Taxa de Turnover: Como calcular e analisar (Material para Download)

O termo “taxa de turnover” se refere a porcentagem dos funcionários que saem de uma empresa durante um período de tempo. Essa taxa de leva em conta o número de demissões e quantos funcionários continuam para avaliar como está a “saúde” da empresa. Não é incluído movimentos internos como transferências, promoções e aumentos.

Uma das maiores dúvidas das pessoas é de como calcular essa taxa.  Nós preparamos para você uma planilha de cálculo da Taxa de Turnover!

 

Como analisar a minha taxa de turnover?

Para compreender melhor o motivo da rotatividade de seus funcionários você deve fazer e responder três perguntas:

  • Quem são os funcionários que saíram?
  • Quando eles saem?
  • Por que eles estão saindo? 

Quem são os funcionários?

Você deve entender quem são os funcionários que estão saindo da sua companhia. Se forem os colaboradores de melhor performance e tempo de casa, você deve analisar e tomar medidas imediatas. Caso forem os de baixa produtividade, você pode ganhar encontrando melhores profissionais e engajando os colaboradores visando um maior lucro e melhor desempenho.

Quando eles saem?

O momento de saída dos funcionários pode dizer muito sobre a empresa e a equipe de RH. Se um número de novos funcionários saírem por acharem que sua função seja diferente do que esperado e o seu trabalho não alcance suas expectativas, pode significar que seus métodos de recrutamento não estejam sendo eficientes e claros. Um investimento no desenvolvimento do processo de onboarding pode ajudar se os funcionários estão saindo por causa de incompatibilidades culturais. Outros programas de engajamento de funcionário podem ajudar na redução da rotatividade, como horários flexíveis, folga no dia do aniversário, caso seus funcionários tenham dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional.

Por que estão saindo?

Quando você entende o motivo o qual seus funcionários saem, você pode achar diversos pontos de melhorias para o gerenciamento ou políticas da sua empresa. As entrevistas de saída são uma maneira eficiente de analisar a razão o qual os profissionais estão deixando a sua companhia e podem oferecer sugestões para melhorar em alguns aspectos.Por exemplo, quando algumas demissão englobam o assunto “não sinto que minhas contribuições e esforços foram bem-vindos”, o departamento de recursos humanos deve trabalhar junto com as gerências novos processos de avaliação de desempenho de funcionários.

As taxas de Turnover de funcionários podem revelar problemas ocultos nas organizações. Quando a taxa é alta, não deve ser ignorada. Pelo o contrário,deve ser analisada para encontrar pontos de melhoria na empresa. A dica é que revise bem sua gestão de recrutamento e seleção, altere os planos de remuneração e benefícios ou incorpore um plano de carreira explícito para seus colaboradores. Se você compreender as falhas e os motivos das entradas e saídas  é possível achar maneiras de melhorar e reter funcionários excelentes.

 

5 (100%) 3 votes