Trabalho home office: como funciona? Tudo o que você precisa saber!

5 (100%) 2 votes

Com o passar dos anos as empresas foram se modificando e ampliaram o seu jeito de fazer negócio. Com a globalização e a automatização de processos as organizações se expandiram e transformaram o seu quadro de funcionários. Não apenas colaboradores que frequentam o escritório todos os dias, as empresas passaram por buscar talentos que se destaquem em qualquer lugar.

O home office, tradução literal, escritório em casa,  passou a ser comum para as empresas, mas também foi um meio de diversas pessoas conseguirem se superar diante da crise. Não apenas pessoas contratadas, com salário, ou donos de empresas, essa modalidade de trabalho fez com que surgissem freelancer de inúmeros segmentos.

Trabalhar no conforto de casa é o sonho de muitas pessoas, mas nem todas conseguem ter a disciplina necessária. Uma forma simples, dinâmica e eficaz de trabalho, o home office pode ser completamente benéfico para o indivíduo e a empresa, ou pode causar muitos problemas.

 

O que é o trabalho home office?

A funções home office, ou seja o escritório em casa, é uma forma de trabalho que permite que o indivíduo trabalhe diretamente de sua casa. O home office pode ser exercido em três modalidades diferentes:

1- Teletrabalho: quando o indivíduo é funcionário de uma empresa e exerce as suas funções home office;

2- Freelancer: quando o indivíduo trabalha por projetos avulsos (ex.: trabalho home office de digitação);

3- Home based: quando o empresário tem a sede da sua empresa em sua residência.

Mas, seja qual for a modalidade do trabalho home office, todos precisam dos mesmos recursos e comportamento.

Como funciona o home office?

O trabalho em casa funciona da mesma forma que o trabalho no escritório. Mas com algumas particularidades. Pois, por mais que haja disciplina e cumprimeno de atividades como em um trabalho comum, no home office o conforto e liberdade são maiores.

Estudos indicam o aumento da produtividade quando o indivíduo trabalha de casa. Porém, caso a pessoa não tenha um perfil específico para isso, pode ocorrer exatamente o contrário. Para trabalhar em casa é necessário ter disciplina, pois é necessário organização para cumprir regras, prazos e produção.

Trabalho home office: Como funciona reforma trabalhista?

As leis que respaldam os trabalhadores remotos foram alteradas com a reforma trabalhista. Algumas especificações apresentadas anteriormente foram alteradas de forma que a legislação pudesse estabelecer regras para as empresas contratarem colaboradores home office.

Trabalho home office: legislação

Muitas empresas acabam contratando colaboradores para exercer funções home office, mas não obedecem algumas especificações estabelecidas por lei. Com a reforma trabalhista alguns artigos da CLT foram alterados. Entenda como a lei funciona para o trabalho remoto:

  • Limite de jornada: a nova lei alterou o artigo 62 da CLT. Com isso, o limite de jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais não abrange os trabalhadores remotos, ou seja, os empregado ficam dispensados do controle de jornada;
  • Reembolso de custos do trabalhador: no ato de formalização do contrato, o trabalhador deve especificar todos os custos mensais e entrar em acordo com o patrão para reembolso. Com isso, os custos efetivos pagos pelo trabalhador, como água e luz, podem entrar no acordo, mas não há obrigatoriedade de reembolso. Já os gastos adicionais necessários à realização dos serviços, devem ser, obrigatoriamente, pagos pela empresa;
  • Equipamentos de trabalho: com base na nova lei o empregado pode pedir reembolso pelas despesas dos equipamentos e infraestrutura necessários à prestação dos serviços remotos. Com isso, o empregador deve dar condições de trabalho ao empregado para desempenhar suas funções em sua residência, disponibilizando todos os equipamentos necessários.

Home office: vantagens e desvantagens

Trabalhar em casa pode parecer um sonho. Muitos acreditam que há apenas pontos positivos no trabalho remoto. Porém, assim como as inúmeras vantagens, existem desvantagem nesse módulo de trabalho. Veja:

Vantagens do home office

Quem nunca sonhou em acordar mais tarde para ir trabalhar, não precisar enfrentar o trânsito, ou então trabalhar sem vestimentas formais, não é mesmo? O home office possibilita uma qualidade de vida melhor para o indivíduo. O conforto e sensação de menor esforço para exercer as funções do trabalho diário, são algumas das vantagens que somente o trabalho remoto oferece. Além disso, é possível enumerar alguns benefícios como:

  • Flexibilidade;
  • Conforto;
  • Qualidade de vida;
  • Comodidade;
  • Economia;
  • Independência;
  • Liberdade;
  • Alimentação mais saudável;
  • Redução do estresse.

Essas vantagens são maravilhosas, mas o trabalho remoto também tem seus pontos negativos.

Desvantagens do home office

O trabalho home office exige que o colaborador disponha de muito equilíbrio e disciplina. Além disso, é necessário ter um ambiente confortável e reservado para que ele possa exercer as suas funções. Apesar das vantagens evidentes que o trabalho em casa oferece, o isolamento que ele proporciona pode acabar sendo prejudicial ao indivíduo. Além disso, é possível enumerar alguns malefícios como

  • Excesso de carga de trabalho;
  • Tendência de isolamento social;
  • Indefinição de horário de trabalho;
  • Perda da privacidade pessoal;
  • Dificuldade de controlar o desempenho no dia;
  • Distrações;
  • Falta de equipamentos adequados;
  • Risco de vazamento de informações sigilosas;
  • Falta de contato e interação com outras pessoas.

Algumas das desvantagens são completamente controláveis. Por isso, o indivíduo precisa testar e verificar se é possível desenvolver atividades home office com eficácia.

Home office: como trabalhar?

Para alguns o trabalho home office é algo simples, mas para outros pode ser completamente difícil. A personalidade do indivíduo, seus valores e princípios, acabam sendo cruciais para que ele tenha êxito nessa modalidade de trabalho. Para entender melhor, veja algumas das diretrizes necessárias para o trabalho remoto:

1- Tenha um espaço reservado

Um dos itens mais importantes do trabalho home office é o espaço. É importante ter um escritório reservado para exercer as funções, pois o desenvolvimento do trabalho depende diretamente disso. O espaço reservado garante que não haja interrupções de familiares e amigos durante o expediente de trabalho e evita distrações diversas.

2- Mantenha a disciplina

Ter disciplina é o principal requisito para se enquadrar no trabalho home office. Saber controlar o horário de trabalho e o tempo de execução do mesmo. Ter responsabilidade para exercer as suas funções e trabalhar em prol da empresa, são itens de extrema necessidade.

Para que o trabalho home office possa funcionar, não apenas um local reservado, é necessário que o colaborador saiba montar uma rotina de trabalho e mantenha a disciplina em sua execução.

3- Conheça seus próprios limites

Entender os limites e saber como e em quais condições consegue exercer o seu trabalho da melhor forma é essencial para que o trabalho home office funcione. Por isso, é importante montar uma rotina, saber os horários em que é mais produtivo, entender a forma como consegue executar melhor as funções e separar a vida pessoal do trabalho. Pois, mesmo estando em casa, é necessário compreender e separar os horários de lazer e de trabalho.

4- Mantenha a organização

A organização é outro ponto importante. Ela acaba sendo benéfica tanto para a execução do trabalho, quando para o controle do tempo. Muitas pessoas acabam mergulhando no trabalho e sofrem com um excesso de carga diária desnecessária. Por isso, montar uma rotina e se organizar para a execução das tarefas é extremamente importante para o trabalho home office.

Agora que você já sabe como funciona o trabalho home office, pode analisar e medir se consegue trabalhar dessa forma!