Recursos humanos: o que é, o que faz, conceito. Tudo que precisa saber!

5 (100%) 1 vote

 

Recursos Humanos: conceito

Recursos Humanos é o departamento responsável por lidar com todas as questões relacionadas às pessoas dentro de uma empresa. Isso inclui além do recrutamento e a contratação de pessoas, como a contratação de funcionários, mas também envolve tarefas necessárias para reter funcionários a longo prazo e deixá-los motivados e engajados com a organização. Por exemplo, o RH pode desenvolver iniciativas de bem-estar, fornecer orientações sobre ações disciplinares ou promover programas de desenvolvimento de carreira ou de treinamento para fortalecer a satisfação dos funcionários. Além disso, o RH lida com compensações e benefícios.

Recursos humanos: o que faz?

Normalmente, as pessoas relacionam RH com apenas o recrutamento e seleção de novos talentos. Mas, esse departamento vai além disso. O setor de Recursos Humanos é responsável pela gestão de pessoas, remuneração e benefícios, integração de funcionários, treinamento, desenvolvimento da organização e cultura do local de trabalho.

1 – Gestão de Pessoas

Também conhecido como Departamento Pessoal (DP), a gestão de pessoas é responsável por administrar e gerir o capital humano da empresa. É o coração da empresa, já que todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.

As principais funções da gestão de pessoas são:

  • Treinamento e desenvolvimento
  • Elaboração e sustentação da cultura organizacional
  • Fortalecer os relacionamento entre diferentes áreas da empresa
  • Ir atrás de melhoria dos processos internos
  • Procurar soluções de conflitos internos que possam estar prejudicando o desenvolvimento de equipes
  • Comunicação interna aos colaboradores
  • Recrutamento e seleção de novos talentos
  • Planejamento de cargos e salários
  • Programas de incentivo e benefícios

A gestão de pessoas é importante pois serve como um mediador entre os colaboradores. Os profissionais dessa área devem estar sempre preparados para resolver conflitos entre colaboradores, garantir a satisfação e motivação de todos dentro da organização, visando uma constante evolução da empresa.

2 – Gestão por competências

A gestão por competência é um método eficaz de desenvolvimento de talentos de uma organização. Através dela, é capaz de orientar o desenvolvimento dos colaboradores visando resultados e seus objetivos traçados.

A gestão por competência tem sido cada vez mais presente nas organizações e aquela que negligencia este tema pode estar abrindo mão de ser uma empresa mais competitiva e de uma definição da área de atuação no mercado

As empresas devem ajudar o desenvolvimento de seus colaboradores através de treinamentos, capacitações, cursos externos e internos. Estes recursos trazem vantagens para a empresa a longo prazo, já que seus profissionais estão constantemente se desenvolvendo e crescendo na empresa, mantendo um trabalho de alta qualidade e bons resultados.

Através dos treinamentos, é capaz dos indivíduos desenvolverem capacidades para se tornarem mais inovadores, líderes e produtivos. Eles acabam se tornando melhor profissionais, consequentemente, mais valiosos e valorizados. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor à organização, colaboradores e clientes.

3- Recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção de pessoal faz parte de uma das funções mais conhecidas para as pessoas que não entendem muito bem o que a área de recursos humanos faz.

O termo pode ser definido como a atração de pessoas a serem incorporadas nas atividades rotineiras da organização, mediante a predefinição das exigências de trabalho e especificação do perfil do colaborador, medindo, também, a probabilidade do indivíduo em unir-se a organização, e sua compatibilidade com a missão, visão e valores da empresa.

O recrutamento e o processo de seleção são fases distintas para contratação de profissionais. Quando falamos de recrutamento, o foco está na atração e despertar o desejo e a intenção de candidatos qualificados para apropriados a uma ou mais funções dentro de uma organização.

O processo de seleção visa a realização de entrevistas e avaliação dos candidatos para um trabalho específico, definido no recrutamento, selecionando, por fim, um indivíduo para a vaga, baseando-se em critérios pré-definidos. A seleção pode variar de um processo muito simples a um processo bem complicado, o que depende exclusivamente da empresa que contrata e a posição pela qual o candidato está buscando.

4- Desenvolvimento de liderança

O Desenvolvimento de Liderança aparentemente possui um significado fácil, mas muitas vezes é aplicado de forma equivocada entres os gestores de uma empresa. Há uma grande confusão onde as pessoas acreditam que chefe e líder tenha o mesmo significado e nem sempre é o caso. Chefe se refere a um cargo na empresa e líder, o profissional

Dificilmente as empresas vão encontrar um líder pronto, então a gestão de rh deve criar métodos de desenvolvimento de liderança. Podem ser eles: um programa estratégico de desenvolvimento, treinamento corporativo, gamificação.

 

  • Programa de desenvolvimento

 

      • A gestão de recursos humanos deve desenvolver um programa estratégico de desenvolvimento de liderança eficiente para idenficiar e evoluir seus profissionais. O objetivo é desenvolver líderes para alcançar melhores resultados na empresa.
      • É preciso que o programa seja baseado no que a empresa espera em um líder e quais características ele se diferencia de um profissional comum.
      • Além disso, deve-se estabelecer ações contínuas alinhadas com os objetivos da empresa. Como terinamentos, workshops e feedbacks.
      • A equipe de recursos humanos deve mensurar o progresso desse programa desde o início para compreender se está sendo bem sucedido ou se deverá fazer ajustes para melhores resultados.
      • Além de uma boa estruturação do programa, deve haver um sistem de recompensas para os profissionais envolvidos para manter o engajamento e motivação.

 

  • Treinamentos Corporativos

 

      • Os treinamentos corporativos — tanto técnicos quanto comportamentais — é benéfico tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Os treinamentos prepara os profissionais para enfrentar diferentes situações, potencializa as habilidades dos profissionais, incentiva novas capacidades, os transformando em verdadeiros líderes.  
      • Os treinamentos podem ser realizados em diferentes formatos, através de cursos teóricos e práticos, dinâmicas em grupo, simulações, workshops, treinamento online.

 

  • Gamificação

 

    • A gamificação é uma estratégia que usa dinâmicas de jogos no ambiente corporativo. É uma ferramenta mais recente, mas que tem crescido na realidade das empresas pelo o mundo.
    • O principal objetivo desse método é engajar, comprometer e recompensar os colaboradores. É possível acompanhar o desenvolvimento, estimular uma competição saudável e um sentimento de conquistas e alcance de objetivos.
    • É um meio simples e mais descontraído de preparar seus profissionais para possíveis situações as quais eles podem se encontrar na realidade da empresa.

 

Importância dos Recursos Humanos na empresa

O RH é o multiplicador de recursos humanos de uma empresa. As funções de um profissional de RH devem se concentrar no recurso mais valioso de todos da empresa – seus colaboradores. Funcionários motivados, produtivo e de qualidade são essenciais para manter a empresa sempre evoluindo e crescendo.

Em sua empresa, há gestores para supervisionar e aconselhar os colaboradores em várias áreas e departamentos. Por exemplo, o único objetivo do seu CFO é manter os olhos nas funções financeiras e na decisão da empresa. Sem uma boa contabilidade e insights sobre seu fluxo de caixa, investimentos e balanço, você corre o risco de tomar decisões de negócios ruins e potencialmente sair do negócio.

Da mesma forma, há muitas razões pelas quais o papel do RH em uma empresa é importante para sua sobrevivência e sucesso. As razões pelas quais o RH é importante podem variar dependendo se você analisar a questão do ponto de vista do gerente ou do funcionário. Abaixo, listamos algumas funções típicas de um departamento de recursos humanos que o ajudarão a entender melhor o papel essencial do RH em uma empresa:

Satisfação dos colaboradores

Para melhor ou pior, o departamento de RH tem a responsabilidade de determinar se os funcionários estão satisfeitos de uma maneira geral, não apenas com sua equipe,, mas também com a sua função e tarefas. Como pode ser difícil medir a satisfação, pois é uma medida ambígua, os especialistas de RH devem projetar cuidadosamente as pesquisas interna com os funcionários,  implementar uma estratégia de entrevista de saída para compreender e determinar como a empresa pode melhorar em relação a seus funcionários. Em outras palavras, o departamento de RH avalia e determina as causas e / ou as razões por trás da insatisfação dos funcionários atuais ou anteriores e aborda essas questões da melhor maneira possível para aumentar o moral e a motivação em toda a empresa.

Melhoria do Desempenho

Sem uma equipe de RH elaborar um plano que faça a avaliação de desempenho dos funcionários, os funcionários podem acabar em empregos que não são adequados para seus conhecimentos e habilidades. Isso não apenas contribuirá para a insatisfação dos funcionários, mas os indivíduos que caem consistentemente abaixo das expectativas de desempenho do empregador, podem acabar saindo da empresa, aumentando a taxa de turnover e custando caro para a empresa.

Treinamento e Desenvolvimento

Já abordamos essa função do RH acima, mas devemos reafirmar o quão importante essa função deste departamento é para o crescimento profissional de seus colaboradores.

Embora seja importante garantir que todos os funcionários tenham as qualificações e habilidades necessárias para atender às demandas de uma posição, as empresas devem entender que os seus colaboradores podem evoluir e se desenvolver junto à organização ao adquirir novas habilidades, competências e aprendizados. Além disso, essa estratégia também pode melhorar a retenção de funcionários e, assim, reduzir a rotatividade.

Contratação estratégica

Outra maneira do RH ser importante para  as empresas é que ele pode ajudar com contratações estratégicas. O recrutamento é a melhor maneira de o RH causar impacto na organização.
Contratar corretamente significa menor rotatividade, maior retenção e melhor fit com a empresa. Significa encontrar o candidato que combine com a cultura organizacional, equipe e de alto potencial. Contratando corretamente, você pode se concentrar no crescimento do negócio, sem lidar com funcionários problemáticos. Para fazer isso, deve haver um processo estruturado de entrevista onde você consiga avaliar os candidatos em diversos aspectos, não apenas as experiências deles. O RH é um instrumento fundamental no processo.

Desde melhorar a moral da empresa e desenvolver métodos para garantir altos padrões de desempenho para resolver conflitos entre funcionários e garantir que a empresa permaneça dentro do orçamento, há diversos motivos pelos quais o RH é tão importante para o sucesso do negócio.