Requisição de Pessoas: O que é e como fazer

Avalie

O processo de requisição de pessoas

Em gestão de pessoas, o setor de recursos humano, mais especificamente recrutamento e seleção de pessoal, é o setor responsável por receber requisições de pessoal de gestores de diversas áreas que desejam contratar pessoal.

Os motivos para se contratar novos funcionários são:

  1. Aumento de quadro: que é quando a equipe do gestor vai aumentar de tamanho devido a necessidades da área, seja devido a um novo projeto, um novo cliente ou situação similar.
  2. Substituição de funcionários: essa situação ocorre sempre que um funcionário é demitido ou foi demitido por seu superior imediato  
  3. Transferência de funcionário: é uma situação comum que ocorre quando o funcionário é promovido. As promoções de funcionários podem ser verticais, quando ele vai para um cargo superior ao que se encontra, ou pode ser horizontal, quando o funcionário mantém o mesmo nível de cargo porém um uma área adjacente.

O formulário de solicitação de vagas segue um fluxo de aprovação e quando aprovado, a requisição de funcionário é enviada ao departamento de recursos humanos para ser tratada pelo recrutador. O recrutador, em seguida, inicia o processo de recrutamento e seleção começando por alinhar as informações pertinentes junto com o gestor que abriu a requisição de vaga de emprego.

O que deve ser incluído no formulário de solicitação de vaga?

As informações principais a serem incluídas na requisição de pessoal são:

  1. Título do posição
  2. Tipo de trabalho / campo
  3. Descrição da vaga
  4. Faixa salarial
  5. Benefícios
  6. Requisitos (Educação e Experiência)
  7. Perguntas adicionais / preocupações
  8. Motivo para Requisição

Para que serve a requisição de pessoal

  1. Melhora a colaboração e cria menos confusão no processo de contratação
  2. Coloca a organização toda como responsável por encontrar candidatos seja por indicação ou divulgando a posição em sites de anúncio de emprego
  3. Reduz erros no processo de seleção ao se ter um único lugar as informações consolidadas do profissional desejado
  4. Reduz o tempo de requisição e de contratação
  5. Cria um registro do processo de recrutamento desde o início
  6. Os requisitos e a descrição do trabalho são mais claros para o recrutador que executa o processo seletivo

A contratação de grandes equipes é realizada pela contratação conjunta. Uma requisição de trabalho permite colaboração interdepartamental no lançamento do trabalho. Isso garante que a função seja aprovada e esteja pronta para ser publicada, tornando o processo muito mais fácil e livre da maioria das complicações. O recrutador ou o departamento de RH pode manter a requisição de tarefa em arquivo para fazer referência ao publicar o trabalho. Para tornar isso ainda mais fácil, um ATS (Software de Recrutamento e Seleção), como a JobConvo, pode ser usado para postar em vários quadros de empregos com um clique. Ele organiza os candidatos e os candidatos previamente salvos, para que o recrutador ou profissional de RH possa igualar o candidato certo com a posição. Ele também aprimora a colaboração com ferramentas como uma extensão de fornecimento e notas da equipe dentro da plataforma.

Se o trabalho envolver mais do que o que está contido na descrição mais recente do trabalho, o gerente de contratação geralmente pode observar isso na requisição. A requisição de trabalho qualifica os requisitos do trabalho e garante que os recrutadores preencham a posição para a satisfação do gerente de contratação.

Documentação necessária para a requisição de funcionário

As requisições de emprego se tornam parte dos arquivos da seção de emprego que indicam quantas posições a empresa recrutou e quantas foram preenchidas com sucesso. Se houver alguma dúvida sobre o motivo pelo qual o recrutador ou o especialista de emprego está adquirindo candidatos, a requisição de emprego pode substanciar os esforços de recrutamento. Isso é particularmente importante em cargos difíceis de preencher, o que pode exigir um trabalho extenso para os recrutadores. As requisições de trabalho criam uma pista de papel no caso de a organização precisar revisar as etapas de recrutamento ou modificar o lançamento de trabalho.

Eficiência da solicitação de pessoal

Quando as requisições de emprego fazem parte do processo de recrutamento e seleção, a organização pode medir a eficiência de seus esforços de recrutamento. Os gerentes de RH revisam regularmente as requisições de cargos, o processo para atrair candidatos qualificados e o tempo necessário para acompanhar o processo de recrutamento e seleção até que uma oferta de trabalho seja feita. Essas informações podem ser convertidas em métricas úteis para o departamento de RH. Por exemplo, se a empresa tiver uma média de 10 requisições de trabalho por mês e precisar de 25 horas de tempo da equipe para cada trabalho preenchido, o tempo total da equipe necessário será de 250 horas por requisição. Usando essa medida, o departamento de RH pode justificar a contratação de recrutadores adicionais ou o corte de sua equipe de recrutamento.

Terceirização

Da mesma forma, métricas relacionadas a requisições de job podem ajudar a determinar se a organização deve considerar a terceirização de suas funções de recrutamento. A decisão de manter o recrutamento interno ou contratar os serviços de um recrutador corporativo pode depender de quantas requisições de trabalho a empresa encomenda e quanto tempo leva para preencher cada posição. Se um provedor terceirizado disser que pode reduzir o tempo de preenchimento, pode ser do interesse do empregador terceirizar suas funções de recrutamento. O tempo de preenchimento refere-se ao número de dias entre a requisição de trabalho e o candidato que aceita uma oferta de emprego, dividido pelo número de vagas de emprego.