Testes para recrutamento e seleção: conheça os 10 melhores

Testes para recrutamento e seleção: conheça os 10 melhores

O processo de recrutamento e seleção é uma tarefa de grande importância e valor para o setor de RH. Por isso, ela exige atenção e profissionais devidamente capacitados para fazer a escolha dos melhores candidatos. Os testes para recrutamento e seleção são ferramentas que se tornaram fundamentais para auxiliar este processo.

Afinal, os candidatos escolhidos terão influência nos resultados e no desenvolvimento de talentos da organização. Para obter êxito, além de avaliar e comprovar as habilidades, também é preciso reconhecer se o profissional se adequa aos valores da empresa.

Os testes são capazes de contribuir para estes diversos fatores e trazem grandes benefícios a empresa. Continue acompanhando a leitura e conheça os melhores e mais eficazes testes de recrutamento e seleção. Confira!

Por que aplicar testes no recrutamento e seleção?

A seleção de novos colaboradores é um desafio para os gestores de RH. Isso porque normalmente eles precisam enfrentar e lidar com a taxa de turnover da empresa. O ideal é conseguir construir uma equipe eficaz, que ofereça resultados satisfatórios e esteja alinhada com a cultura e valores da organização. 

Esta junção da produtividade, eficácia e engajamento é o que toda empresa espera do RH. Por isso, os testes para recrutamento e seleção são essenciais e permitem que seja realizado um processo bem mais estruturado e com segurança.

Os testes são ótimas ferramentas que viabilizam a contratação de colaboradores em que a probabilidade de permanecerem na companhia por mais tempo é muito maior, além de serem aqueles que mais vão “vestir a camisa” da empresa.

Isto ocorre porque a escolha dos gestores é feita de forma mais assertiva, colaborando para a formação de uma equipe de sucesso e que trará resultados positivos para toda a organização.

Veja os 10 principais testes para recrutamento e seleção

Existem diversos testes para recrutamento e seleção que irão servir de grande auxílio a qualquer gestor de RH e vão proporcionar uma escolha mais assertiva. Separamos os 10 testes mais utilizados e eficientes para o processo de recrutamento e seleção. Confira:

1. Teste de habilidades básicas de escrita

É fundamental que todos dentro de uma organização tenham habilidades básicas de escrita, independente do cargo ocupado. Rotinas como envio de emails, escrita de pautas e relatórios são comuns em várias funções e precisam ser realizadas corretamente. 

Além dessa habilidade ser essencial para que não ocorra falhas de comunicação que podem gerar erros graves, principalmente em casos onde há contato direto com clientes.  

Aplicação

O candidato pode ser testado através de uma redação escrita. Por exemplo, o empregador pode pedir ao profissional que escreva um parágrafo relatando suas expectativas sobre a função da vaga disponível e sobre a empresa.

2. Testes de conhecimentos técnicos

Cada função dentro de uma organização pode exigir um conhecimento técnico específico. Mas para isso, confiar apenas em currículos não é a melhor solução. Por isso, os testes de conhecimentos técnicos avaliam se o candidato realmente possui conhecimentos sobre uma determinada função. Após sua realização, o gestor consegue perceber se o profissional está apto para assumir o cargo na empresa.

Aplicação

Após a triagem dos currículos, o gestor pode aplicar o teste de conhecimento através de uma plataforma digital e agilizar uma nova triagem através dos resultados. Por exemplo, em cargos que exigem fluência em inglês, é possível realizar um teste de proficiência no idioma. 

Neste caso, outro método é separar um momento na entrevista para ter uma conversa em inglês com o profissional e avaliar o seu nível de conhecimento.

3. Teste de perfil comportamental

O teste comportamental é de grande importância, pois tem influência no quão produtivo o profissional pode ser na sua função na empresa. É uma ferramenta que permite identificar as habilidades e tendências comportamentais de uma pessoa. 

Assim, é possível saber quais são os traços da personalidade e psicológicos do candidato, gerando um perfil comportamental e analisando se ele se encaixa no perfil e cultura da organização.

Aplicação

Para realizar este teste, o setor pode fazer o uso de softwares que facilitam o mapeamento dessas características e poderão dar uma análise mais exata sobre o profissional. Um dos mais utilizados é o teste Fit Cultural, que busca medir o alinhamento entre os valores e características do profissional com o da empresa.

4. Teste de QI

O teste de QI (quociente de inteligência) é um dos testes mais famosos no mundo corporativo. Ele é feito de questões de raciocínio lógico e mede o nível de inteligência dos candidatos através de situações onde é necessário usar a lógica com rapidez. Assim, é possível medir a habilidade para resolver problemas com agilidade.

É muito comum em vagas que necessitam de um profissional que entenda de códigos, cálculos, etc. A classificação é feita de acordo com os resultados, que geralmente são representados por um número.

Aplicação

É possível realizar os testes de forma online e através de sites confiáveis. Existem alguns tipos de testes de QI, mas os mais utilizados geralmente são aqueles que apresentam diversas figuras e o candidato precisa identificar qual a diferente entre elas.

5. Teste palográfico

Este é um teste simples e muito utilizado por psicólogos recrutadores. Ele avalia a personalidade do candidato e analisa pontos como: iniciativa, produtividade, agressividade e ritmo de trabalho. A análise é feita através da expressão gráfica e deve ser avaliada por um psicólogo. 

Aplicação

O candidato recebe um papel em branco e em seguida deve desenhar traços paralelos. A análise é feita de acordo com as características do desenho, por exemplo, a força do traço, se são irregulares, inclinados, espaçados, entre outras observações. Com isso, o tipo de traço pode revelar informações sobre a personalidade do profissional.

6. Teste de aptidões sociais

Este teste tem o objetivo de medir a capacidade do candidato de se relacionar com os demais colaboradores no dia a dia de trabalho. É muito utilizado para identificar se o profissional sabe trabalhar em equipe e se sabe lidar com possíveis problemas que podem ocorrer ao se relacionar com outras pessoas. 

É um teste fundamental, pois a empresa precisa de colaboradores equilibrados emocionalmente e capazes de não causar conflitos com recorrência, colaborando para o clima organizacional.

Aplicação

O gestor pode aplicar dinâmicas em grupo com simulações de um dia de trabalho usual. Na dinâmica são apresentados alguns obstáculos para poder avaliar como os candidatos reagem e como lidam com os demais da equipe. O recrutador também pode perguntar ao candidato como era o seu relacionamento com antigos gestores e colegas de equipe.

7. Teste de talento para apresentações

Diversas funções dentro da organização exigem que o profissional saiba realizar apresentações tanto para a empresa, quanto para clientes. Além de precisar participar de eventos, reuniões, etc. 

Por isso, este teste é essencial para avaliar a capacidade do candidato de falar e se desenvolver bem em público, inclusive em improvisos. Afinal, isto não é uma característica comum em todos os profissionais e é preciso saber fazer a escolha certa.

Aplicação

Realize atividades com recursos que podem fazer os candidatos exercerem a sua criatividade. Apresente algumas questões ou temas e peça que eles ofereçam soluções e respostas. Isto irá permitir que sejam avaliados através da segurança nas respostas, na habilidade de improvisar, etc.

8. Teste ADT (Inventário de Administração de Tempo)

Este teste avalia uma habilidade crucial: como o candidato administra seu tempo no trabalho. Este fator é de extrema importância, pois tem se tornado cada vez mais essencial a otimização do tempo na execução das tarefas do dia a dia das organizações. Isso irá contribuir para o alcance de objetivos com mais agilidade e eficácia.

Com este teste, é possível analisar algumas questões como:

  • Estabelecimento de prioridades;
  • Tempo desperdiçado pelo colaborador;
  • Planejamento para realizar as tarefas;
  • Tomada de decisões;
  • Autodisciplina.

Aplicação

O teste pode ser aplicado pelos gestores de RH ou por psicólogos. Ele consiste em um questionário de 96 perguntas objetivas sobre como o colaborador gerencia e utiliza seu tempo de trabalho. Além disso, é um teste rápido que dura em média apenas 20 minutos.

9. Teste QUATI 

O QUATI (questionário de avaliação tipológica) consiste na avaliação da personalidade de cada candidato. Ele é um dos testes que permite analisar como o colaborador pode reagir em seu dia a dia de trabalho.

É possível analisar alguns fatores como:

  • Atitude (extrovertido e introvertido);
  • Julgamento (pensamento e sentimento);
  • Percepção (sensação e intuição).

Aplicação

O teste é realizado com 6 situações hipotéticas e o candidato precisa escolher dentre 15 pares de afirmações aquelas que melhor se adequa a sua personalidade e comportamento. Após as respostas, é possível obter uma análise final baseada nas escolhas dos pares.

10. Teste de sintoma de stress

Em um mundo onde doenças como depressão e ansiedade tem crescido cada vez mais, este teste é de grande valor. O inventário de sintoma de stress avalia as condições psicológicas do candidato e como ele pode reagir a situações muito estressantes no ambiente de trabalho.

Colocar pessoas mais estressadas para uma função que fica muito exposta a situações de stress, pode fazer com que o profissional desenvolva doenças psicológicas e acabe afetando sua saúde. Além de não conseguir alcançar a performance esperada pela empresa, podendo afetar projetos, entregas, prazos, etc.

Aplicação

O teste pode ser aplicado através de perguntas com situações que ocorrem na realidade da empresa. O candidato deve responder em curto tempo, dando soluções e estratégias para o que foi relatado.

Quais são os benefícios dos testes para o processo de recrutamento e seleção?

Como já dito antes, os testes no processo de seleção são fundamentais e importantes para qualquer setor de recursos humanos. Afinal, eles trazem inúmeros benefícios. Confira alguns deles:

Diminuição do turnover

Os testes proporcionam uma seleção de profissionais que são mais adequados e que mais se identificam com o cargo ocupado. Naturalmente, ele permanece por mais tempo na empresa e a taxa de rotatividade diminui, trazendo bons resultados e métricas para a organização.

Aumento da produtividade

Com a seleção de profissionais certos para as funções ideais e com as habilidades necessárias, a produtividade dos resultados oferecidos pelos colaboradores aumenta e consequentemente traz melhores resultados e maior qualidade para os serviços oferecidos pela empresa.  

Maior engajamento dos colaboradores

Com a realização de testes que permitem avaliar a personalidade e comportamento dos candidatos, é possível selecionar os perfis ideais de profissionais e construir uma equipe saudável e com ótimas relações interpessoais. Isso irá melhorar o clima organizacional e melhorar o engajamento dos colaboradores.

Os benefícios da tecnologia nos testes de recrutamento e seleção

Um setor de RH que adere aos avanços da tecnologia está muitos passos a frente no mercado. O uso dos softwares tem facilitado as rotinas dos gestores e proporcionado ao RH inúmeros benefícios, inclusive de torná-lo um setor mais estratégico dentro da organização. Veja abaixo as vantagens que um software de R&S de qualidade pode trazer:

  • Assertividade na seleção com o uso da inteligência artificial, que permite listar os candidatos de acordo com o grau de afinidade para a vaga e para a empresa;
  • Otimização de tempo no processo de recrutamento com testes técnicos customizáveis aplicados de forma online, que permitem realizar a triagem em poucos cliques;
  • Identificação dos candidatos mais adequados com o teste Fit Cultural, que permite medir a afinidade de cultura entre candidato e empresa, evitando a escolha errada de profissionais;
  • Melhora no clima organizacional com o teste de personalidade, que avalia como o candidato se comportaria no dia a dia do ambiente de trabalho.

Além de outros diversos benefícios que um RH automatizado pode gerar em toda a organização. O software da JobConvo, por exemplo, proporciona a sua empresa todas essas vantagens, além de realizar outros processos de RH, como por exemplo os de admissão e desligamento.

Se você tem interesse em colocar o RH da sua empresa passos a frente dos demais concorrentes do mercado e quer experimentar todos esses benefícios, clique aqui para fazer uma demonstração GRATUITA do software JobConvo!

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais