Quais são as 10 Hard Skills mais importantes e como desenvolvê-las

Quais são as 10 Hard Skills mais importantes e como desenvolvê-las

Em um processo de recrutamento e seleção, as organizações estão sempre à procura dos candidatos ideais para suas vagas. Por isso, elas analisam suas competências técnicas e comportamentais, conhecidas como hard skills e soft skills.

As Hard skills costumam estar presentes na descrição e anúncio das vagas de emprego. Por isso, ao buscar por uma oportunidade, você pode basear sua pesquisa em habilidades específicas, como alguma graduação que tenha feito.

Investir no desenvolvimento de competências é fundamental para alcançar as melhores oportunidades do mercado. Continue a leitura para descobrir quais são as 10 hard skills mais importantes e como desenvolvê-las em sua carreira!

Hard skills: o que é?

As Hard Skills são as competências técnicas que você adquire por meio da sua vida acadêmica e experiência profissional.

Essas competências precisam estar descritas em seu currículo, o que há alguns anos atrás era o parâmetro mais relevante para as empresas ao analisar o perfil de um candidato.

Atualmente, as soft skills estão ganhando cada vez mais força nos processos seletivos. Porém, se você possui boas Hard Skills, é possível se destacar entre os demais, pois as suas competências serão um diferencial na etapa de seleção.

Qual a diferença entre Hard e Soft skills? 

Confira abaixo alguns exemplos de Hard Skills:

  • Excel avançado;
  • Domínio de CSS;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de pessoas;
  • Edição de imagens;
  • Domínio de Javascript;
  • Proficiência em outros idiomas;
  • Operação de máquinas e sistemas.

Elas são mais simples e o RH tem mais facilidade em avaliá-las, pois isso pode ser feito com a análise de certificados, diplomas e experiência profissional.

Já as Soft Skills são competências comportamentais, relacionadas a maneira como você se relaciona e interage dentro do ambiente de trabalho. Por exemplo, quando a empresa procura um profissional paciente e comunicativo, é necessária uma análise comportamental mais aprofundada por meio da aplicação de testes de personalidade.

Confira abaixo algumas softs skills:

  • Liderança;
  • Paciência;
  • Motivação;
  • Persuasão;
  • Flexibilidade;
  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Gerenciamento de tempo.

Quais são as 10 Hard Skills mais importantes atualmente?

O mercado de trabalho está em constante transformação, criando a necessidade dos profissionais que se atualizam e se adaptam ao uso de softwares e ferramentas que podem tornar o trabalho mais eficiente.

Confira quais são as hard skills mais importantes atualmente:

1. Computação em nuvem

Essa tecnologia permite o compartilhamento de arquivos, programas e serviços por meio da internet. A computação em nuvem já pode ser encontrada no currículo de diferentes cursos que possuem relação com a tecnologia da informação.

2. UX (Experiência do Usuário)

A UX é a experiência do usuário com o produto e toda sua interação com ele, desde o momento em que ele vê uma propaganda até a compra.

Existem duas subdivisões principais:

  • Designer: envolve a criação de sites e aplicativos;
  • Writer: utiliza a criação de conteúdos para facilitar a utilização dessas ferramentas.

3. Raciocínio Analítico

Desenvolver a sua capacidade analítica é um ótimo método de preparação para realizar análise de dados.

Com essa competência, é possível explicar as coisas de forma mais clara e organizada, dividindo-as em partes mais simples, o que promove um entendimento completo.

4. Blockchain

O Blockchain é um sistema que possibilita fazer o rastreamento do envio e recebimento de negociações por bitcoin e outras criptomoedas. Além disso, a ferramenta proporciona mais segurança para esse tipo de transação.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pois os sistemas inteligentes facilitam a gestão das empresas.

Se tornou extremamente necessário ter profissionais que saibam usar e desenvolver esses sistemas.

6. Análise de negócio

Trata-se da capacidade analítica e de tomar decisões. Essa competência pode ser desenvolvida por meio de cursos relacionados ao mundo dos negócios e da utilização de softwares que analisam dados.

7. Melhoria de performance

Essa Hard Skill está associada à capacidade de melhorar os processos dentro das empresas, buscando bons resultados. Existem ferramentas que ajudam as companhias a melhorarem constantemente suas entregas.

Para desenvolver essa competência, é importante aprender sobre metodologias de gestão que alinham tecnologia à mentalidade ágil e dinâmica, como Kanban.

8. Vendas

Colaboradores que possuem conhecimentos profundos em vendas podem trazer diversas vantagens para a empresa. Por isso, essa também é uma competência muito buscada. Além disso, é necessário saber utilizar ferramentas como o CRM e funil de vendas.

9. Computação científica

A computação científica é o campo de estudo dedicado à criação de modelos matemáticos e técnicas de soluções com números através de computadores com o objetivo de analisar e solucionar problemas científicos.

Ela pode ser utilizada para entender desastres naturais e prever eventos futuros. Além disso, a computação científica pode ajudar a criar novas tecnologias e modernizar as empresas.

10. Gestão híbrida de projetos

A metodologia híbrida une métodos e ferramentas com aspectos positivos da gestão tradicional para alcançar melhores resultados durante todo o processo que compõe um projeto.

Como você pode desenvolver hard skills?

As soft e hard skills podem sempre ser desenvolvidas. 

Confira abaixo dicas importantes para estar sempre desenvolvendo novas hard skills e alcançar boas oportunidades em sua carreira:

Esteja em constante aprendizado!

Não tem para onde fugir: você precisa estar sempre em busca de aprendizado! Invista frequentemente em treinamentos e busque novas fontes de conhecimento. Para isso, é preciso ter dedicação e força de vontade. Pense o quanto isso pode te recompensar no futuro a se destacar dos demais profissionais. 

Hoje em dia existem inúmeras maneiras de obter conhecimento e você pode escolher a que mais se adapta. Há cursos presenciais, online, workshops e por aí vai. Confira algumas sugestões:

  • Aprenda novos idiomas;
  • Domine o máximo de softwares possíveis em sua área de atuação;
  • Se mantenha atualizado com as novas estratégias do mercado;
  • Se especialize!
  • Participe de eventos relacionados à sua área.

Não se prenda

Se você foca apenas no aprendizado dentro da sua área, talvez seja mais difícil se destacar, já que todos estão buscando isso. Procure ser aquele que sabe responder mesmo quando um assunto não está ligado diretamente ao seu nicho.

Startups e empresas têm buscado cada vez mais profissionais com uma ampla gama de conhecimento de outras áreas que podem agregar no trabalho da empresa.

Busque sempre informação

Um erro muito comum dos estudantes é finalizar uma faculdade e parar de estudar. Não siga esse caminho! Afinal, o mercado está sempre inovando e exige que você esteja sempre em busca de novas informações. Mantenha o hábito de estudar toda semana e busque as tendências da sua área de atuação. Isso irá garantir que você esteja sempre passos à frente no mercado.

Para continuar a leitura sobre as competências mais buscadas pelo mercado, conheça agora um pouco mais das soft skills!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais