Propaganda

Vantagens da admissão digital: quais são e como aderir? Veja!

Vantagens da admissão digital: quais são e como aderir? Veja!
Propaganda

O processo de contratação de um novo colaborador na empresa demanda uma grande quantidade de tempo, além de envolver diversas questões burocráticas. Por isso, são inúmeras as vantagens da admissão digital para o setor de RH.

Afinal, que empresa não deseja agilidade e mais tempo de produtividade em suas rotinas de trabalho? Tornar este processo digital irá trazer um grande avanço para qualquer organização. 

Mas, quais são essas vantagens e como funciona a automação deste processo? Tiramos todas as suas dúvidas neste artigo, confira!

O que é admissão digital?

A admissão digital é quando há a automação dos procedimentos que envolvem a contratação de um novo funcionário. A comunicação com o colaborador é feita de forma remota, assim como a entrega de documentos e a troca de informações importantes. Com inúmeros benefícios, a automação deste processo gera uma melhor experiência tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

Como funciona o processo de admissão digital?

O processo de admissão digital é realizado através de plataformas e softwares que possibilitam a automação de cada etapa e proporcionam um meio seguro para a comunicação entre a empresa e o colaborador. 

Primeiro é preciso fazer a escolha do software para dar início a todo o processo. Assim, é possível dar continuidade aos próximos passos. Confira:

1. Envio de informações e documentação

Após o recrutamento e seleção, a empresa encaminha ao candidato escolhido todas as informações sobre a vaga e suas funções. Em seguida, o RH faz o requerimento dos dados e da documentação necessária. Assim, o profissional pode fazer o envio até pelo próprio celular, sem precisar de deslocamentos.

2. Análise da documentação 

Nesta etapa, o RH pode analisar se toda a documentação está de acordo com as obrigações legais. Ao juntar todos os dados em um só lugar, torna-se mais fácil o controle do processo. Além de poder se comunicar com o colaborador caso haja algum documento errado ou em falta.

3. Finalização do processo

Após a análise dos dados, o processo é finalizado, os dados validados e as informações sobre o novo contratado são encaminhadas ao DP para incluí-lo na folha de pagamento. Isso é feito de forma rápida e eficiente através do mesmo sistema, facilitando todo o processo. 

Em seguida, basta apenas que o colaborador leve a sua CTPS no primeiro dia de trabalho para que a empresa realize as assinaturas necessárias e então ele está legalmente admitido. Assim, está apto para dar continuidade a sua integração no novo trabalho.

Por que automatizar o processo de admissão?

O processo de admissão online precisa estar entre as prioridades de inovação de qualquer setor de RH. Adquirir esta tendência irá trazer inúmeros benefícios a empresa, além de elevar seu nível com os avanços tecnológicos.

É um investimento que agregará valor em todas as áreas da companhia. Afinal, o processo feito digitalmente facilita a contratação, as questões burocráticas e a comunicação com os candidatos. Assim, o RH pode gerar experiências positivas aos novos contratados.

É uma das partes essenciais para o conceito de smart RH que tem ganhado espaço nas empresas de todo o mundo, visando um setor mais produtivo e estratégico. 

Admissão tradicional X Admissão digital

Ainda está em dúvida se automatizar o processo de admissão vale a pena? Confira as diferenças:

Admissão tradicional

Processo longo e nada prático. É um trabalho manual, repetitivo, burocrático, e exige cuidados para não haver erros graves. Assim, o RH acaba perdendo seu foco estratégico na empresa. Também é preciso ter uma grande estrutura para toda a papelada e anexos necessários. 

Admissão digital 

Este processo surgiu para trazer avanço as empresas e elevar o RH a um nível de excelência. É mais ágil, funcional e gera uma melhor experiência para ambos os lados. Além de ser eficiente e trazer inúmeras vantagens.

Vantagens da admissão digital

Ficou interessado em saber quais são as vantagens da admissão digital? Confira a seguir as principais:

Diminuição da papelada

A primeira vantagem é a diminuição da papelada no escritório, tornando o lugar mais organizado e evitando erros por conta do excesso de documentos físicos. E mais, a empresa gasta menos com a demanda de papéis e se torna mais sustentável.

Mas lembre-se, não é possível eliminar todos os documentos que a organização precisa armazenar fisicamente. Fique atento aos que precisam ter cópias impressas.

Agilidade e aumento de produtividade

Alterações, preenchimento de formulários, entrega de documentos e outras atividades necessárias são realizadas online. O processo se torna ágil e menos trabalhoso que um processo tradicional, gerando mais produtividade. Dessa forma, é possível investir em um RH mais estratégico. 

Facilidade na gestão dos documentos

Com a digitalização dos documentos, não é preciso mais gastar horas para procurar papéis em pastas. Agora é possível encontrar qualquer documento com apenas alguns cliques. Basta utilizar o software e a procura pode ser feita com rapidez e eficiência. 

Também melhora o controle geral de todas as informações e facilita a comunicação com os outros setores, sendo possível passar dados com rapidez e segurança.

Redução de erros

O processo de admissão é longo e possui muita burocracia. Com um software, é possível reduzir os erros de questões trabalhistas e garantir que a empresa esteja amparada legalmente. 

Segurança 

Ao utilizar um software de gestão de RH, você mantém os dados dos colaboradores armazenados de forma segura. Apenas os responsáveis podem ter acesso, garantindo a confidencialidade e segurança.

Inovação

O processo de admissão digital traz inovação e avanço para a empresa. O uso da tecnologia coloca o RH muitos passos a frente e torna única a experiência do colaborador, contribuindo para o seu engajamento na organização e gerando impressões positivas sobre a companhia.

Software de admissão digital

Para obter sucesso na admissão digital, é preciso contar com um software de qualidade. A JobConvo é líder em gestão para processos de recrutamento e seleção e permite que as diversas etapas, desde o recrutamento até a admissão digital, sejam centralizadas em um único lugar. 

O software JobConvo garante que todo o processo seja realizado de forma segura e eficiente. Confira algumas de suas funções:

  • Personalizar e automatizar as etapas dos processos;
  • Aplicar testes técnicos;
  • Fazer o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analisar as vídeo entrevistas;
  • Compartilhar os finalistas com gestores.

Se interessou e quer saber como funciona na prática um software de admissão digital? A JobConvo oferece uma demonstração GRATUITA de 14 dias. Clique aqui para saber mais!

Propaganda

Sobre o autor

JobConvo

A JobConvo foi desenvolvida para crescer com a sua empresa – fornecendo os recursos e a flexibilidade de que você precisa em cada estágio. Se a sua empresa possui 1 ou 10.000 funcionários, pode contar conosco. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção e admissão digital, onde você pode gerir todo o processo com um sistema com inteligência artificial.

Idiomas

Sobre a JobConvo

Plataforma Líder em Gestão para Processos de Recrutamento e Seleção

  • Crie requisições;
  • Personalize e automatize as etapas dos processos;
  • Compartilhe as vagas em diversos canais;
  • Aplique testes técnicos;
  • Faça o Fit Cultural e a tendência de comportamento dos candidatos;
  • Analise as vídeo entrevistas;
  • Compartilhe os finalistas com gestores;
  • Analise os relatórios;
  • Faça a admissão digital.

Saiba mais