Como reduzir o tempo de fechamento da vaga?

Como reduzir o tempo de fechamento da vaga?

Fazer contratações de forma otimizada e assertiva é um dos maiores objetivos dos recrutadores de uma empresa. O tempo de fechamento da vaga (SLA – Service Level Agreement) é um parâmetro que revela dados importantes sobre as contratações, sendo um indicador eficiente e qualitativo.

Por isso, é primordial aprender a utilizar os dados gerados a partir da análise do tempo de contratação, avaliando e entendendo seus impactos na empresa. Isso irá influenciar o posicionamento estratégico da organização.

Continue acompanhando a leitura para saber quais são as estratégias ideais para reduzir o tempo de fechamento da vaga durante o processo de recrutamento!

O que é SLA de fechamento de vagas?

O SLA, que pode ser definido como tempo de contratação, é um indicador de recrutamento obtido por meio do cálculo do tempo total gasto na contratação e do número de vagas que foram abertas.

Com esse resultado, é possível analisar se o tempo está sendo eficiente ou se são necessários ajustes, quais são os gastos da empresa no processo seletivo e quanto tempo é investido nele.

Por isso, é importante que o tempo de fechamento da vaga não seja mais um número para a empresa, mas sim que seja avaliado para otimizar o trabalho do recrutador e proporcionar resultados relevantes para a organização.

Clique aqui e baixe agora a Planilha de Tempo de Contratação da Jobconvo. 

O impacto do tempo no recrutamento

Existem outros pontos relevantes a respeito do tempo de contratação e do processo seletivo. Eles podem elevar o nível da organização, tornando-a uma referência em contratações efetivas. Conheça alguns deles:

  • Visibilidade para candidatos: estabelecer quando a vaga será fechada e organizar as datas do envio de currículos para os candidatos é de suma importância, auxiliando-os a se organizarem melhor.

Dar essa visibilidade do processo ao candidato é importante para que ele não fique perdido e se sinta bem direcionado. Além disso, a data limite é benéfica para os recrutadores, possibilitando que eles organizem melhor seus cronogramas de tarefas e pensem nas outras etapas do processo;

  • Medição da qualidade de profissionais: com base no tempo de contratação, é possível analisar a qualidade dos candidatos.

Por exemplo, quanto maior o tempo gasto no processo de seleção do novo colaborador, menos satisfatório foi o desempenho do candidato.

É importante estar atento na linguagem utilizada na descrição do anúncio, nos meios de divulgação e nas informações oferecidas;

  • Entendimento da qualidade do processo: além da comunicação com os candidatos, os gestores de RH (com base no SLA da vaga) entendem o que ainda precisa ser desenvolvido, seja o prazo para candidaturas, a consistência das informações da vaga, a imagem da empresa para o mercado, os processos internos ou a comunicação entre recrutadores e gestores da área.

Olhar para o tempo de fechamento da vaga e compreender seus acertos e falhas é algo crucial para definir quais ações tomar, quem deve estar envolvido e como as melhorias serão estabelecidas.

Qual é a média de tempo de fechamento de vagas no Brasil?

A resposta para essa questão irá depender do perfil do cargo, da visão da empresa e do nível de competência exigido.

Em geral, os processos de seleção mais comuns entre cargos operacionais levam até 20 dias. As etapas são formadas por testes, dinâmicas e entrevistas pessoais.

Para cargos administrativos se adota a mesma duração. Porém, quando a empresa está com uma vaga com exigências mais complexas, o processo pode se estender.

Afinal, cargo sênior requer uma busca mais aprimorada, o que demanda mais tempo, cerca de 90 dias, dependendo dos critérios da vaga.

Como reduzir o tempo de fechamento da vaga?

Para desenvolver um bom processo de fechamento de vagas, é necessário analisar alguns fatores e realizar algumas ações pontuais para atingir os resultados esperados. Aqui estão algumas estratégias que devem ser aplicadas para reduzir o tempo de fechamento das vagas:

1. Identifique os gargalos do processo de R&S

Analise o processo de R&S da empresa, traçando o fluxo de contratação, encontrando seus gargalos, descobrindo onde aparecem os problemas e quais pontos precisam melhorar.

O foco aqui é eliminar esses pontos de gargalo do seu processo de recrutamento, analisando as fases com maiores atrasos, as vagas com mais atrasos e os pontos que necessitam de melhoria.

Para isso, a dica é dividir o seu processo, traçando metas individuais, buscando melhorar um pouco em cada ponto que impacta seu tempo de recrutamento. Dessa forma, você irá estabelecer metas e organizar os objetivos de cada profissional, atingindo os objetivos impostos e elevando o nível de performance da organização.

2. Diminua a burocracia

Escolha um processo simples e objetivo para otimizar o seu recrutamento. Diminuir a burocracia da seleção é de extrema importância, pois assim você estará reduzindo o tempo gasto com cada processo pela equipe de recrutamento, tornando o trabalho mais fluido e eficiente.

Considere o uso de um software de recrutamento e seleção. A tecnologia auxilia a aprimorar o processo de R&S, eliminando papéis na abertura de vagas, utilizando uma ferramenta totalmente online para as partes mais burocráticas, o que possibilita a redução do tempo de abertura de vagas.

3. Seja transparente

Procure ser o mais transparente e objetivo possível em sua descrição e oferta de vaga, descrevendo com honestidade as tarefas e suas funções. Dessa maneira, você estará alinhando as expectativas e visão do candidato com a empresa, colocando seu negócio em uma posição de maior credibilidade no mercado.

Ou seja, a dica é: seja realista e desenvolva uma descrição clara e compreensível.

4. Tenha uma divulgação mais assertiva

É fundamental encontrar os lugares certos para divulgar as vagas. Esse é um ponto que possui um impacto direto no tempo de fechamento. Por isso, busque identificar o meio ideal para cada caso.

Algumas ferramentas que podem ser usadas são: portais de emprego, classificados online e redes sociais, variando de acordo com o perfil de cada candidato. Ao utilizar os canais certos, os recrutadores encontram maior facilidade na seleção de novos talentos, mais alinhados com os cargos e com as exigências de cada cargo oferecido.

Portanto, analise os dados obtidos em seus recrutamentos, determinando o melhor lugar para fazer as divulgações, baseando-se no seu público-alvo e nos objetivos que quer atingir.

Use as informações na descrição do seu anúncio de vagas como uma primeira etapa de triagem. Sendo específico e assertivo nessa fase, você atrai candidatos com fit cultural e competências exigidas por sua empresa, desconsiderando os que não se encaixam a elas. Dessa forma, o tempo que os recrutadores levam na separação dos currículos é otimizado.

5. Use critérios de qualificação

É importante desenvolver critérios mais rigorosos para então direcionar o candidato para a entrevista. Isso otimiza o processo de entrevistas, tornando mais assertiva a busca pelo candidato ideal. Por isso, valorize cada etapa do processo de seleção, fazendo uma análise mais aprofundada entre uma fase e outra. Alinhe os perfis dos currículos com as exigências de cada cargo. Esse processo pode ser feito com o software JobConvo de forma simples e eficaz.

Solicite uma demonstração GRATUITA do software da JobConvo e veja o RH da sua empresa reduzir o tempo de fechamento da vaga. Clique aqui!

Lembre-se que é sempre necessário estar atento à demora no tempo de fechamento de vagas, pois pode acarretar em custos adicionais, como horas extras e a perda de produtividade.

6. Tenha um banco de dados organizado

Organize seu banco de dados, classificando e catalogando os candidatos e suas competências de acordo com as vagas e cargos disponíveis. Dessa forma, haverá uma administração otimizada dos talentos.

Essa estratégia ainda auxilia na pesquisa por avaliações anteriores, pretensões salariais dos candidatos e a ter potenciais colaboradores que suprirão as necessidades da sua empresa.

7. Utilize uma plataforma de Recrutamento e Seleção

Para ajudar no processo de recrutamento, podemos contar com algumas ferramentas que facilitam o fechamento de vagas. Um exemplo disso são softwares que possibilitam o desenvolvimento de bancos de currículos, sistemas de armazenamento de dados dos candidatos e checklists das fases de seleção.

Introduzir o uso desses softwares no fluxo de trabalho dos recrutadores contribui para resolver questões de maneira mais eficaz. Por isso, a tecnologia tem se tornado algo indispensável nos processos de recrutamento e seleção.

Com o software JobConvo, é possível gerir os processos seletivos de forma otimizada, auxiliando no processo de triagem e aplicação de testes online. Mantendo a grande parte das etapas em um só sistema, os gestores de recrutamento gastam menos tempo no processo de seleção.

O uso do software contribui para o SLA de vagas, auxiliando no processo de recrutamento, com agilidade, assertividade e qualidade.

Gostou deste artigo? Pensando em como ajudar a otimizar o tempo de fechamento de vagas da sua empresa, resolvemos oferecer uma planilha de tempo de contratação para você baixar e ter a liberdade de personalizar conforme for necessário.

Clique aqui e baixe agora a Planilha de Tempo de Contratação da Jobconvo. Até a próxima!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais