pagamentos de férias, pagamentos de bonificações, gestão de parcerias para benefícios (como o vale refeição e convênios).

É o DP que notifica questões documentais, tanto de admissão, como de promoção e desligamento.

Dicas para aumentar a eficiência do departamento pessoal

São muitas atividades que não podem conter erros, não é mesmo?

Por isso a tecnologia deve estar nessa gestão e para escolher o melhor sistema é recomendado que primeiro se mapeie as atividades do departamento, tais quais:

  • processos, listando os que podem ser automatizados ou não;
  • criação e gestão de contratos;
  • onboarding de contratados;
  • demissão de funcionários;
  • gestão de ponto;
  • gestão de benefícios e convênios.

Para evitar esses acúmulo e atraso de tarefas, é preciso aprimorar todos os processos mencionados. 2 coisas que ajudam nesse sentido são:

Metas

As metas são essenciais para que as atividades sejam cumpridas.

Valorização das atividades do setor

Sem o DP uma empresa pode cair em processos trabalhistas, algo que ninguém quer passar. Por isso, as funções do departamento pessoal merecem reconhecimento e colaboração por parte dos gestores.

Diferenciar a área de Recursos Humanos do Departamento Pessoal

Apesar das áreas serem claramente diferentes e exigirem profissionais com formações e experiências distintas, tem empresas que misturam ambas pela falta de informação e de recursos.

Mas enquanto uma tem foco no bem-estar, produtividade, motivação e relacionamento interpessoal dos colaboradores, a outra, o Departamento Pessoal, é totalmente voltado para processos administrativos.

Empresas que conseguem diferenciar estas áreas o quanto antes ganham em eficiência e valorizam tanto DP, quanto RH. Essa é a melhor maneira de cada um focar naquilo que faz melhor.

E como a relação do Departamento Pessoal na empresa em que está? Há metas? As funções são claramente delimitadas?

Deixe seu comentário!