Software de admissão digital: benefícios da automatização

Software de admissão digital: benefícios da automatização

O software de admissão digital é uma das automatizações mais emergentes para o RH. Em meio ao avanço do trabalho remoto, o setor precisa se adaptar a algumas situações e, agilizar alguns processos importantes. 

Burocrático, os processos de admissão e demissão de colaboradores sempre foi um dos tomadores de tempo do RH. Pensando não apenas dos benefícios para o setor, a plataforma de admissão visa minimizar, ou até mesmo eliminar os erros nos processos. 

Para isso, o uso de inteligência artificial e recursos de análise pontuais e avançados acabam sendo primordiais dos softwares de admissão digital. Para entender como funciona o processo e os benefícios que ele pode oferecer para o setor de RH, continue lendo!

O que é admissão digital?

A admissão digital é um processo que permite que o profissional de RH realize toda a comunicação com o seu novo colaborador remotamente. Esse recurso gera um melhor aproveitamento de tempo, além de uma grande economia para a empresa.

Importância da Inteligência artificial na admissão digital

O uso de inteligência artificial na admissão digital ajuda a facilitar o desempenho da área de recursos humanos. A IA facilita a leitura e análise de dados, extraindo uma grande quantidade de informação, que podem ser analisadas de forma que facilite a avaliação dos novos candidatos e banco do banco de talentos. Não apenas na admissão, a inteligência artificial age na divulgação de vagas, vídeo entrevistas, formulação de relatórios e gestão de pessoas. 

Como funciona o Software de admissão digital?

A admissão digital é um processo que começa logo após a escolha de um novo funcionário ou colaborador temporário. Esse é um momento crucial para adaptação e alinhamento do indivíduo na empresa, por isso, as falhas podem causam uma primeira impressão negativa. Para agilizar o processo e evitar falhar o software de admissão digital pode ajudar em alguns aspectos. São eles:

1. Onboarding digital

O software de admissão digital ajuda a criar tarefas personalizadas para o novo integrante do time, além de diminuir o trabalho com o E-Social. Para uma melhor experiência do usuário, ele ainda possibilita a criação de um templates de admissão para facilitar o processo interno.  Com a automatização de boa parte do processo, as tarefas burocráticas e repetitivas são eliminadas, o que é ótimo para o gestor de RH se dedicar mais e melhor ao seu melhor trabalho.

2. Carta proposta online com assinatura digital

Outra facilidade do software de admissão digital é o envio de carta proposta online. Assim, é possível enviar uma proposta de oportunidade com facilidade e ter todos os dados claros para o candidato que poderá assiná-la digitalmente.

3. Gestão de temporários

Outro recurso oferecido pela plataforma de admissão digital, para a gestão de temporários, o sistema emite um alerta dos contratos próximos ao vencimento. Desse modo o gestor de RH pode decidir se irá realizar a renovação ou a suspensão contratual.

4. Digital Onboarding

A admissão de funcionários é uma das etapas que consome grande quantidade de tempo dos profissionais de RH. Com o sistema de admissão digital é possível realizar o processo de onboarding digitalmente, oferecendo uma excelente experiência de boas-vindas aos colaboradores. 

5. Elimine Inconsistências no eSocial

Com alterações no eSocial, é comum haver erros durante o processo de admissão, prolongamento ou final, ou dificuldade ou iniciar o colaborador nas atividades da empresa. O sistema de admissão digital possibilita o uso de OCR, inglês Reconhecimento óptico de caracteres, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits, sejam eles escaneados, escritos à mão ou impressos. 

Esse método auxiliar na redução de inconsistência no eSocial, além da otimização do tempo de ambos os candidatos e recrutadores no momento da entrega de documentos para admissão.

6. Segurança da Informação

Além de todos os benefícios para a rotina de RH, o software de admissão digital oferece uma maior segurança da informação. Com o uso da tecnologia oferecida além da assinatura digital dos colaboradores, a empresa terá a arquivação dos documentos na nuvem, evitando qualquer tipo de risco jurídico.

Vantagens da admissão digital com o Software JobConvo

Um software oferece recursos para facilitar e agilizar processo importantes como: recrutamento e seleção, admissão digital e demissão de colaboradores. Além de facilitar a gestão de pessoas. Além de benefícios para o setor, a admissão automatizada possibilita:

1. Divulgação de vagas

O software permite divulgar de uma vez só as vagas em sua página de carreiras, sites de vagas de emprego e redes sociais. Com isso, a divulgação da vaga fica mais fácil e o recrutador pode salvar muito o seu tempo de ao invés de ir atrás de candidatos, usar para a hora da pré-qualificação e triagem de candidatos.

2. Seleção mais rápida e eficiente de candidatos

A inteligência de ranqueamento garante que os candidatos com maior nível potencial estejam sempre em destaque no processo seletivo já que possui a capacidade de extrair informações e cruzar os dados entre empresas, palavras-chaves, vagas e currículos recebidos para ajudar a priorizar os currículos recebidos e acelerar o processo de triagem.

3. Contratação pela qualidade de perfil

Para que a empresa consiga ter uma maior diversidade de seus funcionários é possível aplicar meios de inteligência artificial na contratação sem julgamento, focando na qualidade do perfil em si e o quanto o candidato se encaixa com os valores da companhia. A qualidade de ranqueamento ajuda a cruzar as informações dos currículos e mostrar quais os perfis que mais combinam com a vaga de acordo com os critérios da empresa. 

4. Vídeo entrevistas

A tecnologia de vídeo entrevistas com inteligência artificial pode ajudar os profissionais de recrutamento a avaliar os candidatos usando dados que analisam o tom de voz, escolhas de palavras, expressões faciais e linguagem corporal. Essa tecnologia chega a examinar o nível de conforto do candidato, identificar os níveis de honestidade e avaliar a qualidade das respostas.

5. Relatórios

Os dados são fundamentais para os processos de recrutamento e seleção. Com o avanço da automatização e dados cada vez mais relevantes, os funcionários e candidatos consegue usar esses dados para encontrar o candidato ideal.

6. Mais tempo para focar no lado humano da contratação

O software ajuda a transformar os processos seletivos para que sejam mais eficientes, rápidos e menos burocráticos. Com os procedimentos automatizados, a rotina das equipes de RH se volta para ser mais focada em construir um relacionamento com os candidatos e dar uma atenção especial e mais personalizada e achar o candidato perfeito.

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção a JobConvo oferece uma demonstração Gratuita de 14 dias. Quer saber mais? Clique aqui!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais