Software de RH: Conheça os melhores para utilizar no seu departamento

Software de RH: Conheça os melhores para utilizar no seu departamento

A transformação digital trouxe uma nova dinâmica para todos os segmentos, e o setor de RH também pode aproveitar os benefícios dessa modernização. Uma das maiores vantagens foi o surgimento de alguns tipos de software de RH, que permitiram automatizar processos que antes eram burocráticos, aplicar estratégias mais assertivas na gestão de pessoas e agilizar rotinas do setor, como o recrutamento e seleção de candidatos. 

No caso dos processos seletivos, por exemplo, as companhias podem utilizar todas as possibilidades da tecnologia para aplicar entrevistas dinâmicas, como as entrevistas por vídeo, facilitando a busca e a seleção de candidatos.  

Continue acompanhando a leitura, pois abordaremos diferentes softwares de recursos humanos, além dos inúmeros benefícios dessa tecnologia para o setor. Confira!

O que é um software de RH?

Vimos na introdução que os softwares de RH possuem inúmeros benefícios para o setor. Mas afinal, o que são essas ferramentas? 

Podemos dizer que eles são tecnologias que oferecem soluções para atender as diferentes demandas do RH. Dessa forma, o setor consegue “respirar mais”, pois estará otimizando todos os processos referentes ao dia a dia, como a gestão de pessoas e o processo seletivo.

Para que você entenda melhor a importância dessa tecnologia dentro da sua empresa, continue acompanhando os próximos tópicos.

A importância da tecnologia no RH

De acordo com uma pesquisa sobre o panorama do RH no Brasil, a maioria dos entrevistados acredita que a tecnologia é considerada um fator decisivo para a área. Dessa forma, a tecnologia é vista como essencial para dar suporte a organização e à estratégia do setor. 

A tecnologia aplicada de forma consciente é extremamente benéfica e funcional, oferecendo maior produtividade nos processos e agilidade na tomada de decisão dos gestores, principalmente durante o recrutamento e seleção. 

Neste período de pandemia, nunca a tecnologia foi tão essencial para o setor de RH, reduzindo custos e proporcionando processos seletivos mais ágeis e criativos, além de viabilizar o modelo remoto.

Ao utilizar as soluções de um software de RH, você diminui a burocracia da emissão de papéis, além de ter mecanismos para selecionar o colaborador mais capacitado para a função e de acordo com a cultura organizacional da empresa. 

Conheça outros benefícios em aplicar a tecnologia no setor de RH: 

  • Redução de custos;
  • Maior facilidade em reconhecer  talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aprimoramento de técnicas de treinamento e desenvolvimento pessoal;
  • Maior segurança de informações e documentos;

Conheça os melhores tipos de software de RH

Existem vários tipos de softwares de RH para diferentes funcionalidades. Alguns exemplos são: folha de pagamento, software para recrutamento e seleção, para gestão de pessoas, etc. A seguir, separamos alguns dos mais conhecidos: 

1. Software para cálculo de folha de pagamento 

Ao adquirir um software para cálculo de folha de pagamento, o setor de RH da sua empresa consegue otimizar processos para calcular com mais agilidade as informações das folhas de pagamento dos trabalhadores e outros benefícios relativos ao setor. 

Outra vantagem de utilizar esse modelo de software é que a empresa evita vazamento de dados e perda de documentos essenciais da empresa.

2. Agilidade na geração de holerites 

O trabalho de geração e distribuição de holerites fica muito mais ágil e prático com a ajuda de softwares específicos para essa função. O tempo que antes era demandado com essa tarefa é reduzido, além de gerar um custo menor para a empresa. Vale lembrar que a utilização dessa ferramenta também diminui o impacto negativo ambiental, pois reduz a prática de impressão de documentos. 

Os softwares para geração e distribuição de holerites também geram relatórios personalizados que ajudam o gestor ou o analista em tomada de decisões mais assertivas. 

3. Admissão digital 

Muitas empresas perdem tempo com a burocracia do processo admissional. São muitos documentos para o funcionário assinar e inserir manualmente no sistema. 

Por isso, o uso de um software que realize a admissão digital torna o processo bastante prático e útil, além de ser a principal tendência durante esse período de pandemia. 

Além disso, todas as informações do colaborador ficam registradas em cloud computing (computação na nuvem) e concentradas em uma mesma base de dados, o que facilita a rotina do RH. 

4. Comunicação interna

A comunicação interna das empresas entre gestores e colaboradores é essencial para manter a boa colaboração e a produtividade do trabalho. 

Hoje em dia, existem inúmeros softwares que conseguem oferecer uma comunicação interna assertiva e eficaz, enviando mensagens padronizadas, frases motivacionais e avisos importantes que precisam ser enviados com rapidez e eficácia para um grande número de pessoas.

5. Análise de dados estratégicos

Todo setor hoje em dia deve utilizar métricas importantes para obter dados e números que analisem o desempenho dos funcionários. Isso também se aplica ao setor de RH. Inúmeros softwares de análise estratégica permitem mensurar índices e dados criando relatórios personalizáveis e fáceis de analisar.

Esses índices ajudam a empresa a analisar o custo e produtividade de cada colaborador e outros aspectos importantes, como o cálculo do turnover. Dessa forma, o RH pode traçar medidas para estimular a produtividade no ambiente de trabalho e traçar estratégias assertivas. 

Software de RH: conheça o JobConvo

O software de recrutamento e seleção da JobConvo foi desenvolvido especialmente para facilitar o dia a dia do setor de RH das empresas, otimizando o  tempo gasto pelos profissionais de RH com os processos de seleção e eliminando a antiga burocracia necessária para a contratação de funcionários. 

O software permite o recebimento de currículos pré-selecionados que se encaixam perfeitamente na vaga disponível. Além disso, existem outras diversas vantagens.

A seguir, separamos as principais funcionalidades do software de RH da JobConvo, que une gestão de pessoas à inteligência artificial para processos seletivos automatizados e mais eficazes. Confira abaixo cada uma delas:

1. Escolha do candidato ideal 

A ferramenta apresenta um sistema de inteligência artificial que possibilita a escolha de candidatos com o melhor perfil para a vaga, sempre analisando se ele possui compatibilidade com a função a ser exercida e a cultura da empresa. Todo o andamento das etapas pode ser acompanhado pelo gestor da área dentro do próprio sistema.

2. Parsing de currículos

Outro benefício do software para otimizar o trabalho do RH tem relação com a triagem dos currículos. Imagine você trabalhar em um setor de RH e receber milhares de currículos todos os dias? 

O grande diferencial dessa ferramenta é o parsing de currículos. Ou seja, o sistema consegue extrair todos os dados necessários para a vaga (idade, graduação, endereço, experiência, etc.) e converter essas informações em relatórios com as informações importantes para o recrutador. Essa ação pode ser feita independente do formato e tipo do documento enviado (um arquivo em Word, em PDF, etc.).

3. Processamento de linguagem natural 

O software também aplica a inteligência artificial para realizar o processamento da linguagem natural. Ou seja, o sistema tem a capacidade de entender e interpretar a linguagem humana, preenchendo possíveis lacunas de comunicação de forma automatizada.

4. OCR

Outra inovação presente no software é o OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que permite a conversão eletrônica ou mecânica de imagens de texto, seja ele digitado, manuscrito ou impresso.

5. Divulgação de vagas

Quando abre uma vaga na empresa, o software permite a divulgação da vaga em diferentes canais digitais com agilidade. Isso evita que o profissional de RH faça o trabalho manual, ganhando tempo e produtividade. Também é possível customizar os canais de compartilhamento da vaga adicionando perguntas, avisos e questionários ao candidato.

6. Técnicas de Employer Branding para atrair talentos 

O sistema JobConvo oferece técnicas de Employer Branding (estratégias para a construção da imagem positiva da sua empresa), permitindo a atração dos melhores talentos do mercado.   

7. Relatórios inteligentes

O software da JobConvo possibilita a criação de relatórios eficientes, com informações como: inscritos, dados gerais, gráficos e tabelas que podem ser  extraídos e baixados no excel. Além de relatórios analíticos, que auxiliam no processo seletivo ao mesclar técnicas de análise preditiva com a inteligência de negócios.  

8. Roteiro para entrevistas remotas

Para as entrevistas remotas (gravadas ou videoconferência), a  plataforma  oferece um roteiro estruturado. Os dados dos entrevistados ficam arquivados e todos os gestores conseguem ter acesso para uma futura análise e tomada de decisão. 

9. Testes de personalidade e de raciocínio lógico

A plataforma também permite a aplicação de testes técnicos customizáveis e de raciocínio lógico, com tempo de resposta e tempo de corte. Além disso, também é possível aplicar testes de personalidade, que ajudam os gestores a conhecer as características e particularidades do perfil de cada candidato. 

Como vimos neste artigo, os softwares de RH permitem um maior controle de dados, a diminuição de tarefas manuais e burocráticas, e maior assertividade e agilidade nos processos seletivos. Todas essas vantagens fazem com que o RH se torne um setor mais estratégico dentro da organização e focado na gestão de pessoas.  

Agora que você já conhece todos os benefícios que um software de RH pode oferecer para a sua empresa, você pode solicitar uma demonstração GRATUITA do software Jobconvo e experimentar todas essas funcionalidades.  

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais