O uso da Inteligência Artificial no RH ainda é incerto na visão de muitos profissionais da área. Essas incertezas ganham espaço nas pessoas e o medo da tecnologia tomar a área de gestão de pessoas ainda é grande. No entanto, hoje vamos te explicar como a Inteligência Artificial vai humanizar o RH.

Isso mesmo! Além de tornar o setor mais ágil e estratégico, a IA pode tornar o RH mais humano. Parece contraditório, não é? Por isso, neste artigo explicaremos como isso é possível. Continue acompanhando a leitura!

A história da Inteligência Artificial no RH

Apesar de parecer recente para muitos, a Inteligência Artificial no RH não é de hoje. Essa tendência já está presente há algum tempo no setor e se tornou uma grande aliada. Ela aprimorou e tem aprimorado o processo de recrutamento e seleção de candidatos, oferecendo novos caminhos e eliminando inconsistências que antes podiam prejudicar as etapas. 

O uso da IA tornou a gestão de pessoas mais dinâmica e inteligente, dando um maior valor as análises e dados. Por isso, por mais que exista resistência por parte de alguns profissionais da área, os gestores têm se acostumado com o uso da ferramenta e estão compreendendo que ela veio para melhorar os processos cada vez mais.

Na verdade, a maioria das ferramentas utilizadas atualmente já possuem algum nível de inteligência artificial, sejam ferramentas de R&S, softwares inteligentes, aplicativos, etc. 

Se olharmos para a história da IA, ela tem impactado áreas de todos os nichos e vêm revolucionando as interações humanas por meio de robôs. Talvez seja esse o motivo dela ser temida por alguns profissionais mais antigos. Os grandes robôs fazem parte do avanço da IA, mas eles não são o foco do RH e nem são práticos para o dia a dia do setor. A inteligência artificial no RH otimiza processos, usa algoritmos inteligentes e prediz informações importantes, como habilidades, performance futura, etc. Ela permite análises mais inteligentes e tem transformado os relatórios do setor, além da capacidade de integrar diversas áreas.

Como a IA pode humanizar o RH?

É certo que a Inteligência Artificial tem sido desenvolvida para atingir a capacidade humana e consequentemente aumentar a produtividade das mais diversas áreas, incluindo a de Recursos Humanos. A busca pela agilidade e assertividade se tornou possível com a utilização de dados de pontos específicos.

Todos esses fatores tornam o RH menos operacional e muito mais estratégico. Com isso, a atenção dos profissionais do setor passa a se voltar para questões relacionadas ao engajamento de colaboradores e a humanização nos processos, como o de recrutamento e seleção.

Além disso, a IA traz mais segurança, menos riscos e isenção de influências nas decisões tomadas pelo setor. Sobre isso, explicaremos mais à frente. De forma resumida, o RH passa a ter uma capacidade muito maior para coletar uma grande quantidade de informações de diversas fontes. Esses dados servem para direcionar ações, apontar tendências e projetar o que pode acontecer no futuro.

Os impactos da Inteligência Artificial no RH

Conheça agora quais são os principais impactos da IA no RH e como ela tem transformado o setor:

1. Diminuição de vieses e preconceitos

A inclusão e a diversidade são temas que estão sempre em pauta no mercado. No entanto, por mais que a empresa promova esse discurso e tente colocar em prática em suas atividades, pesquisadores mostram que mesmo que de forma subconsciente, os recrutadores podem acabar escolhendo candidatos que eles se identifiquem mais. 

Além disso, questões subconscientes de determinadas palavras podem enviesar as análises. Todos esses fatores são difíceis de evitar. Com a IA, esses problemas são reduzidos. Afinal, os algoritmos são projetados para não fazer escolhas com interferências, o que acaba favorecendo a diversidade na escolha de candidatos e evitando as exclusões prematuras.

2. Utilização de chatbots

Chatbots são aquelas famosas caixas de diálogo que aparecem quando abrimos algum site ou página. Geralmente, uma mensagem chega perguntando se você precisa de alguma ajuda. Para esse tipo de ferramenta, é necessário utilizar os algoritmos de IA para simular uma conversa humana e esclarecer o máximo de dúvidas possível dos usuários.

No RH, esse recurso também pode ser muito vantajoso. Os colaboradores podem ter acesso a informações importantes (como políticas, procedimentos, etc.) a qualquer momento e hora sem depender de outros profissionais para atendê-los. Afinal, é comum que os funcionários tenham dúvidas comuns sobre a empresa, que com os chatbots podem ser esclarecidas em poucos segundos.

3. People Analytics

A Inteligência Artificial contribui para o uso inteligente de dados no RH. Sem dúvidas esse é um dos pontos mais importantes para o setor. A coleta de dados dos colaboradores e candidatos é vantajosa para realizar acompanhamentos mais precisos, e ter análises atuais e futuras mais assertivas. 

Unindo todos os dados e informações, o RH consegue chegar a respostas embasadas, que podem vir a se tornar ações estratégicas que impactam diretamente no negócio. Os insights gerados são importantes para a resolução de problemas e tomadas de decisão, sempre avaliando a raiz de cada problema e estruturando planos de ação mais direcionados.

4. Identificar com antecedência quando algum funcionário deseja deixar a função

Que gestor não gostaria de saber quando um funcionário está para deixar o seu cargo na empresa? A capacidade preditiva da IA pode ser uma grande ferramenta para identificar demissões voluntárias. Os algoritmos inteligentes são capazes de levantar dados comportamentais da atuação dos colaboradores durante as últimas semanas ou até mesmo nos últimos meses. 

Com eles, é possível saber as possibilidades de um funcionário deixar a empresa. Pesquisas de clima, avaliação de desempenho, fit cultural, dados de perfil psicométrico, dentre muitas outras ferramentas em que a IA atua, podem contribuir para essa identificação. Elas irão fornecer bases sólidas para uma análise mais completa.

5. Remunerações mais justas

Outro impacto da Inteligência Artificial no RH é a possibilidade de oferecer remunerações mais justas aos colaboradores, avaliando sempre a equidade. Ou seja, a IA auxilia os gestores a entender se os profissionais estão recebendo de acordo com as suas reais competências, sem nenhum tipo de preconceito (ex.: questões raciais ou do candidato ser homem ou mulher) ou algum outro fator determinante, como perguntar a remuneração anterior do candidato. Existem alguns estados pelo mundo que já incorporaram leis que tornam proibido esse tipo de pergunta no processo seletivo.

6. Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento de colaboradores é uma área fundamental do RH e pode contribuir positivamente para os resultados do negócio. Os algoritmos também têm um papel importante nesse processo. Os sistemas inteligentes conseguem captar informações valiosas sobre a performance dos colaboradores e revelam insights estratégicos sobre a sua equipe, além de permitir um acompanhamento mais assertivo sobre aquilo que estão realmente colocando em prática. 

Os sistemas também permitem o mapeamento dos pontos fortes e fracos dos colaboradores, sempre auxiliando na identificação mais precisa daquilo que precisa ser aprimorado e desenvolvido na equipe como um todo e em cada colaborador de forma individual.

7. Recrutamento e seleção

Por fim, mas não menos importante, a IA é uma grande aliada em todo o processo de recrutamento e seleção. Durante todo esse artigo citamos diversos pontos que justificam essa afirmativa.

Afinal, softwares com IA contém recursos que agilizam os processos do RH e tornam o setor cada vez mais estratégico, sempre alinhado com as metas estratégicas da empresa e buscando alcançar resultados de sucesso. 

Plataforma de recrutamento e seleção com IA

Agora que você conheceu todos os impactos positivos da Inteligência Artificial no RH, você precisa utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção com IA para experimentar na prática todos esses benefícios e resultados. 

A plataforma de recrutamento e seleção da JobConvo com IA é a ferramenta mais completa do mercado. Ela permite em um único lugar, ir da requisição até a admissão, 100% de forma digital. Seus recursos com IA trazem muitos benefícios aos processos de RH. Conheça abaixo os principais:

  • Parsing de currículos: esse recurso consegue captar as informações contidas em um documento de currículo em formato livre e convertê-las para um conjunto já estruturado de informações (ex.: formações, contatos,  experiências, etc.). Assim, o armazenamento e triagem dos currículos se torna muito mais ágil, além da facilidade para gerar relatórios inteligentes;
  • Processamento de linguagem natural (NLP): recurso que auxilia o software a entender, interpretar e manipular a linguagem humana. Assim, se torna mais fácil preencher as lacunas de comunicação com os humanos;
  • Reconhecimento óptico de caracteres (OCR): recurso que converte de forma eletrônica ou mecânica as imagens que possuem texto digitado, manuscrito ou impresso em texto codificado por máquina. Isso facilita a leitura dos documentos digitalizados, fotos de documentos, etc. Tudo isso em questão de segundos.

A JobConvo é a plataforma líder em recrutamento e seleção e os seus recursos podem trazer muitas vantagens para o seu negócio. Se você deseja experimentar na prática todas essas vantagens proporcionadas pela inteligência artificial no RH, você pode solicitar uma demonstração GRATUITA do software JobConvo. É só clicar aqui!