Recrutamento digital: o que é, benefícios e estratégias. Veja!

Recrutamento digital: o que é, benefícios e estratégias. Veja!

Em meio ao avanço tecnológico, adaptar as atividades do departamento pessoal e dos recursos humanos é uma ação necessária. O recrutamento e seleção é uma das partes mais importantes geridas por esses setores. Pois a partir desse processo é formado o corpo de colaboradores da empresa.

Quer mensurar o tempo de contratação de forma rápida e fácil? Baixe a PLANILHA GRATUITA e faça em poucos minutos!

O recrutamento digital surgiu para facilitar e agilizar a seleção de pessoas. Veja a seguir tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de recrutamento.

O que é Recrutamento Digital?

O recrutamento digital é o processo de utilizar a tecnologia para a divulgar, atrair, avaliar, selecionar e contratar candidatos para cargos vagos de uma empresa.
Isso inclui páginas de carreira, recrutamento mobile (através do celular), provas on-line, vídeo-entrevistas, recrutamento através das redes sociais, admissão digital entre outros.
Enquanto a maioria das empresas atualmente usa pelo menos uma das táticas mencionadas, elas ainda estão longe de serem classificadas como uma estratégia digital de recrutamento.

Como fazer o recrutamento digital?

O recrutamento digital pode ser feito por meio de um software de recrutamento e seleção como o da JobConvo. Se você tem dúvidas da efetividade desse processo, faça um teste grátis. Clique aqui!

1. Estudo prévio do recrutamento digital

Antes de implantar essa inovação ao RH de sua empresa, é necessário realizar um estudo prévio das reais necessidades da organização, especialmente no que está ligado aos custos que se pretende reduzir e nível de preparo da equipe e seus gestores para o novo tipo de recrutamento.

2. Planejamento do recrutamento digital

Em seguida, para viabilizar o processo de recrutamento digital é necessário planejar o que será necessário. O primeiro passo é a definição  dos requisitos necessários para a ocupação de cada vaga. O segundo passo é a definição do tamanho do processo, ou seja, a quantidade de etapas. Por fim, a definição de quais serão os prazos para cada etapa.

3. Atração

A divulgação correta e específica das vagas facilita no processo de atração, pois assim é possível atingir os candidatos certos para as vagas certas. Canais como redes sociais, páginas especializadas em oferta e busca de empregos, e o próprio site da empresa são as opções mais recomendadas para atrair os candidatos. Conseguir impactar um bom número de possíveis talentos irá garantir sucesso das fases seguintes.

4. Seleção

Análise de redes sociais

Atualmente, é raro o candidato que não esteja inscrito em alguma rede social, em especial aquelas de ambiente profissional, como é o caso do LinkedIn. Por mais básico que pareça, conferir suas experiências e recomendações é sempre um excelente termômetro. Por fim, não é muito comum porém os recrutadores podem conferir o perfil dos candidatos em outras redes sociais como o Instagram, por exemplo. 

Testes de conhecimento específico, proficiência na língua exigida e fit cultural

A maioria dos processos seletivos, inclusive os de recrutamento online, possuem algum tipo de teste. Os testes de conhecimento específico permitem que o recrutador compreenda se o candidato possui, de fato, as competências que insere no currículo.

A proficiência de língua é exigida em cargos onde o candidato precisa se comunicar com clientes e/ou profissionais que falam outra língua. Dificilmente candidatos que não estejam minimamente aptos ao cargo enviarão seus currículos após ter ciência dessas avaliações. 

Por fim, o fit cultural é um teste aplicado para avaliar se os princípios do candidato estão alinhados com os princípios da empresa. Os resultados inclusive podem ser feitos de forma automática pelo software.

Entrevista por videoconferência

A entrevista por videoconferência é para candidatos que concorrem a vagas remotas e/ou em empresas que não são da cidade do candidato. Além disso, a entrevista por videoconferência permite que o recrutador possa realizar a análise comportamental de forma mais efetiva. Assim, a empresa consegue estar mais próxima do candidato desde cedo, além de ser capaz de observar detalhes indispensáveis, como comunicação, tom da fala e postura corporal.

Estratégias para aplicação do recrutamento digital

Examine seu atual processo de recrutamento para ver como as táticas de recrutamento digital podem torná-las mais eficientes.
Por exemplo, se você tiver um longo processo de inscrição no seu site de carreiras para coletar informações sobre candidatos, veja se substituí-las por uma rápida importação do LinkedIn reduzirá a taxa de rejeição (a taxa de pessoas que deixam um site depois de visitá-lo) de suas carreiras página.
Alternativamente, verifique se uma entrevista em vídeo reduz o custo total do processo de contratação (economiza o custo de voar em um candidato, acomodação e outras despesas).
Examine cada etapa do funil de recrutamento – desde o fornecimento até a seleção, para estudar como as práticas digitais e a tecnologia podem reduzir o tempo ou o custo envolvido.

1. Site de Carreiras Mobile-Friendly

Otimizar sites de carreira para dispositivos móveis pode parecer uma coisa óbvia a ser feita, mas, surpreendentemente, não há muitas empresas fazendo isso.
A otimização para dispositivos móveis não é mais uma opção devido à maior adoção e uso de smartphones.
Setenta e sete por cento dos candidatos a emprego verificam os sites das empresas para procurar emprego. O que acontece quando eles abrem esses sites em seus telefones apenas para descobrir que o botão Enviar não está funcionando? Ou pior ainda, seus currículos não estão se apegando, ou qualquer outro inconveniente que os coloca de volta alguns passos?

Eles deixam o seu site e vão para a outra opção na qual está funcionando bem em seu dispositivo móvel. Consequentemente, sua organização acaba perdendo um potencial candidato.

2. Use as Redes Sociais

Além de vasculhar sites, as pessoas procuram canais de mídia social para coletar mais informações sobre a empresa como a cultura, pessoas, potencial de carreira. Por isso, é crucial que a empresa tenha uma estratégia de recrutamento social. É uma oportunidade de divulgar a notoriedade da marca

Você deve avaliar o perfil do seus potenciais candidatos e quais são as redes sociais que eles mais utilizam. Você deve estar onde seus futuros talentos estejam e atualizar com frequência.

Alguns exemplos são postagens de emprego no Linkedin, tweets sobre eventos da empresa ou prêmios, vídeos sobre a cultura da empresa e histórias de seus atuais funcionários e fotos da rotina diária no Instagram Stories.
Informações sobre a cultura da empresa, missão, valores, pessoas e qualquer outra informação que forneça aos possíveis candidatos uma visão da empresa e do que ela representa para incentivá-los e dar a vontade de fazer parte dela.

3. Parceria com tecnologia

Qualquer discussão sobre recrutamento digital é incompleta sem falar sobre as tecnologias que a suportam.
Os recrutadores podem usar um software de recrutamento e seleção (se já não estiverem usando um) para divulgar as vagas na página de carreira, sites de emprego, redes sociais selecionar e classificar candidatos, realizar testes e entrevistas, fazer a admissão e integrar suas ferramentas de gerenciamento de recursos humanos para operações perfeitas.
As empresas que tradicionalmente se baseiam em listas de verificação de diplomas universitários e experiência para selecionar candidatos estão cada vez mais descobrindo que a abordagem é redundante, para não mencionar o uso intensivo de tempo e unidimensional. Tem sido cada vez mais comum aplicar testes de personalidade para entender melhor como é o perfil comportamental do candidato, que complementa com os requisitos de capacidades e competências.
As ferramentas de recrutamento usam algoritmos sofisticados para avaliar as capacidades inatas, ao mesmo tempo em que dão ponderação adequada aos fatores tradicionalmente importantes, como educação e experiência, e ajudam as empresas a encontrar talentos inteligentes que se encaixem na cultura organizacional.

Quais são as vantagens e desvantagens do recrutamento online?

Assim como os demais tipos, o recrutamento digital, ou recrutamento online, têm suas vantagens e desvantagens. Conheça cada uma delas:

Vantagens do recrutamento digital

Redução de custos

A maioria das organizações muda para o recrutamento digital porque é muito mais acessível do que as formas tradicionais de procura por novos talentos. Cada parte do processo de recrutamento pode ser custosa – de anunciar o trabalho, procurar bons candidatos, comunicar-se com eles e, finalmente, entrevistá-los. Utilizar o recrutamento digital no lugar dos tradicionais, pode fazer com que os custos habituais de Recrutamento e Seleção sejam reduzidos ou, até, completamente cortados.

Maior eficiência

Uma das melhores características do recrutamento digital é a eficiência. O ambiente digital nos permitiu ter uma comunicação bidirecional que pode esclarecer, facilitar e acelerar o processo de contratação.

Você pode recrutar a qualquer momento e em qualquer lugar

Ao contrário do recrutamento tradicional, você tem acesso às atividades de recrutamento e seleção a qualquer momento e em qualquer lugar.
 As ferramentas modernas permitem que você encontre, visualize e se comunique com possíveis contratados em seu telefone, tablet ou laptop. Você não está mais preso ao telefone do seu escritório e à hora específica do dia.
Obviamente, não estamos falando que você deveria assustar seus candidatos ligando ou enviando e-mails tarde da noite. Se essa é a sua hora mais produtiva do dia, você pode usar ferramentas de agendamento de e-mail ou de mídia social.

A distância não é mais um requisito

Raramente qualquer sucesso da empresa hoje pode manter o talento da mesma cidade ou país. Os mercados tornam-se mais globalizados, os povos e os bens movem-se muito rapidamente, o talento internacional é reduzido à escolha e mais à necessidade.
Quando nos colocamos inalcançáveis, isso pode restringir a possibilidade de profissionais qualificados que se encaixam no perfil da sua empresa fazer parte do seu quadro de funcionários.

Banco de Currículos

Mesmo quando uma pessoa em particular não tem o conjunto de habilidades certo para uma posição para a qual você está recrutando, ela pode se encaixar muito bem em alguma vaga que abrir posteriormente. Não descarte os currículos que não deram certo para uma vaga específica, guarde os que faça sentido e, caso apareça uma próxima oportunidade, você já sabe quem poderá contactar.
Tente aproveitar sua base de talentos da melhor maneira possível, colocando as mídias sociais e outros canais digitais em bom uso. Mesmo se você não precisar de uma futura contratação, eles podem acabar se tornando seu novo cliente. Use as redes sociais para tratar os seus candidatos da mesma maneira que trata seus clientes.

Desvantagens do recrutamento digital

Carga de trabalho do RH

Apesar de facilitar o acesso às vagas, uma das maiores desvantagens do recrutamento digital é a carga de trabalho do RH. Como o acesso é mais fácil, o número de candidatos aumenta e, com isso, a etapa de seleção segue o mesmo ritmo. Muitos candidatos incompatíveis e desqualificados para o cargo podem entrar no páreo. Porém, é possível solucionar essa situação com alguns tipos de filtros direcionados para encontrar o candidato ideal

Uso descuidado dos filtros

Embora os filtros mostram-se como incríveis aliados dentro do processo seletivo, poupando o precioso tempo da equipe de RH de análises mais simples, é preciso ter atenção no momento de estabelecer os filtros na plataforma de recrutamento digital.

Um botão selecionado em erro pode significar toda uma leva de candidatos que não se enquadram em nada com a vaga ofertada ou mesmo a perda de um potencial talento à empresa. Assim, vale realizar dupla checagem nas características apontadas como desejadas e indesejadas.

O recrutamento digital, ainda que apresente algumas desvantagens, possui mais vantagens, sempre com foco em agilidade e acerto na seleção.  Uma vez escolhido o software de recrutamento e seleção correto para conduzir o processo de recrutamento digital, não há espaço para maiores preocupações.

Agora que você entendeu os motivos de incluir o recrutamento digital na realidade da sua estratégia de recrutamento e seleção, que tal conversar com nós da JobConvo – software completo de recrutamento e seleção com inteligência artificial?

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais