Tipos de gestão: qual é o melhor? Conheça os 6 mais usados!

Tipos de gestão: qual é o melhor? Conheça os 6 mais usados!

A gestão de pessoas é uma parte de grande importância  para desenvolvimento e consolidação de qualquer organização. Saber liderar e gerir as atividades da melhor forma permite que o corpo organizacional sustente cada um de seus membros. Ou seja, a boa gestão move a organização, fazendo com que ela permaneça em constante funcionamento e evolução.

Cada tipo de gestão tem um objetivo específico e colhe resultados completamente distintos. A forma como o indivíduo escolhe conduzir a sua equipe impacta diretamente nos resultados e no comportamento da equipe.

O gestor tem o poder de motivar e desenvolver os colaboradores. Por isso, o tipo de gestão utilizada por ele é importante não apenas para a sua equipe, mas para o ambiente organizacional como um todo. A boa gestão permite que os colaboradores desenvolvam soft skills, além incentivá-los pessoal e profissionalmente.

Falaremos hoje, sobre os diferentes tipos de gestão.

Tipos de gestão: Conheça os 6 principais

Existem hoje, 6 tipos de gestão que são considerados como as principais formas de gerenciamento. Falaremos sobre todos eles agora. 

1.Gestão democrática

a gestão democrática é um modelo onde colaboradores podem contribuir com as tomadas de decisões. Esse é o modelo que fornece maior chance de engajamento de funcionários, porém, tende a ser perigosa. 

Caso não haja consenso, esse tipo de gestão pode gerar atritos dentro da equipe e atrasar progressos da empresa como um todo. Profissionais que não possuem habilidade de comunicação, não devem aplicar a gestão democrática. 

2. Gestão Meritocrática

Esse modelo é baseado na meritocracia. Os gestores escolhem como foco principal, os colaboradores com maior performance e desempenho. 

O ponto positivo desse modelo é que toda equipe pode se tornar mais engajada, uma vez que sabem que o reconhecimento depende apenas do próprio desempenho. Já o ponto negativo, é que esse modelo pode criar um ambiente competitivo, podendo afetar as relações dentro da equipe, uma vez que nem todos sabem lidar com competição no ambiente de trabalho.

3.Gestão com foco nos resultados

Nesse tipo de gestão, o que importa é o resultado final. Não há nenhum tipo de base em fórmulas e a maneira adotada para alcançar as metas fica em segundo plano. 

O foco em resultados é ideal para empresas que necessitam de soluções rápidas, uma vez que o foco são as metas e não planejamentos de longo prazo.

4. Gestão com foco em processos

Esse tipo de gestão tem como foco metodologias e processos, buscando sempre a perfeição e aprimoramento de execuções. O lado positivo desse modelo é que os resultados são mais duradouros. 

5.Gestão autoritária

Esse é o tipo de gestão mais contraditório existente no mercado, uma vez que a figura central do processo é o gestor. Esse modelo tem lados positivos e negativos. 

O lado negativo é que a equipe quase não tem voz, e o gestor é o responsável por tomar todas as decisões. No entanto, o lado positivo, é visto por profissionais que enxergam nesse modelo que o gestor ao ser autoritário, blinda a equipe, dando respaldo a todos. 

Esse tipo de gestão precisa ser baseada em diálogo e carisma, para que todos aceitem opiniões e decisões do gestor. 

6.Gestão por cadeia de valor

Esse tipo de gestão exige pesquisa de mercado e necessidade assertiva de atendimento às necessidades do cliente. Nesse caso, a empresa possui profissionais adequados para compreender e construir estratégias com base nas expectativas do cliente.

Dessa forma, o gestor tem como meta organizar a equipe para executar tarefas baseadas no que o cliente quer e no que de lhe agradar.

Como escolher entre os tipos de gestão?

Ter diferentes tipos de modelo de gestão à disposição, não significa que é necessário escolher apenas um deles. Ser flexível é um dos maiores segredos de qualquer festão. 

Embora empresas prefiram optar por algum modelo, dificilmente elas conseguem seguir sempre o mesmo padrão. Além do mais, isso pode ser um erro, uma vez que o ideal é escolher o melhor modelo diante da situação que a empresa está atuando. 

Antes de escolher qualquer modelo de gestão, é preciso analisar a realidade da empresa e fazer o seguinte questionamento:  O que a empresa precisa agora? Isso diminui as chances de erro.

Diretrizes dos tipos de gestão empresarial 

Todos os diferentes tipos de gestão começam com a escolha do foco. Existem hoje duas diretrizes distintas com relação a isso: Foco nos processo e nos resultados. Vamos falar agora sobre cada um deles:

Foco em processos

A gestão com foco nos métodos e procedimentos é um modelos baseado em processos, buscando sempre a perfeição e o aprimoramento das execuções. Por este motivo os resultados tendem a ser mais duradouros. Para isso, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento da equipe precisam ser muito habilidosos e devem ficar atentos a todos os detalhes. 

A gestão com foco em processos, tem como como foco principal desenvolver metodologias para a execução de tarefas. Com isso, a equipe passa a buscar executar práticas de melhoria constante, reiniciando o ciclo e aprimorando as técnicas.

Foco em resultados

A gestão com foco no resultado visa apenas a consequência das ações, sem estruturações duradouras. Ou seja, o resultado é o que realmente importa. Com a finalidade de focar nos resultados, o gestor e a equipe não se baseia em fórmulas, com isso, a maneira adotada para alcançar as metas fica em segundo lugar.

A gestão com foco em resultados é ideal para empresas que precisam de soluções rápidas. Com a busca do aqui e agora, o que realmente importa é atingir as metas, sem levar em consideração os meios, mas sempre mantendo a ética.

Para empresas que passam por momentos de dificuldade, esse tipo de gestão pode ajudá-las a se reerguer, obtendo resultados rapidamente. Para isso, é importante que gestor e equipe trabalhem juntos.

Defina o melhor tipo de gestão para sua empresa

Como mencionado, é importante ressaltar que dentre todos os modelos de gestão, não há aquele que é ideal, mas sim o que é mais conveniente e necessário para sua empresa naquele momento. Sendo assim, os gestores precisam estar sempre atentos e com um olhar estratégico sobre o trabalho que a empresa está executando.

Os diferentes tipos de gestão têm efeitos positivos e negativos, sendo assim, é importante avaliá-los com cautela e critérios, para definir qual é o melhor para que sua empresa continue a evoluir.

 

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais