Enviar CVs por foto: agora é possível graças à Inteligência Artificial

A transformação dos processos seletivos

Os processos seletivos online estão cada vez mais comuns. O envio do currículo pelo linkedin ou em pdf no portal de emprego já fazem parte da rotina da maioria das pessoas que procuram emprego. 

O que os recrutadores não podem esquecer é que no Brasil ainda há o costume de imprimir o currículo e entregar nos locais desejados para trabalho. Esse é um método ultrapassado mas que ainda é feito em grande parte, principalmente em fábricas, lojas. 

Pensando nesse comportamento, a JobConvo atualizou o seu sistema com a Inteligência Artificial para ler as fotos de currículos e exportar as informações. Ou seja, o indivíduo que for se inscrever para uma vaga pode tirar uma foto do currículo ao invés de enviar o arquivo em pdf ou doc. O mesmo vale para os recrutadores que receberem os currículos em mãos. Seu tempo será otimizado 

Entendendo a tecnologia

Os novos sistemas computacionais estão avançando cada vez mais com o sistema de leitura inteligente de documentos onde é possível identificar, analisar e extrair as informações de documentos de forma automática por foto ou documentos digitais. 

A Automação de documentos é feito por duas tecnologias. A principal é OCR, do inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão ou impressos. 

A segunda tecnologia envolvida é chamada de Processamento de Linguagem Natural, que  é responsável por processar o texto.

O funcionamento da inteligência artificial com os currículos enviados fisicamente ou em foto

Na entrega de currículos,  processos IA funcionam identificando, extraindo e interpretando os dados reconhecidos. Por meio dessa tecnologia, torna-se possível aos softwares de recrutamento e seleção de organizar os currículos e organizar os perfis de candidatos em seu software de gestão de processos seletivos de maneira mais rápida e eficiente. 

O gerenciamento dos currículos físicos ganha mais valor com a inteligência artificial. O software com essa tecnologia acaba organizando, identificando as palavras-chaves e ranqueando os perfis da mesma maneira dos CVs enviados em formato doc ou pdf. 

Vantagens de utilizar IA na triagem de CVs 

É muito comum as empresas receberem milhares de currículos e não terem tempo ou mão-de-obra para analisar todos.  Ao possuir um software de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial, o processo fica otimizado e organizado.

Os currículos podem ser enviados pelo portal de vagas da empresa em formato de PDF, doc ou em foto. Os currículos que são entregues fisicamente podem ser importados em modo de foto pelos recrutadores também. A inteligência artificial extrai as informações e organiza os candidatos de acordo com o maior nível de “match” com os requisitos da vaga. 

Com o uso dessas tecnologias, os profissionais de recursos humanos acabam poupando o trabalho manual de olhar currículo por currículo, que muitas vezes, não encaixam com os requisitos da vaga e focam na parte importante de achar candidatos qualificados e continuar com o processo seletivo de maneira mais eficiente. 

JobConvo e Inteligência Artificial para currículos e admissão digital

O uso da tecnologia da IA para a extração de informações em documentos é utilizada no envio de CVs e na admissão digital pelo software da JobConvo. Acreditamos que são peças fundamentais para otimizar, agilizar e encontrar os talentos certos para as empresas. 

Quer saber mais como fazemos isso tudo? Dê uma olhada no nosso site e entre em contato conosco!