Requisição de Pessoas: O que é e como fazer

Requisição de Pessoas: O que é e como fazer

A gestão de pessoas é uma das áreas do setor de recursos humanos que lida com diversas rotinas que envolvem os colaboradores. O recrutamento e seleção de pessoal é uma dessas rotinas. Os profissionais de RH ficam responsáveis por receber requisições de pessoal de outros setores da empresa que desejam contratar novos funcionários.

As requisições são o ponto de partida para todas as outras etapas do R&S. Elas devem ser solicitadas por meio de um formulário contendo todas as informações necessárias para o preenchimento de uma nova vaga.

Mas afinal, como isso deve ser feito? É o que veremos neste artigo. Continue acompanhando a leitura e saiba como funciona todo o processo de requisição de pessoal!

Em quais situações devo contratar novos colaboradores?

Como abordado na introdução, a requisição de pessoal é o início do R&S, processo responsável por contratar novos colaboradores. Normalmente, os principais motivos para contratar novos funcionários em uma empresa são:

  • Aumento de quadro: que é quando a equipe do gestor vai aumentar de tamanho devido a necessidades da área, seja devido a um novo projeto, um novo cliente ou situação similar;
  • Substituição de funcionários: essa situação ocorre sempre que um funcionário é demitido ou foi demitido por seu superior imediato;
  • Transferência de funcionários: é uma situação comum que ocorre quando o funcionário é promovido. As promoções de funcionários podem ser verticais, quando ele vai para um cargo superior ao que se encontra, ou pode ser horizontal, quando o funcionário mantém o mesmo nível de cargo, porém em uma área adjacente.

Como funciona o processo de requisição de pessoas?

Para fazer a requisição de novos colaboradores, é preciso preencher o formulário de solicitação de vagas. Ele irá seguir um fluxo de aprovação e quando aprovado, a requisição de funcionário é enviada ao departamento de recursos humanos para ser tratada pelo recrutador. O recrutador, em seguida, inicia o processo de recrutamento e seleção. E começa alinhando as informações pertinentes junto com o gestor que abriu a requisição de vaga de emprego.

Para que serve a requisição de pessoal?

Veja abaixo para que serve a requisição de pessoal:

  • Melhorar a colaboração e melhor direcionar o processo de contratação;
  • Colocar a organização toda como responsável por encontrar candidatos, seja por indicação ou divulgando a posição em sites de anúncio de emprego;
  • Reduzir erros no processo de seleção ao se ter em um único lugar as informações consolidadas do profissional desejado;
  • Reduzir o tempo de requisição e de contratação;
  • Criar um registro do processo de recrutamento desde o início;
  • Os requisitos e a descrição do trabalho são mais claros para o recrutador que executa o processo seletivo.

Além desses pontos principais, também existem outras questões de grande importância. A contratação de grandes equipes é realizada pela contratação conjunta. Uma requisição de trabalho permite colaboração interdepartamental no lançamento do trabalho. Isso garante que a função seja aprovada e esteja pronta para ser publicada, tornando o processo muito mais fácil e livre da maioria das complicações. O recrutador ou o departamento de RH pode manter a requisição de tarefa em arquivo para fazer referência ao publicar o trabalho. 

Se o trabalho envolver mais do que o que está contido na descrição mais recente do trabalho, o gerente de contratação geralmente pode observar isso na requisição. A requisição de trabalho qualifica os requisitos do trabalho e garante que os recrutadores preencham a posição para a satisfação do gerente de contratação.

O que deve ser incluído no formulário de solicitação de vaga?

As informações principais a serem incluídas na requisição de pessoal são:

  • Título da posição;
  • Tipo de trabalho/campo;
  • Descrição da vaga;
  • Faixa salarial;
  • Benefícios;
  • Requisitos (Educação e Experiência);
  • Perguntas adicionais/preocupações;
  • Motivo para a requisição.

A importância de fazer solicitação de pessoal de forma correta

Quando as requisições de emprego fazem parte do processo de recrutamento e seleção, a organização pode medir a eficiência de seus esforços de recrutamento. Os gerentes de RH revisam regularmente as requisições de cargos, o processo para atrair candidatos qualificados e o tempo necessário para acompanhar o processo de recrutamento e seleção até que uma oferta de trabalho seja feita. 

Essas informações podem ser convertidas em métricas úteis para o departamento de RH. Por exemplo, se a empresa tiver uma média de 10 requisições de trabalho por mês e precisar de 25 horas de tempo da equipe para cada trabalho preenchido, o tempo total da equipe necessário será de 250 horas por requisição. Usando essa medida, o departamento de RH pode justificar a contratação de recrutadores adicionais ou o corte de sua equipe de recrutamento.

Além disso, as requisições de emprego se tornam parte dos arquivos da seção de emprego que indicam quantas posições a empresa recrutou e quantas foram preenchidas com sucesso. Se houver alguma dúvida sobre o motivo pelo qual o recrutador ou o especialista de emprego está adquirindo candidatos, a requisição de emprego pode substanciar os esforços de recrutamento. 

Isso é particularmente importante em cargos difíceis de preencher, o que pode exigir um trabalho extenso para os recrutadores. As requisições de trabalho criam uma pista de papel no caso de a organização precisar revisar as etapas de recrutamento ou modificar o lançamento de trabalho.

A requisição de pessoas pode ser terceirizada?

Da mesma forma, métricas relacionadas a requisições de job podem ajudar a determinar se a organização deve considerar a terceirização de suas funções de recrutamento. A decisão de manter o recrutamento interno ou contratar os serviços de um recrutador corporativo pode depender de quantas requisições de trabalho a empresa encomenda e quanto tempo leva para preencher cada posição. 

Se um provedor terceirizado disser que pode reduzir o tempo de preenchimento, pode ser do interesse do empregador terceirizar suas funções de recrutamento. O tempo de preenchimento refere-se ao número de dias entre a requisição de trabalho e o candidato que aceita uma oferta de emprego, dividido pelo número de vagas de emprego.

Os benefícios da requisição de pessoas com o software JobConvo

O processo de requisição de pessoas pode ser facilitado com o uso da tecnologia. Existem plataformas ATS (Software de Recrutamento e Seleção) no mercado que auxiliam (e muito!) essa solicitação.

O software JobConvo, por exemplo, pode ser usado para postar em vários canais de emprego com apenas alguns cliques. Ele organiza os candidatos e os candidatos previamente salvos, para que o recrutador ou profissional de RH possa igualar o candidato certo com a posição. Ele também aprimora a colaboração com ferramentas como uma extensão de fornecimento e notas da equipe dentro da plataforma. Veja abaixo os benefícios de utilizar a plataforma JobConvo para fazer a requisição de pessoas:

1. Assertividade

Como outros gestores podem realizar o requerimento de pessoas, eles conseguem definir os aspectos técnicos e competências exatas que a área precisa especificamente. Com isso, diminuem as chances de uma pessoa errada ser contratada ou que os aspectos necessários não sejam respeitados pelos recrutadores.  

Isso também ocorre porque, com o software, é possível fazer filtros melhores de acordo com o que realmente a vaga precisa. A área demandante consegue definir melhor as competências necessárias. Além disso, o software também inclui essas áreas demandantes no processo. Assim, ele responsabiliza os setores que estão requerendo uma definição melhor da vaga. Ou seja, a plataforma permite que o gestor que está fazendo a requisição de pessoas consiga encontrar o que ele realmente precisa.

2. Agilidade

Além de todas as vantagens citadas no tópico anterior, o software permite que tudo isso seja feito de forma prática e eficiente, o que torna o processo muito mais ágil. Essa é a grande vantagem do RH digital. Ele permite que tarefas que antes demandavam muito tempo, possam ser feitas com apenas alguns cliques. Assim, a requisição será rápida, agilizando todas as etapas do processo seletivo. 

3. Diminuição da papelada

Antigamente, os processos de RH precisavam ser feitos em inúmeros papeis, que deixavam o escritório cheio, podendo até mesmo correr o risco de perder documentos importantes ou danificá-los. As requisições feitas pelo software acabam com esse problema. Tudo é feito online, de forma prática e sem grandes burocracias.

Gostou deste artigo? Não há dúvidas que o uso de uma plataforma de RH pode facilitar a vida do RH. Se você quer experimentar na prática todos os benefícios de um software de recrutamento e seleção, você pode solicitar uma demonstração gratuita do software JobConvo.

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais