Recrutamento online: conheça as vantagens desse método

5 (100%) 2 votes

Recrutamento online: as vantagens e desvantagens

O método de recrutamento online se tornou o método mais usado pelos recrutadores. Muitas empresas estão usando esta estratégia virtual para encontrar novos talentos para seu quadro de funcionários. Plataformas online de networking profissional com o Linkedin criou uma nova e mais acessível maneira de encontrar candidatos e auxilia os recrutadores a divulgarem suas vagas e achar candidatos potenciais para fazer parte de seu processo seletivo. Mas, como sempre, onde há vantagem, há desvantagem também.

Listamos para você as diferentes vantagens e desvantagens do método de recrutamento online:

Vantagens do Recrutamento Online


1. Custo Benefício

Os sites de divulgação de vagas  geralmente livre para usar! A maioria das plataformas permitem que você publique suas vagas gratuitamente, mas também minimiza o custo do trabalho. E se você optar em investir em um software de recrutamento e seleção de candidatos, poderá economizar ainda mais dinheiro durante o processo de contratação como um todo.


2. Contato em tempo real

A maioria das mensagens e respostas podem ser disparadas em tempo real. Isso pode ajudá-lo a aumentar seus esforços de atrair mais candidatos e engajá-los de uma maneira mais eficiente. Isso reduz ainda mais o número de horas de trabalho gastas na triagem e informando os candidatos a emprego sobre o status da sua inscrição.


3. Maior visibilidade e alcance

O recrutamento online é facilmente acessível, tornando-o um método mais eficaz de conseguir que seus posts sejam notados. Anúncios de emprego on-line podem ser compartilhados rapidamente em várias plataformas, garantindo uma maior visibilidade dos seus anúncios e, consequentemente, alcançando um público-maior.


4. Fácil de usar

Os sites de postagem de emprego são fáceis de manusear e geralmente possuem uma interface similar com as redes sociais e e-mail. Há como filtrar e categorizar para quais regiões você pode exibir seu anúncio.

5.Conteúdo dinâmico

A divulgação de vagas nas redes sociais e sites de emprego dá a você a chance de ser mais criativo com seu  conteúdo e atraente para quem procura emprego. A implementação de tecnologia pode dizer muito sobre sua empresa e sua cultura e ajudar a atrair um tipo específico de candidato. As empresas que usam a tecnologia comprovam efetivamente que não têm medo de inovar e adotam novas ferramentas e soluções.
6. Flexibilidade

Na internet você tem muito mais flexibilidade no que diz respeito ao controle de suas postagens e dos currículos que recebe. Se você postar em um jornal, no entanto, e quiser alterar algo no anúncio de emprego, é difícil, e na maioria dos casos, você precisaria pagar por um anúncio totalmente novo. Com as publicações no meio virtual, a maioria das plataformas permite que você edite, atualize e remova sua postagem sempre que desejar.
7. Longevidade

Os jornais ou outras formas de mídia impressa têm um tempo de vida muito limitado, dependendo do ciclo de publicação. A maioria das publicações classificadas tem um ciclo de publicação bi-semanal, o que significa que o seu anúncio só será visto durante esse período relativamente pequeno. A divulgação de vagas online de ficam no ar permanentemente até que alguém remova o post.
8. Acessibilidade

Independente de onde você estiver, se você tiver um dispositivo habilitado para internet e uma boa conexão, então você pode fazer tudo o que eu mencionei acima – criar, divulgar, editar, remover anúncios de vagas e engajar com seus candidatos.
9. Processo de contratação acelerado

Juntando todas as vantagens anteriores, levam ao maior de todos; um processo de contratação mais rápido. Em vez de esperar por um grupo de candidatos para construir e, em seguida, escolher a partir deles, você será capaz de ter uma grande quantidade de candidatos entrando em contato com você e dentre eles, algum será o candidato ideal.

Desvantagens do Recrutamento Online

1.Difícil de segmentar

O recrutador pode até segmentar os anúncios de vagas de acordo com a geolocalização, mas, muitas vezes, com o recrutamento on-line, pode ser difícil direcionar um grupo específico de candidatos e acaba que sua divulgação será vista por diferentes tipos de pessoas.

2. Despesa

Dependendo do site de empregos você pode ter que pagar uma taxa de assinatura ou outros custos para publicar sua vaga. Alguns sites podem até serem de graça, mas podem cobrar por serviços extras.

3.Dificuldade de medir a eficácia

Ao implementar várias estratégias de recrutamento online, pode ser difícil medir sua eficácia. Se você escolher um serviço simples, então é duvidoso que você tenha quaisquer métricas para examinar e modificar suas postagem de acordo. Os posts em Redes Sociais podem se perder por causa dos algoritmos, diminuindo sua exposição.

4.Informal

No que diz respeito ao recrutamento através de mídias sociais, algumas empresas acham que ele dá a visão errada sobre eles, pois pode ser considerado um método de recrutamento informal. Isso pode ser uma desvantagem, especialmente se a sua empresa está tentando reforçar e promover uma cultura profissional da empresa para futuros funcionários ou para o público em geral.

5.Grande taxa de resposta

Ao postar um emprego em uma revista de comércio da indústria, você pode quase garantir que os candidatos serão relevantes e não desperdiçar tempo. Mas, a divulgação online aumentará as chances de obter centenas currículos, muitos dos quais não serão relevantes.


6. O de graça nem sempre é ideal 

Certeza de que isso pode contradizer os dois tópicos de “custo” mencionados anteriormente, mas se você optar por usar uma plataforma gratuita para usar, poderá encontrar um problema completamente diferente; muitas candidaturas que não fazem sentido ou seu post se tornando enterrado sob uma montanha de outras ofertas de emprego. Isso aumentará a taxa de resposta já grande dos canais de redes sociais.

O Recrutamento on-line é uma ferramenta valiosa a ser usada quando se procura novas contratações que já faz parte da realidade da maioria das empresas. O ideal é que use diferentes estratégias de recrutamento e seleção como o recrutamento online, indicações, recrutadores externos, divulgação em ambientes que fazem sentidos para vagas, etc. Teste os diferentes métodos de recrutamento e aplique aqueles que fazem mais sentido para a sua empresa!