Treinamento motivacional: o que é e como ele pode ajudar a equipe?

5 (100%) 1 vote

Em uma organização a motivação dos colaboradores é um item muito importante. Mas muitas vezes os líderes não conseguem identificar a essência e motivo que desencadeia esse sentimento. Por isso, muitas empresas buscam por temas de treinamento motivacional, mas não entendem o significado de treinamento motivacional.

Antes de procurar por consultoria de treinamento motivacional e dinâmicas, o empreendedor precisa compreender o que é motivação. A motivação é uma condição que influencia a direção do comportamento, ou seja, ela é a orientação para um objetivo, o impulso que leva a ação. E, por isso, é tão necessário que o colaborador esteja motivado.

Mesmo que a empresa desenvolva treinamento motivacional em slide cheio de promessas, são os eventos em que o indivíduo é inserido, que causam o estado de motivação, ou seja, são os incentivos que os motivam.

O que é o treinamento motivacional?

O processo de treinamento motivacional é um dos maiores responsáveis pela conduta organizacional. O treinamento motivacional tem como base pilares e metas futuras. Para que ele seja eficaz, deve ter foco no desenvolvimento dos profissionais e promoção do engajamento na companhia.

O principal benefício, intenção do treinamento, é manter as pessoas motivadas.  Desse modo, como resultado, a empresa consegue despertar o estímulo, crescimento de potencial e aumento da produtividade na organização.

Não apenas treinamento desenvolvido pelos líderes, existem alguns software, e outros diversos aplicativos que foram desenvolvidos para auxiliar no processo, e ajudar as empresas a manter os colaboradores engajados.

Treinamento motivacional: conceito

A escolha do treinamento motivacional é a saída que as empresas encontraram para alcançar as melhorias no ambiente de trabalho. Por meio deles, as organizações buscam estimular o crescimento e desenvolvimento do potencial humano. Com isso, elas visam atingir a melhoria de todo o rendimento da equipe.

Para que serve o treinamento motivacional?

Entender o que é motivação faz com que consigamos compreender para que serve o treinamento motivacional. Um dos principais elementos para o desenvolvimento de um trabalho eficaz, a motivação é essencial para o sucesso organizacional.

Diferentemente do que muitos acreditam, a motivação não está completamente na mão da empresa, ela precisa partir, em partes, do próprio colaborador. A motivação pode ser influenciada pelo ambiente interno e externo. Além disso, sentimentos e necessidades básicas do ser humano também impactam em seu estado motivacional.

O treinamento motivacional ajuda a empresa a ligar os mecanismos que acionam a motivação do colaborador. Com isso, o indivíduo passa a ter uma ligação motivacional com a empresa, e passa a se sentir motivado simplesmente por estar contribuindo para os fins organizacionais. Além de saber que o seu esforço impacta para o seu próprio bem, alcance de metas pessoais e crescimento organizacional.

Como desenvolver um treinamento motivacional?

O desenvolvimento do treinamento organizacional passa por algumas etapas. Para obter êxito é necessário programá-lo da forma correta, mantendo uma estrutura concisa. O treinamento organizacional precisa de alguns pilares fundamentais para ser executado. São eles:

Definição do público-alvo

A definição da área da empresa que demanda mais treinamentos é o primeiro passo para a elaboração do treinamento organizacional. Para isso, basta separar as áreas de atuação por treinamento. Essa segmentação ajuda a ter as pessoas certas nos grupos de treino.  

Elaboração do cronograma

Para organizar as equipes que receberão os treinamentos é importante estabelecer alguns cronogramas. Com isso, é possível estabelecer estratégias e objetivos atrelados ao público-alvo.

Estabelecimento de metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos para cada treinamento é importante para conseguir mensurar os resultados do mesmo. Com isso, é possível medir os impactos do treinamento motivacional em cada colaborador e na empresa como um todo.

Definição da metodologia

A definição da metodologia a ser utilizada é um dos passos mais importantes, pois ele é primordial para o sucesso do treinamento. O treinamento pode ser presencial ou a distância. Além disso podem ser realizadas palestras ou dinâmicas de grupo

Definição do tempo de duração do treinamento

Definida a metodologia, é a hora de definir a duração do treinamento. Sua periodicidade, além das técnicas a serem utilizadas são primordiais. Nesse passo todos os detalhes devem ser vistos e avaliados, pois isso define se os colaboradores ficarão motivados.

Definição de local e organização do ambiente

Nessa etapa são definidas a carga horária, local e a decoração e preparação do ambiente. Além disso, é importante organizar o coffee break, materiais didáticos necessários e possíveis brindes.

Agora é só organizar o treinamento e motivar a sua equipe!