Team Building: Como fazer a formação de equipes na empresa

Team Building: Como fazer a formação de equipes na empresa

Quando sua equipe se encontra desmotivada ou em constante conflito, é necessário tomar algumas atitudes e aplicar estratégias para mudar este cenário, como o team building.

Com as atividades em grupo, essa metodologia estimula a colaboração e integração entre colegas de equipe, melhorando a produtividade, os resultados da empresa e o clima organizacional.

O que é team building?

O Team Building é um método de treinamento que tem como objetivo aprofundar as relações, incentivando a prática de atividades dinâmicas com o propósito de engajar, divertir e unir os participantes.

Esse tipo de estratégia possui grande capacidade de transformação do cenário de relacionamentos de uma equipe.

Por que fazer um team building?

Atualmente, diversos conceitos têm ganhado força dentro das organizações, tanto nas grandes empresas, como também entre pequenas e médias. Um desses conceitos é a diversidade.

Ter equipes diversas traz vários benefícios para as empresas, pois desenvolve colaboradores mais tolerantes e flexíveis que saberão se relacionar com pessoas de origens, culturas e visões de mundo diferentes.

Porém, a diversidade também pode trazer dificuldade na integração entre os times, já que os membros terão poucas coisas em comum. As diferenças comportamentais tendem a gerar conflitos, atingindo o clima organizacional.

Por isso, é extremamente importante promover a união e o espírito de equipe dentro da empresa. O team building é uma ferramenta poderosa para isso. Ao conhecer melhor os colegas, é criado um elo capaz de melhorar a identificação entre os profissionais e a construção de alianças em prol de um objetivo comum.

Vantagens do team building

A aplicação do team building traz diversas vantagens, tanto para os líderes e colaboradores quanto para as empresas. Veja abaixo as principais:

  • Diminuir os atritos;
  • Promover a cooperação;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Estimular a criatividade e inovação;
  • Dar suporte para a mediação de conflitos;
  • Evidenciar talentos ocultos e futuros líderes;
  • Elevar a motivação dos funcionários, valorizando seu trabalho;
  • Ajudar no desenvolvimento da empatia entre os colaboradores;
  • Preparar as equipes para superar desafios reais de forma colaborativa;
  • Estimular a formação de relacionamentos baseados em confiança e lealdade.

Como fazer um team building? Passo a passo

Mais do que apenas atividades motivacionais, o team building proporciona a aplicação de cultura e valores que são extremamente úteis para as empresas. Por isso, é necessário entender o propósito por trás de cada dinâmica e escolher a que faz mais sentido para o momento em que o time está passando. 

Para ter sucesso na aplicação do team building, é necessário cumprir o passo a passo a seguir:

1. Defina quem irá participar

O team building é mais efetivo em grupos menores, com no máximo 30 participantes. Se você possui muitos liderados, é importante separar a dinâmica em grupos menores e fazer em dias diferentes. O ideal é analisar quais pessoas realmente devem estar presentes. 

2. Escolha o local ideal para o team building

É recomendado que o team building seja aplicado fora do ambiente de trabalho para que o foco de todos esteja apenas nas atividades que serão realizadas ao longo do dia.

O lugar escolhido pode ser um coworking, parque, salão de festas ou até um restaurante, por exemplo, desde que seja longe das distrações do trabalho.

Caso não seja possível sair do escritório, reserve alguma sala exclusiva para o período em que o team building será aplicado, montando um ambiente agradável para todos.

3. Comunique aos participantes

Antes de iniciar as atividades, é importante comunicar aos participantes qual será a programação do dia para alinhar as expectativas.

Além disso, mostre o propósito da dinâmica, de forma que todos entendam com clareza a razão do team building estar sendo aplicado. No fim do dia, planos de ação e os próximos passos devem ser definidos.

4. Dê início às atividades

Para começar, é interessante mostrar que todos estão ali com o mesmo objetivo: construir um time, depois disso, dê início às atividades. É recomendado aplicar uma dinâmica de quebra-gelo para deixar os participantes mais à vontade.

Para o team building ter sucesso, os participantes devem estar dispostos a fazê-lo ser um sucesso. Para garantir isso, converse com os integrantes para que eles se sintam abertos para mostrar suas vulnerabilidades, perspectivas e aprendizados.

Todos devem desenvolver juntos soluções para resolver os desafios que surgirem ao longo do dia, o que trará melhorias para a relação entre os membros da equipe.

5. Estabeleça acordos de convivência e planos de ação

Após realizar as atividades, a tendência é que os colaboradores estejam mais receptivos a propostas de mudanças, esse é o momento de definir acordos de convivência e planos de ação para melhorar o dia a dia de trabalho em conjunto. 

Cada equipe possui seus próprios desafios, que exigem soluções específicas para cada caso, por isso, é essencial estabelecer os acordos em conjunto. 

6. Já defina o próximo encontro

O team building não deve ser uma ação isolada, mas periódica. A dinâmica pode ser feita a cada três ou seis meses, com durações diferentes e novas atividades.

Por isso, termine um encontro com o próximo já agendado.

Exercícios de Team Building

Agora que você entendeu o que é o team building, é hora de pôr em prática. Para ajudar nesse projeto, reunimos algumas ideias de atividades de integração de equipes:

2 verdades e 1 mentira

Essa atividade é muito fácil de ser realizada e contribui para que todos se conheçam melhor. Existem diversas formas de fazê-la.

Uma forma interessante é cada um escrever em um pedaço de papel duas verdades e uma mentira sobre si, marcando quais são as frases verdadeiras e a falsa. 

Logo após, o papel deve ser entregue ao líder ou organizador da atividade, que ficará responsável por ler todas as frases. Os outros participantes devem tentar adivinhar qual é a mentira. 

Outra maneira de aplicar essa brincadeira é simplesmente cada um falar as verdades e a mentira. Após isso, os colegas devem opinar, explicando como chegaram à decisão que determinada sentença está incorreta. 

Essa dinâmica possibilita que os colaboradores se surpreendam com as respostas e aprendam mais sobre seus colegas, além de ser uma atividade capaz de descontrair e melhorar o clima entre a equipe.

Linha do tempo 

A dinâmica consiste em traçar uma linha do tempo e apresentá-la para os outros colegas. O objetivo é que os profissionais compartilhem os principais acontecimentos de suas vidas desde o nascimento.

Essa atividade traz maior reflexão, mostrando aos colegas de equipe que todos possuem uma jornada percorrida que fez com que eles chegassem até onde estão hoje. A ideia é quebrar as barreiras que possam existir entre os relacionamentos e fazer com que as pessoas enxerguem um ser humano, não apenas mais um profissional.

Descrever a pessoa em uma palavra

Uma dinâmica importante de realizar antes de finalizar o team building é a de descrever o colega em uma palavra, de preferência um ponto forte e de destaque do profissional.

O objetivo é que cada integrante reconheça as características mais marcantes de seus parceiros. Não é necessário que as pessoas se identifiquem caso não se sintam confortáveis com isso. Os elogios podem ser escritos em post its e entregues ao líder.

Escape Room

O Escape Room é uma dinâmica de integração em que todos são presos em uma sala e precisam trabalhar em equipe para conseguir sair antes do tempo acabar.

Essa atividade é essencial para fortalecer a cooperação, mostrando como o trabalho de cada um é importante para todos alcançarem o sucesso.

Como fazer um team building online?

Com a pandemia, as empresas passaram por diversas mudanças, uma delas é o trabalho de forma remota. Porém, isso não impede que as dinâmicas de integração de time sejam realizadas.

A solução é usar ferramentas que possibilitem a realização dessas atividades de forma virtual. Existem diversos aplicativos disponíveis que ajudam na aplicação dessa dinâmica de forma fácil e divertida, onde todos podem trabalhar de forma simultânea. Faça as suas pesquisas, encontre a melhor forma e não deixe de fazer o team building!

Descubra agora os passos para melhorar o clima organizacional!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Newsletter BR

Pesquisa Vagas

Vagas Tech

PodCast

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais